Na maioria das pessoas podemos encontrar a ideia de que a fidelidade conjugal consiste em não ter uma relação afetiva com outra pessoa, mas poucos sabem que a verdadeira fidelidade no casal vai além disso. Fidelidade é reservar-se e doar-se completa e incondicionalmente à pessoa amada . José Ortega Y Gasset disse que “A lealdade é o caminho mais curto entre dois corações”.
A fidelidade é a virtude de cumprir uma promessa. O termo vem do latim fidelitas e também se refere à precisão ou pontualidade na execução de uma ação. Embora a fidelidade não seja algo específico e exclusivo do relacionamento de um casal (também se pode ser fiel na amizade, no dever, nos ideais, etc.), é neste contexto que ela deve ocorrer de forma muito peculiar e especial.
Muitas pessoas pensam que a fidelidade se limita ao aspecto sexual Diante disso, Fernando Savater esclarece que “ fidelidade é ter fé, ser fiel a alguém, mas num sentido mais amplo: ser fiel ao seu afeto, aos seus gostos, ao fazer as coisas”. coisas por carinho, por interesse em vê-la viver melhor, mas não exclusivamente no campo sexual.”
Quando nos casamos, fazemos uma série de promessas ao nosso parceiro. Ser fiel, além de não trair o parceiro com outra pessoa, significa cumprir cada uma das promessas que fizemos. Fidelidade significa seguir um projeto de vida comum que se estabelece a partir do ato da promessa.
De tal forma que não basta não trair, não basta durar na relação, “ser fiel não significa apenas manter uma relação ao longo do tempo, pois não é só uma questão de tempo mas de qualidade . O decisivo na fidelidade não é garantir que um amor dure indefinidamente, mas sim que seja autêntico”.
A Importância da Fidelidade nos Relacionamentos
É importante ressaltar que a fidelidade aos outros vem em grande parte da fidelidade que temos a nós mesmos. Na medida em que não nos traímos e nos defraudamos, na medida em que trabalhamos para ser pessoas íntegras, íntegras e transparentes, é nessa medida que teremos preparado o terreno para sermos fiéis aos outros. Devemos sempre buscar ser a melhor versão de nós mesmos, o amor verdadeiro exige isso de nós.
Para sermos fiéis é necessário que desenvolvamos diversas virtudes em nós mesmos e vivamos no dia a dia a decisão que tomamos de escolher exclusivamente o nosso parceiro. Certa ocasião, ouvi uma pessoa dizer que estava sendo infiel durante o namoro para ser fiel no casamento. Agindo sob essa lógica a única coisa que ele conseguia sem perceber era colocar tudo o que era necessário… mas também ser infiel no casamento. A fidelidade não acontece automaticamente quando você se casa, é algo que deve ser praticado ao longo da vida.
O escritor e poeta francês Georges Duhamel disse “Nunca traí minha esposa. Não é nenhum mérito: eu a amo.” A fidelidade é expressão de amor, mas de um amor verdadeiro e maduro. Se eu realmente amo meu parceiro e reconheço o valor do nosso relacionamento conjugal, dificilmente serei infiel em meu relacionamento . Pode parecer redundante, mas para evitar a infidelidade a melhor solução é amar.