Festa de Corpus Christi

eucaristia e corpus christis
Material para catequese
Material para catequese

Texto iluminador. A seguir, Ele tomou o pão e, depois de ter dado graças, partiu-o e lhes deu, dizendo: “Isto é meu corpo dado por vós. Fazei isto em memória de mim”. (Lc22,19-20) ;(22,14-20).

Ao povo da Antiga aliança, Deus alimentou, no deserto, com Maná, ao da nova e definitiva (aliança), Ele nutre com a Eucaristia. Jesus educou seu povo, com a palavra, nutriu-o com a multiplicação dos pães e peixes (Lc9,13), para alimentá-lo, definitivamente, com a Eucaristia, para e tê-lo sempre consigo, na casa do Pai.

Na quinta-feira Santa, Jesus apresentou seu testamento: o mandamento do amor, a Eucaristia e o Sacerdócio. A Eucaristia é a fonte, Cume e o ápice, da vivência cristã: (P.O.1151, Concílio Vat.II), o amor é condição sine-qua-non, a Eucaristia, o centro da comunidade e o Sacerdócio instituído para a realização da Eucaristia, para a qual, aliás, se dirigem todos os demais sacramentos.

Quem diz aceitar a Palavra de Deus, contida na Escritura como normativa da vida e não admite a Eucaristia, não entendeu Jesus Cristo ou é mesmo infiel, quando não ateu. Verdadeiramente a Eucaristia alimenta a vida cristã, realiza o aprofundamento da experiência de Deus e forma o exército invicto dos mártires: glória da igreja. Por isso, amado, louvado e adorado seja o santíssimo sacramento do altar.

+ Dom Carmo João Rhoden – SCJ

Bispo Emérito de Taubaté –SP

Presidente da Pró Saúde.