A pergunta que os judeus fazem a Jesus parece nascer do extremo do cinismo. Eles não querem acreditar em Jesus e procuram desculpas para acusá-Lo em vez de buscarem a verdade para acreditar Nele.
A resposta de Jesus refere-os às suas obras, a tudo o que Ele fez e disse diante deles e de todo o povo. Quais são seus trabalhos? Não se trata apenas de alimentar, mas de fazer com que as pessoas comam com dignidade; Não é apenas defender uma mulher dos acusadores, mas fazê-la levantar-se e recuperar-se; Não é apenas devolver a vista a um cego, mas ensinar-lhe o caminho da luz… são muitas as obras de Jesus e todas visam dar plenitude de vida e dignidade às pessoas.
Hoje o testemunho que damos aos seus discípulos deve ser o mesmo: não só em palavras, não em ajuda externa, não em gestos de piedade pelos mais fracos, mas numa verdadeira transformação do nosso mundo e das suas estruturas. A razão e o propósito das obras de Jesus são expressos neste mesmo texto: porque “o Pai e eu somos um ” . É a razão última de todas as ações de Jesus e deveria ser a razão para todos nós, cristãos, agirmos: porque temos um só Pai, porque estamos unidos a Jesus, nosso irmão, porque somos guiados pelo mesmo Espírito. As outras razões, humanitárias ou sociais, também são muito válidas e nos juntamos a todos aqueles que lutam para que todos os homens vivam como irmãos, mas a nossa verdadeira força está no amor que Deus nosso Pai tem por nós, e esta é a razão que mantém e dá vida às nossas ações.
Procuramos a vida eterna, o que não significa de forma alguma esquecer o presente, mas significa entrar desde agora no mistério do amor do Pai, que nos transforma e nos une a Jesus. As obras de Jesus nunca foram alienantes nem ignoraram a dor presente nos pobres, pelo contrário, ele anunciou e tornou presente aqui e agora o Reino de Deus . Quais são as obras que testificam de que somos discípulos?