Conhecer os períodos sensíveis em que se encontram os filhos facilita a formação, pois embora o ser humano, graças à nossa vontade, possa colocá-los em movimento quando já não temos a idade adequada, aproveitar o seu tempo natural evitará que tenhamos que desenvolver uma força de vontade muito maior. Por exemplo, os períodos sensíveis para adquirir uma língua são entre 1 e 4 anos, onde é aprendida facilmente, no entanto, todos nós temos a nossa própria experiência ou próxima de como é caro e difícil aprender uma língua com mais de 20 anos de idade. , e além disso não conseguir falar perfeitamente. O alcance é alcançado, mas o aprendizado será mais completo e menos custoso, desde que realizado dentro do seu tempo natural.
Isso é o que quero dizer com períodos sensíveis.
A idade de ouro da aprendizagem das crianças geralmente termina antes dos 12 anos, já que 80% dos períodos sensíveis ocorrem nessa época. Se dedicarmos tempo à criação dos filhos até essa idade, evitaremos a maioria dos problemas que surgem na adolescência.
Vamos falar brevemente sobre cada um deles:
O estudo: estão vivenciando períodos delicados como a vontade de aprender e a tendência à curiosidade. Eles são apaixonados por conhecer coisas novas, então quando um filho não estuda é preciso pensar que há um problema e a única maneira de ela se recuperar é descobrindo-o o mais rápido possível. Poderíamos estar falando de problemas familiares, pequenos fracassos escolares que a bloquearam, ter sido rejeitada pelos amigos, não se considerar amada pelos professores, etc. Como os períodos sensíveis trabalham a nosso favor, geralmente com amor, motivações positivas e paciência o problema pode ser corrigido.
Generosidade e serviço aos outros: Além do seu exemplo, você deve proporcionar-lhes diferentes oportunidades de se doarem aos outros. Por exemplo: Ajudar em casa, cuidar de um irmão, emprestar coisas para amigos, receber o peso da sobremesa, distribuir doces, ensinar a não escolher o melhor, a saber se acomodar, a saber perdoar, a lembrar para agradecer, para pedir coisas, por favor… Nessa idade, eles deveriam estar entusiasmados para colocar em prática esse tipo de ação.
Estão a chegar ao limiar da adolescência, idade em que a regressão é inevitável, distanciam-se dos pais e a afirmação egoísta do EU volta a ser natural, por isso devem utilizar todos os meios ao seu dispor para promover atitudes de generosidade e respeito. e para que a comunicação entre pais e filhos não seja encerrada. Eles devem saber que você está disposto a ajudá-los.
A responsabilidade:Os períodos sensíveis relacionados são: o amor à justiça, a vontade de ajudar, o desejo de ter uma boa aparência e o desejo de melhorar.
Fé: A herança mais importante que os pais podem deixar aos filhos são as suas crenças, ou seja, valores que servem para nortear suas vidas. As crianças precisam alimentar o seu espírito; Se os pais não os ensinarem a buscar a verdade, outros ficarão encarregados de lhes ensinar a verdade (a TV, por exemplo). E se não encontrarem, passarão a fazer parte daquele “VAZIO ESPIRITUAL” tão comum hoje.
Está acabando a idade adequada para que eles possam fazer sua a crença em Deus, conhecer a doutrina da Igreja com profundidade suficiente, continuar as práticas de piedade por amor, sem rotina e aproximar-se frequentemente da confissão e da Eucaristia e por amor. de Deus é uma consequência GRATUITA de suas crenças.
Não esqueçamos que a formação religiosa dos filhos corresponde à responsabilidade directa dos pais.