Domingo de Ramos 2023

Que neste Domingo de Ramos possamos renovar nossa fé e nossa devoção a Jesus Cristo
Material para catequese
Material para catequese

Celebramos o Domingo de Ramos, um dia em que nos lembramos da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, montado em um jumentinho, enquanto o povo o aclamava como o Messias e o Salvador. É um momento de alegria e esperança, mas também um momento de reflexão sobre o que realmente significa seguir a Cristo.

Neste dia, as Igrejas distribuem ramos de palmeiras ou outras plantas como símbolo de honra e respeito a Jesus. Seguindo a tradição, o povo colocou ramos de palmeira no chão para que Jesus passasse em cima deles com seu jumento, como símbolo de sua humildade e simplicidade.

Ao olharmos para a cena da entrada triunfal de Jesus, podemos ver duas atitudes diferentes das pessoas presentes. Por um lado, temos aqueles que o aclamavam como o Messias e o Salvador, espalhando suas capas pelo caminho e agitando ramos de palmeira. Por outro lado, temos aqueles que não entendiam o que estava acontecendo e se perguntavam quem era esse homem que entrava na cidade.

Essas duas atitudes podem nos ensinar muito sobre como devemos nos relacionar com Jesus hoje. Por um lado, precisamos ter a mesma fé e entusiasmo daqueles que o aclamaram como o Messias. Precisamos ter a certeza de que ele é o nosso Salvador e o único caminho para a vida eterna. Precisamos ter a coragem de seguir seus ensinamentos e viver de acordo com sua vontade.

Por outro lado, também precisamos ter a humildade de reconhecer que nem sempre entendemos completamente o que está acontecendo em nossa vida ou no mundo ao nosso redor. Precisamos estar dispostos a aprender e crescer em nossa fé, a questionar e buscar respostas para as nossas dúvidas e incertezas.

Ao celebrarmos o Domingo de Ramos, devemos lembrar que seguir a Cristo não é uma tarefa fácil ou simples. Significa renunciar ao egoísmo e ao orgulho, tomar a cruz e seguir o exemplo de amor e serviço que Jesus nos deixou. Mas também significa ter a certeza de que ele sempre estará ao nosso lado, nos guiando e nos fortalecendo em nossa jornada.

Que neste Domingo de Ramos possamos renovar nossa fé e nossa devoção a Jesus Cristo. Que possamos seguir seu exemplo de amor e serviço, e encontrar a verdadeira alegria e paz em sua presença. Que a Palavra de Deus nos inspire e nos guie em nossa vida diária, para que possamos ser verdadeiras testemunhas de sua graça e misericórdia para o mundo.

Que Deus abençoe a todos nós neste dia sagrado e em todos os dias de nossas vidas. Amém.

+Eurico dos Santos Veloso

Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)