Por meio de pequenas traições de consciência, o coração pode endurecer. Pouco a pouco, instala-se uma cegueira espiritual que, assim, torna difícil ver o bem, a verdade e a justiça. Nesse estado, a alma fica aprisionada entre caprichos e pecados que destroem e afogam. Como um escuro nevoeiro, a cegueira, portanto, impede a percepção do divino, fechando os olhos para a luz.
Os Pontos Cegos da Alma
Existem muitos pontos cegos da alma. A preguiça, a covardia, a ambição, a inveja, a luxúria, o ódio, o orgulho e o egoísmo são como lentes opacas que encobrem a luz. Os olhos deixam de ver a verdade e tornam-se prisioneiros da escuridão. Assim, é fácil se perder, pois a visão da verdade se obscurece.
Como ensina São João, “Aquele que odeia seu irmão está nas trevas, anda nas trevas, não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos” (1 Jo 2,11). A cegueira espiritual é um processo gradual e doloroso, onde a alma perde a capacidade de enxergar o que é justo e bom.
A Análise de São Paulo sobre a Cegueira
São Paulo oferece uma análise detalhada do caminho que leva à escuridão e ao pecado. Ele fala de um afastamento de Deus que resulta em cegueira espiritual e mente corrompida:
“Pois, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis, e os seus corações insensatos obscureceram-se. Pregando-se de serem sábios, tornaram-se insensatos, e trocaram a glória do Deus incorruptível por uma imagem feita semelhante à de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso Deus os entregou, segundo os desejos dos seus corações, a tal impureza que desonraram os seus corpos uns com os outros…” (Rm 1,21-31).
Como Sair da Cegueira Espiritual?
De qual forma podemos sair desse estado de cegueira espiritual? E recuperar a visão da alma? A resposta está em Cristo. Se nos deixarmos curar por Ele, permitindo que toque nossas pálpebras e umedeça nossas pupilas, veremos novamente a luz. A cura espiritual, ao contrário da cegueira, traz clareza e iluminação.
Em João 9 e Apocalipse 3,18, vemos como a cura pela misericórdia de Cristo restaura a visão interior. Ele é o único capaz de iluminar as trevas de nossa alma e guiar-nos à verdade.
O Caminho da Cura: Despertar para a Luz
Como nos ensina Efésios 5,14b: “Desperta, ó tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.” Com Cristo, podemos vencer a cegueira da alma. Ele nos convida a despertar para a luz divina e ver o mundo sob uma nova perspectiva. Quando somos curados, tudo se ilumina de outra maneira. Nossos olhos perceberão, graças à misericórdia que cura, um horizonte maravilhoso de bondade e beleza.
Vivendo a Plenitude da Lei
Com a cura de Cristo, somos libertos da cegueira espiritual e, assim, podemos viver a plenitude da Lei. O amor a Deus e ao próximo, portanto, torna-se a verdadeira luz que guia nossos passos. Como está escrito em Mateus 22,36-39: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento… Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”