Como curar um coração partido pela dor e sofrimento

Deus sofre com a nossa dureza de coração
Material para catequese
Material para catequese

Recentemente, almocei com um bom amigo que está passando por momentos muito difíceis. Ele está no meio de um divórcio doloroso. Ele está muito confuso, suas finanças estão em frangalhos, seu mundo está de cabeça para baixo e ele está com o coração partido .

Você está lutando com uma mistura de emoções, incluindo arrependimento, tristeza, raiva, confusão, medo e frustração. Ele me fez uma pergunta simples, mas profunda: O que vou fazer agora?

Essa é uma pergunta muito boa, não é? É uma pergunta que todos nos faremos em momentos diferentes, e como escolhemos responder a esses momentos-chave pode, em última análise, determinar a direção de nossas vidas.

Eu disse ao meu amigo que o processo de cura de um coração partido é na verdade semelhante ao processo de cura de um braço quebrado .

Quando meu filho quebrou o braço, foram necessários quatro passos-chave para a cura física, e quatro ações muito semelhantes também são necessárias para a cura emocional de um coração partido .

Quando o braço do meu filho quebrou, o primeiro passo foi colocar o osso. Isso significa realinhar o osso para sua posição adequada para que ele cicatrize adequadamente.

O braço então teve que ser envolto em um gesso duro para mantê-lo no lugar e protegê-lo de mais danos.

Terceiro, meu filho teve que renunciar temporariamente a várias liberdades e restringir seus movimentos para evitar mais lesões . E, finalmente, ele teve que descansar para que seu corpo tivesse força e resistência para promover a cura.

1.- Coloque-se na posição correta.

Com um braço quebrado, colocar o osso no lugar é o primeiro passo. Isso foi feito de mãos dadas com a confiança no médico. Com o coração partido, nosso primeiro passo é confiar nas mãos do maior médico: Deus

Significa admitir que não podemos realizar a cura completa por conta própria e, felizmente, não precisamos.

Jesus está pronto para nos “acomodar” se confiarmos nele. Permita que Sua Palavra guie seu plano de cura e Sua força para ajudá-lo a realizá-lo.

“… E todos os que o tocaram foram curados” (Mateus 14,36)

O estresse vem de querer fazer tudo sozinho. A paz vem de colocar tudo nas mãos de Deus.

2.- Coloque um gesso: proteja seu coração

O gesso era duro. Ele fornecia uma camada de proteção contra qualquer coisa ou qualquer pessoa que pudesse causar mais danos.

Quando seu coração está partido, você não pode colocar um gesso de verdade, mas precisa colocar camadas de proteção ao redor de seu coração .

Você não quer que seu coração fique duro, mas quer que ele seja protegido . Você faz isso cercando-se de pessoas que irão encorajá-lo e orar por você, e ficando longe de pessoas que intencionalmente lhe causariam danos adicionais. Segue uma frase para reflexão:

“Não é nosso trabalho consertar as pessoas. Nosso trabalho é amá-los mesmo que estejam quebrados.”

3.- Limite temporariamente seus movimentos.

Quando meu filho foi informado de que não podia lutar, jogar bola ou molhar o braço até que o gesso fosse removido, ele pensou que estava sendo punido. Expliquei que não era um castigo, mas uma proteção .

Quando você está com o coração partido, também deve restringir temporariamente seus movimentos e abrir mão de algumas liberdades para proteger a ferida e promover a cura.

Se você tentar pular de volta para todas as coisas que fez antes, nunca vai curar corretamente . Elimine todos os elementos não essenciais de sua vida e concentre-se nas atividades e pessoas que estão promovendo ativamente a cura. Todos e tudo mais podem esperar.

Graças a Jesus, toda a nossa dor é temporária e toda a nossa alegria é eterna .

4.- Descanso.

Além de restringir seus movimentos, você também precisa de períodos de descanso completo . Não tente descobrir o futuro. Não tente consertar tudo o que te quebrou.

Não deixe que a preocupação crie raízes em seu coração. Você deve se dar permissão para descansar. Avance um dia de cada vez.

A cura não será rápida, mas desacelerar promoverá a cura em sua alma , o ajudará a se concentrar no que mais importa e o aproximará de Deus no processo.

Não se apresse. Descanso. A cura não é feita no micro-ondas, é feita em uma panela de barro.

Não perca a esperança. Eu sei que você vai sair dessa !

Dave Willis