Como crescer em humildade quando você se sente humilhado

A humildade nos une a Deus

Bochechas queimando. Coração acelerado. Começando a suar. Sentindo uma necessidade repentina de fugir e se esconder. Soa familiar? Todos nós conhecemos o sentimento de constrangimento; seus efeitos físicos são inconfundíveis. Mas o que é menos óbvio são seus efeitos espirituais.

O constrangimento é uma das emoções humanas mais temidas. Ninguém gosta de ser humilhado! Mas acontece que esses momentos terríveis de sentir vergonha podem ajudá-lo a crescer espiritualmente e a se tornar uma pessoa melhor. 

Como esses momentos podem ser bons para nós ?! Tudo depende de como os tratamos. Se permitirmos, sentir-se envergonhado pode ser uma chance de crescer na virtude da humildade.

Sabemos que a humildade é essencial para a santidade. O orgulho é um dos sete pecados capitais, enquanto a humildade é “o fundamento de todas as outras virtudes”, escreveu Santo Agostinho certa vez. 

Um momento embaraçoso pode levar à humildade, que é benéfica, ou à humilhação, que é prejudicial. A chave é nossa resposta ao constrangimento. Estes são 3 passos que podemos seguir para transformar momentos de humilhação em chances de crescer em humildade.

1ACEITE SUAS IMPERFEIÇÕES HUMANAS

Ironicamente, um dos motivos pelos quais nos sentimos tão humilhados é o orgulho. Quando estamos operando com a sensação de que podemos fazer as coisas perfeitamente, um tropeço embaraçoso é muito mais difícil de suportar. É por isso que o primeiro passo para crescer em humildade é aceitar e abraçar que nem sempre fazemos as coisas perfeitamente. 

Cometer erros é inevitável, mas eles podem ter um propósito espiritual útil. Eles são pequenos lembretes de nossa falibilidade humana. Ocasiões embaraçosas nos salvam da armadilha de pensar que somos totalmente autossuficientes e podemos lidar com tudo perfeitamente sem a ajuda de Deus.

2VOLTE-SE PARA DEUS EM BUSCA DE AJUDA

Nossos erros revelam nossas imperfeições para nós. Podemos ficar irritados e mal-humorados porque cometemos erros e, nesse caso, não veremos nenhum progresso espiritual … ou podemos ver nossos erros e pensar: “Não sou perfeito, mas Deus é. Este erro é um lembrete para me lançar em Deus e em sua misericórdia, em vez de tentar confiar em minhas próprias forças o tempo todo. ”

É por isso que essa etapa é realmente a chave para todo o resto. Se pudermos usar nossos erros como oportunidades para nos aproximarmos de Deus e confiar em sua misericórdia mais do que nunca, esses pequenos contratempos humanos se tornam vitórias espirituais. 

3GRAÇAS A DEUS PELA CHANCE DE CRESCER EM HUMILDADE

Sabemos que o constrangimento é inevitável e é nossa reação que importa: podemos reagir com orgulho ou aceitação. Então aqui está o passo final para vencer o orgulho e aceitar o constrangimento com graça: Agradeça a Deus por esta pequena oportunidade de se lançar na Sua força e misericórdia. 

Certamente não é uma coisa fácil de fazer! Pode levar tempo e um verdadeiro esforço de vontade para encontrar o que é bom em uma situação embaraçosa. Mas tenha em mente o que São Francisco de Sales escreveu: 

Ficar satisfeito com a correção e reprovação mostra que se ama as virtudes que são contrárias às falhas pelas quais ele é corrigido e reprovado. E, portanto, é um grande sinal de avanço na perfeição.

Podemos tomar suas palavras como um incentivo santo para crescer em humildade a partir desses momentos humilhantes.

Quanto mais praticarmos essa aceitação graciosa de nossos erros, mais fácil será tirar proveito deles. Essa prática nos ajuda a crescer na virtude da humildade.  

“A arma mais poderosa para vencer o diabo é a humildade”, disse uma vez São Vicente de Paulo. Vamos fortalecer essa arma espiritual em nós mesmos, um momento embaraçoso de cada vez.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !