A formação espiritual de cada dia

Jesus é o caminho da salvação
Material para catequese
Material para catequese

Às vezes pensamos que a formação espiritual se faz em momentos especiais, palestras, retiros, exercícios espirituais, uma confissão mais longa.

Porém, existe uma formação espiritual (e válida para outras áreas) que é simples, cotidiana, ordinária, acessível a todos e que se revela extremamente eficaz.

Numa conferência sobre formação permanente, o sacerdote italiano Amadeo Cencini explicou a importância desta formação ordinária, deste trabalho espiritual contínuo a partir do que acontece em cada momento.

Como funciona esse treinamento comum? Eu levanto-me de manhã. O dia (nublado ou com céu claro) já pode ser uma mensagem para minha alma se eu o ler à luz de Deus que sempre trabalha e que tudo direciona para o bem de quem ama.

O café da manhã dá errado e não encontramos aquela geléia que nos dá tanta energia. Estas pequenas anedotas são formativas quando pensamos, a partir de fatos tão simples, na providência de Deus e nas necessidades de tantos seres humanos que carecem do básico.

No local de trabalho, a saudação ao porteiro poderia ter sido comum, quase mecânica, sem qualquer significado visível. Mas pode se tornar uma mensagem espiritual se eu perceber que ele, assim como eu, precisa de carinho e podemos encontrá-lo em Deus.

Também aquela experiência difícil, que causa confusão, de um pecado que nos desgasta continuamente porque não conseguimos livrar-nos dele, vista com os olhos da fé, torna-se ocasião para me abrir à misericórdia e experimentar o carinho de Deus.

A formação espiritual de cada dia toca-nos continuamente, aproxima-nos de Deus, permite-nos abrir-nos aos outros, cura-nos das nossas doenças interiores e lança-nos num amor que pode ser heroicamente simples.

Deus sempre age. Ele nunca se cansa de amar. Ele não se desanima com nosso egoísmo e misérias. O que cada um de nós pode fazer é tão fácil como abrir o coração para acolher a sua pedagogia e deixar-se formar por um Pai que deseja todos os dias o bem de cada um dos seus filhos…