Servir a Deus e ao próximo

servir a Deus e ajudar ao próximo
Material para catequese
Material para catequese

I. Como o discípulo diante do mestre, como a criança com sua mãe, assim deve o cristão em todas as ocupações estar diante de Cristo. O filho aprende a falar ouvindo a mãe, fazendo um esforço para copiar suas palavras; da mesma forma, vendo Jesus trabalhar e agir, aprendemos a nos comportar como Ele.
A vida cristã é uma imitação da vida do Mestre, pois Ele se encarnou e deu o exemplo para que você siga seus passos [1] . São Paulo exortou os primeiros cristãos a imitar o Senhor com estas outras palavras: Tenham os mesmos sentimentos de Cristo Jesus [2]. Ele é a causa exemplar de toda santidade, isto é, de amor a Deus Pai. E isso não só por suas ações, mas por seu ser, pois seu modo de agir era a expressão externa de sua união e amor ao Pai.

Nossa santidade não consiste tanto em uma imitação externa de Jesus, mas em permitir que nosso ser mais profundo seja configurado com o de Cristo. Despojai-vos do velho com todas as suas obras e revesti-vos do novo… [3], São Paulo encoraja os colossenses. Esta renovação quotidiana significa querer constantemente arquivar os nossos costumes, eliminar da nossa vida os defeitos humanos e morais, o que não está de acordo com a vida de Cristo…; mas, sobretudo, fazer com que os nossos sentimentos perante os homens, perante as realidades criadas, antes das tribulações, se assemelhem cada dia mais aos que Jesus teve em circunstâncias semelhantes, de tal forma que a nossa vida seja, em certo sentido, uma extensão da sua, pois Deus nos predestinou para sermos semelhantes à imagem de seu Filho [4].

A mesma graça divina, na medida em que correspondemos à ação contínua do Espírito Santo, nos torna semelhantes a Deus. Seremos santos se Deus Pai puder afirmar de nós o que um dia disse de Jesus: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo [5]. Nossa santidade consistirá, então, em ser pela graça o que Cristo é por natureza: filhos de Deus.

O Senhor é tudo para nós. «Esta árvore é para mim uma planta de salvação eterna; dele me alimento, dele me satisfaço. Por suas raízes me enraízo e por seus galhos me espalho, seu orvalho me alegra e seu espírito como um vento delicioso me fertiliza. À sua sombra armei a minha tenda, e fugindo do grande calor ali encontro uma túnica cheia de orvalho. Suas folhas são minha folhagem, seus frutos meus deleites perfeitos, e desfruto livremente de seus frutos, que me foram reservados desde o início. Ele é meu alimento na fome, minha fonte na sede e minha roupa na nudez, porque suas folhas são o espírito da vida: longe de mim, de agora em diante, as folhas da figueira. Quando temo a Deus, Ele é minha proteção; e quando hesito, meu apoio; quando luto, meu prêmio; e quando eu ganhar, meu troféu. É para mim o caminho estreito e o caminho estreito» [6].

II. O Evangelho [7] fala-nos do pedido que Tiago e João fizeram a Jesus para duas posições de honra – no seu Reino. Depois, os dez começaram a se enfurecer contra esses dois irmãos. Jesus então lhes disse: Vocês sabem que aqueles que aparecem como líderes do povo os oprimem, e os poderosos os subjugam. Não deve ser assim entre vocês; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vocês, seja seu servo, e quem quiser ser o primeiro entre vocês, seja escravo de todos. E dá-lhes a razão suprema: porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em redenção por muitos.

Em várias ocasiões o Senhor proclamará que não veio para ser servido, mas para servir: Non ven¡ ministrari sed ministrare [8]. Toda a sua vida foi um serviço a todos, e sua doutrina é um constante apelo aos homens para que se esqueçam de si mesmos e se doem aos outros. Ele percorria constantemente as estradas da Palestina servindo a cada um -singulis manus imponente [9]- daqueles que encontrava em seu caminho. Ficou para sempre na sua Igreja, e de modo particular na Sagrada Eucaristia, para nos servir diariamente com a sua companhia, com a sua humildade, com a sua graça.

Na noite anterior à sua Paixão e Morte, como se ensinasse algo de grande importância, e para que esta característica essencial do cristão ficasse sempre clara, lavou os pés dos seus discípulos, para que eles também fizessem o mesmo [10] .

A Igreja, continuando a missão salvífica de Cristo no mundo, tem como principal tarefa servir os homens, através da pregação da Palavra divina e da celebração dos sacramentos. Além disso, “participando das melhores aspirações dos homens e sofrendo por não vê-los satisfeitos, ela quer ajudá-los a alcançar seu pleno desenvolvimento, e isso precisamente porque lhes oferece o que possui como seu: uma visão global do homem e humanidade” [onze].

Nós cristãos, que queremos imitar o Senhor, devemos dispor-nos a um serviço alegre a Deus e aos outros, sem esperar nada em troca; atender até mesmo aqueles que não apreciam o serviço prestado. Às vezes, muitos não compreenderão esta atitude de alegre disponibilidade. Será suficiente para nós sabermos que Cristo o compreende e depois nos acolhe como seus verdadeiros discípulos. O “orgulho” do cristão será precisamente este: servir como o Mestre serviu. Mas só aprendemos a dar-nos, a estar disponíveis, quando estamos perto de Jesus. “Enquanto você se compromete a trabalhar todos os dias com Cristo e atende a tantas almas que o buscam, convença-se de que só há um caminho: voltar-se para o Senhor.

“Somente em oração, e com oração, aprendemos a servir aos outros!” [12]. Dela obtemos a força e a humildade que todo serviço exige.

III. Nosso serviço a Deus e aos outros deve ser cheio de humildade, mesmo que às vezes tenhamos a honra de levar Cristo aos outros, como o jumento em que ele entrou triunfalmente em Jerusalém [13]. Portanto, mais do que nunca devemos estar dispostos a retificar a intenção, se necessário. «Quando me fazem um elogio – escreve o homem que mais tarde se tornaria João Paulo I -, preciso me comparar com o burro que carregou Cristo no Dia de Ramos. E eu digo a mim mesmo: “Como teriam rido do burro se, ouvindo os aplausos da multidão, ele se tornasse arrogante e começasse – burro que era – a agradecer à direita e à esquerda!… Não você vai se fazer de bobo…!” [14], ele nos avisa.

Essa disponibilidade para as necessidades dos outros nos levará a ajudar os outros de forma que, sempre que possível, não seja notado e, portanto, eles não possam nos dar nenhuma recompensa em troca. Basta-nos o olhar de Jesus sobre nossas vidas. Isso já é recompensa suficiente!

Serviço alegre, como recomenda a Sagrada Escritura: Servir ao Senhor com alegria [15], sobretudo nas tarefas da vida quotidiana que podem ser as mais aborrecidas ou ingratas e que muitas vezes são as mais necessárias. A vida é feita de uma série de serviços mútuos diários. Procuremos superar-nos nesta disponibilidade, com alegria, com vontade de ser úteis. Encontraremos muitas ocasiões em nossa própria profissão, no meio do trabalho, na vida familiar…, com parentes, amigos, conhecidos, e também com pessoas que nunca mais veremos.

Quando somos generosos nesta dedicação aos outros, sem nos preocuparmos muito se vão apreciá-lo ou não, se o mereceram…. entendemos que “servir é reinar” [16].

Aprendamos com Nossa Senhora a ser úteis aos outros, a pensar nas suas necessidades, a facilitar-lhes a vida aqui na terra e o seu caminho para o Céu. Ela nos dá um exemplo: “Em meio à alegria da festa, em Caná, só Maria percebe a falta de vinho… Até os menores detalhes do serviço atingem a alma se, como ela, se vive apaixonadamente próximo, por Deus» [17]. Então encontramos muito facilmente Jesus, que vem ao nosso encontro e nos diz: tudo o que fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes [18].

Por: Francisco Fernandez-Carvajal