Ao educar seus filhos, os pais devem levar em consideração que cada pessoa é uma unidade biopsiospiritual, isso implica que a formação que lhes é dada seja orientada para o desenvolvimento de cada uma dessas dimensões na criança e no adolescente para que possam crescer em harmonia em seu. todo o ser.
É importante treiná-los de acordo com a idade, na área física, fortalecendo o corpo através dos cuidados pessoais e da higiene, esportes, estimulando a aquisição adequada de suas habilidades motoras finas e grossas, sobriedade na alimentação, etc.
No plano psicológico, promovendo o bom desenvolvimento da própria identidade e personalidade, uma visão correta de si e dos outros, deles em relação ao seu meio, gerando segurança e confiança, estando sempre disponíveis quando precisam de ajuda, mas ao mesmo tempo dando-lhes um pouco de liberdade para fazer as coisas e se responsabilizarem por seus atos, gerando neles um amadurecimento emocional e afetivo, bem como uma atitude crítica em relação à realidade.
Espiritualmente, desde a infância devem descobrir a sua dignidade de filhos de Deus, ensiná-los a relacionar-se e encontrar-se com o Senhor Jesus e com Santa Maria, ajudá-los a crescer na fé, ensiná-los a rezar e a participar na Eucaristia, de acordo com a sua idade; e quando chegar a hora, promova sua preparação para a confissão e a primeira comunhão. Ensina-lhes a ter o Senhor como centro de suas vidas, para que possam sempre confiar em sua Providência, estar seguros de sua companhia e de seu amor. Fortaleçam neles a aquisição dos valores que nortearão suas vidas, uma atitude combativa e uma vida virtuosa.