Acredite para ver

confie em Deus

A história da conversa da samaritana com Jesus nos leva a pensar na capacidade de conversão de uma pessoa que, somente por meio das palavras, consegue acreditar no verdadeiro Messias (Jo 4, 1-26).

Isso nos deixa pensando hoje, depois de 2.000 anos de história. Temos uma história revelada em uma compilação de livros de diferentes autores de diferentes épocas, o que conhecemos como Sagrada Escritura. Estamos certos de certos fatos verdadeiros que a ciência não foi capaz de refutar e até mesmo confirmou. Contamos com uma congregação cristã encarregada de guardar e interpretar a Palavra de Deus, nossa Igreja Católica. No entanto, ainda não acreditamos porque o que precisamos é ver.

É muito trabalhoso reconhecer Deus Pai como o Criador de todo o Universo, Jesus Cristo, seu filho, como nosso Salvador e o Espírito Santo como Santificador.

Por quê? Será que a razão superou o sentimento? Somos incapazes de sentir, porque o que precisamos é entender. E é assim que buscamos textos, artigos, vídeos, livros, jornais, enfim, todas as fontes possíveis de informação que nos comprovem que Deus existe, que Jesus foi um homem que viveu entre nós e mais ainda, (embora complexo para continue a entender) que morreu e ressuscitou.

Buscamos com inteligência o que vamos encontrar com o coração. E vale a pena mencionar a história de Santo Agostinho e do menino à beira-mar, que lhe dá uma bela lição sobre o fato de que não é possível ao homem compreender o mistério de Deus. Deus não é estudado, Deus é amado. Deus não é compreendido, Deus é sentido.

São João relata a incredulidade de Tomé quando Jesus ressuscitado aparece entre os discípulos: “… Se eu não vejo a marca dos cravos em suas mãos e não ponho meu dedo no lugar dos cravos e minha mão em seu lado , Eu não acredito “. (João 20,25).

“Jesus disse: Você creu porque viu. Bem-aventurados os que crêem sem ter visto ” (João 20,29).

Em nossa condição de fraqueza humana, todos temos algo de Thomas. Todos nós procuramos como ver ou compreender para acreditar. Certamente, se nossa fé fosse grande o suficiente, apenas por pronunciar a palavra “Jesus”, teríamos tudo o que queremos e precisamos. Só podemos ter sucesso em acreditar pela fé: esse dom maravilhoso que abre as portas do céu para nós.

Desânimo, desânimo, cansaço, decepção talvez, porque não podemos sentir verdadeiramente a presença de Deus em nossas vidas. Dizemos que temos fé, também somos cristãos ativos, mas ainda não conseguimos. Não podemos sentir isso …

Quero dizer aquela presença majestosa de sentimento acompanhado por alguém … ou algo. Não sucumba ao medo, porque estamos abandonados à vontade do pai. Não se preocupe com o amanhã, porque Deus nos fornecerá tudo o que precisamos. Não caia na angústia, porque a esperança da vida eterna deixa de ser esperança e se torna promessa do nosso amado Senhor.

Mas, nós não acreditamos nisso. Por que é tão difícil para nós acreditar se, mesmo para nossa paz de espírito, tudo o que foi dito acima está escrito na Bíblia Sagrada?

“Estou com você todos os dias até o fim da história.” (Mateus 28,20)

“Não se preocupe com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Seus problemas bastam para ele todos os dias ”.   (Mateus 6.34)

“Venham a mim, todos vocês que estão cansados ​​e oprimidos, e eu os liberarei.” (Mateus 11,28) 

Não se trata apenas de acreditar que Jesus existe, mas também de acreditar que Jesus vive em nós. Precisamente a fé é a certeza do que se espera, a convicção do que não vemos. Se podemos confiar no diagnóstico de um Médico, na gestão de um Advogado, quanto mais podemos confiar na Palavra de Jesus Cristo, nosso Salvador! Trata-se de compreender que nosso verdadeiro propósito em nossas vidas não é exatamente trabalhar, comer, dormir; mas para conhecer, amar e servir a Deus.

E, finalmente, quero dizer aquela presença majestosa que nos faz sentir apaixonados por alguém … ou algo. Uma razão de existência que transcende o terreno e tudo o que tem a ver com o mundo. Durma e acorde pensando nisso e viva um dia com alegria por qualquer coisa, ou simplesmente por nada. Fale com alguém … ou algo e diga … eu te amo.

O milagre de ouvir em silêncio e sentir-se ouvido no nada ocorre. Confiando até no mais profundo dos nossos segredos, entregando-nos totalmente a esse alguém, mas não mais com a mente, porque a inteligência perdeu importância. Apenas sinta, apenas coração.

O Alfa e o Omega? (Apocalipse 22,13), sim. É Jesus. Um Deus vivo cuja presença o torna quase palpável. Isso é fé, isso é crer para ver.

Marlene Yañez Bittner

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !