Segundo a tradição das nossas Igrejas particulares, o início de setembro marca o início do novo ano pastoral, tempo marcado pela celebração dos mistérios de Cristo; cujo ápice é a Páscoa do Senhor ressuscitado.
A jubilosa festa do Natal de Maria é uma espécie de vigília, o dies natalis da nova humanidade; é a véspera da Encarnação do Filho de Deus, em torno da qual gravita o tempo dramático dos homens.
Quando dizemos Natividade de Maria é como se estivéssemos dizendo a véspera do nascimento do Senhor, e como se estivéssemos dizendo o início da vida, da história e da esperança.
Não é por acaso que este extraordinário santuário, ao acolher os peregrinos, do alto do arco da entrada principal, nos oferece uma imagem simbólica: a aurora consurgens, que quer evocar o mistério de Maria, a aurora que nasce e invade o mundo da luz. Maria é a aurora da Luz; Jesus é o sol que envolve a terra. Maria é a estrela do primeiro dia anunciando o sol da justiça. Maria recebe a luz e a irradia.
A sugestiva imagem pictórica parece comentar a página do Evangelho de Mateus que ouvimos, talvez com algum esforço, com os nomes estranhos das gerações do Antigo Testamento. A fadiga da nossa escuta parece recordar a mesma fadiga da história, em busca da paz. A sequência confusa da humanidade conta cerca de dez mil tratados de paz; e isso significa que a longa história humana está pingando o sangue de guerras sem fim.
Mas o entrelaçamento caótico de gerações quase de repente se ilumina; a história se abre para um horizonte de luz: Jacó gerou José, marido de Maria. Ao lado de Maria está o homem certo, José; Jesus nasceu de Maria, a justa que torna justo.
O nascimento de Maria está imerso no silêncio do mistério. No centro está Jesus, sua Páscoa de ressurreição.
Portanto, a história do mundo não gravita em torno de eventos; mas em torno do Evento. Paulo na carta aos Gálatas é lapidar: “Quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou o Filho, nascido de mulher” (Gl 4, 4)
Por isso Jean Daniélou – grande teólogo do Concílio – tem razão quando ele escreve que “vivemos em plena história sagrada”. E cada acontecimento, iluminado pela fé, tem uma mensagem a entregar ao homem deste tempo. A história sagrada é um tempo de luz, não sem sua dramática escuridão.
Não é por acaso que o Papa Francisco lembra que “é urgente recuperar o caráter de luz próprio da fé… A luz da fé tem, de fato, um caráter singular, sendo capaz de iluminar toda a existência do homem” (Lumen fidei, 4 ), toda a sua história.
“Quem crê, vê; ele vê com uma luz que ilumina todo o caminho do caminho, porque nos vem de Cristo ressuscitado, a estrela da manhã que nunca se põe”. (Lf 1).
É urgente…, escreve o Papa, porque a crise mais dramática desta época não é a econômica, que se avizinha em escala planetária.
A escuridão em que o homem tateia é a perda de sentido, o esquecimento da luz.
Como se sabe, vivemos hoje numa sociedade de duas velocidades, que correm o risco de nunca se encontrarem: por um lado, a velocidade dos saudáveis que estão sempre com pressa; correm de manhã à noite e não têm tempo; eles têm um longo dia que nunca é suficiente; por outro lado, há a velocidade da solidão e da doença que a longa noite nunca passa.
Nesse horizonte cultural há o esquecimento do sentido, a falta de sentido, a luz sobre os três acontecimentos universais: nascer, viver e morrer.
De fato, o contexto altamente secularizado obscureceu o valor salvífico da cruz e nos contentamos em entreter os idosos, ajudando-os a experimentar um último resquício da ilusão consumista.
Ou os cemitérios são transformados em parques verdes, retirando todo sinal da cruz para exorcizar a morte, como já acontece em alguns países nórdicos.
Em outros contextos culturais, o nascimento, o viver, o sofrimento eram iluminados pela fé. Eles estavam sob o sinal da cruz.
Nesse horizonte do esquecimento do sentido, da luz apagada, penso na dramática condição cultural de tantos jovens, que estão no trem da vida e não sabem sua direção.
Por trás do canto escuro da vida, sem sentido, está o tédio, “a globalização da indiferença”, diz o Papa; há drogas e, infelizmente, violência especialmente contra as mulheres.
Existe um triste histórico entre os jovens, a disseminação do suicídio causado pela cultura do vazio. Muitas pessoas acreditam que quando há saúde, sucesso, riqueza, há tudo. Mas essa ilusão é sinônimo de escuridão. A vida está sempre em risco quando os três eventos – nascimento, vida e morte – caem na escuridão do absurdo.No entanto, há um raio de luz que ilumina o mundo nesta celebração popular do Natal de Maria, como celebração da vida.
Dizer o nascimento de Maria significa reconhecer a segunda gênese da humanidade; significa recordar o aniversário da segunda Eva, contemplando o novo começo de uma bela vida: “Em vós o Senhor colocou as fontes da vida”, rezou-se no Salmo responsorial,
A palavra de Deus é extraordinariamente eficaz para restituir a luz ao vida e história. O nascimento da mulher de Nazaré é iluminado pelo Sol nascente, Jesus; Maria é a aurora que ilumina o mundo sombrio dos homens.
Não é a aurora que ilumina o sol; mas o sol se anunciando pela aurora; e tudo acende.
É uma página comovente a ser reexaminada a do Papa Francisco, onde ele celebra a fé como a luz que ilumina o mundo.
Há sobretudo quatro tempos de luz:
- “A primeira área em que a fé ilumina a cidade dos homens encontra-se na família” (52). “Na família, a fé acompanha todas as idades da vida”, começando pela infância. (53).
Para isso, cuidado! queridos pais, ao agnosticismo da infância. Aos três ou quatro anos, as crianças já devem se familiarizar com o nome de Deus em oração. Cuidado com o jogo traiçoeiro de transformar a verdade do Natal em um conto de fadas e transformar o conto de fadas do folclore na verdade do Natal.
Não são poucas as crianças que sabem quem é o Papai Noel e não sabem quem é Jesus; são agnósticos. É o próprio nascimento de Maria que devolve a verdade do nascimento de Jesus.Sem fé, a infância não tem luz. - A extraordinária celebração do Natal de Maria lança uma segunda luz sobre o confuso horizonte do nosso tempo: restitui à vida o primado absoluto das criaturas: no topo da escala dos valores humanos não há liberdade, com poder de causar estragos na vida. Existe a vida, o valor supremo, a ser acolhido como dom das mãos de Deus.O ventre não deve representar uma ameaça casual de uma cultura de morte, mas o baluarte acolhedor da vida que nasce.
- Mas, continua o Papa, “a luz da fé é capaz de iluminar toda a existência do homem”. (4), em cada curva que sobe para a maturidade, diante de cada escolha que prepara o futuro; porque dizer vida significa dizer vocação.
Maria, a adolescente de Nazaré, soube questionar a vida, soube questionar Deus… De fato, após o anúncio inaudível do anjo, Maria faz a pergunta: “Como é possível?”.
O Papa recorda também que “os jovens têm o desejo de uma grande vida” (53). O desejo, porém, exige que a pergunta seja colocada e colocada de forma inteligente: não se trata de coisas a fazer, mas do plano de Deus, do seu sonho, do seu plano: “Senhor, o que queres que eu seja?”. - E, finalmente, há um momento da vida em que a luz da fé é particularmente urgente, a “Lumen fidei”: o encontro com a cruz. “O cristão sabe que o sofrimento não pode ser eliminado, mas pode receber sentido, pode tornar-se ato de amor, entrega nas mãos de Deus que não nos abandona” (56). A fé não é a luz que dissipa nossas trevas, mas a lâmpada que guia nossos passos na noite … “Ao homem que sofre, Deus não dá um raciocínio que explica tudo …, o sofrimento nos lembra que o serviço fé… é sempre serviço de esperança”.
Ao lado da pessoa que sofre e talvez viva às vésperas do último dia, não basta a presença de uma profissão médica, não são necessárias palavras para divagar sobre o passado. Talvez seja necessária a discrição do silêncio, sobretudo a fé, que na oração abre o horizonte luminoso da esperança.
Por isso também hoje, aniversário da Mãe, bem podemos dizer com fé: “Rogai por nós agora e na hora da nossa morte”, na hora da nossa Páscoa de luz.














