Como fazer uma boa confissão

Exame de consciência para fazer uma boa confissão
Material para catequese
Material para catequese

Como fazer uma boa confissão? Em primeiro lugar é importante começar com uma reflexão sincera e um exame de consciência, considerando tudo aquilo que fizemos em que falhamos diante de Deus e como podemos melhorar. Uma frase que pode ajudar a refletir é: “Com um coração contrito e humilde, peço perdão por meus erros e busco a graça para crescer em virtude e amor.”

1º – Exame de consciência para fazer uma boa confissão

O primeiro passo de como fazer uma boa confissão é o exame de consciência. Se desejar, pode fazer uma lista, para não se esquecer. Esta lista é confidencial, então guarde-a num lugar secreto, pois o que anotou é uma coisa entre você e Deus. Por outro lado, se não quiser fazer uma lista, pode gravar na memória. Você pode também repassar os dez mandamentos para fazer algo sistemático, além de livros que te ajudam no exame de consciência. E, uma boa ideia é fazer orações mentais como esses meninos.

2º – Se arrepender dos pecados

O segundo passo para uma boa confissão é sentir a dor dos seus pecados; não significa que tem que chorar, muito menos precisa que realmente sinta dor em algum lugar; somente tem que pedir perdão a Jesus, porque o mais importante é estar arrependido!

3º – Decidir não voltar ao pecado

O terceiro passo para uma boa confissão é o propósito de não voltar ao pecado, e, se muda de vida, esquece que o fez. O que importa não é prometer, mas esforçar-se para melhorar.

4º – Para fazer uma boa confissão devemos contar todos os pecados ao sacerdote

O quarto passo de como fazer uma boa confissão é confessar todos os seus pecados a um sacerdote. Quando chegar o momento de dizer os seus pecados, aproxime-se do sacerdote, peça sua benção, e ele fará um pequeno pedido a Deus para que você inicie sua confissão. Ao relatar os seus pecados, se por acaso esquecer, peça ajuda ao padre e não tenha medo nem vergonha, pois o sacerdote representa Jesus, e ele só quer te ajudar. Nesse momento, podemos tomar aquela lista confidencial. Após isso, o padre dará a penitência. Lembre-se, não se assuste, não é um castigo, é algo que precisa fazer para terminar de pedir perdão a Deus. Então, pedirá perdão a Jesus; e, preste atenção, será o momento do perdão.

E, ao terminar, estará muito feliz. Jesus prometeu que quando uma pessoa se arrepende, há uma grande festa no céu.

Não se esqueça de cumprir a penitência! E se quiser saber mais sobre o sacramento da confissão, te recomendo a ler duas histórias, que pode encontrar na Bíblia: a parábola da ovelha perdida e a parábola do filho pródigo (Lc 15).