O que são bênçãos?

O que são bênçãos, receber bênção de Deus
aqui

Um aspecto importante da piedade dos fiéis, não suficientemente conhecido e praticado, são as bênçãos.

As bênçãos estão incluídas nos sacramentais. Para entender o significado desta palavra vamos considerar as coisas de cima.

Sabemos que a vida da Igreja e de cada cristão é sustentada pelos sete sacramentos. Ou seja, cerca de sete ações litúrgicas especiais, capazes, através de sinais, palavras, gestos, elementos naturais como a água, o azeite, o pão e o vinho, de nos transmitir aquela graça que flui como continuação da redenção realizada por Cristo que Ele nos imerge na salvação, isto é, na vida divina.

Instituídos pelo próprio Redentor, são sinais eficazes: isto é, transmitem realmente o que prometem ; não certamente pela força dos gestos e das palavras de quem os administra ou pelos poderes dos elementos naturais utilizados, mas para além da força de tudo isto, em virtude do poder salvífico que o próprio Jesus uniu a estes sinais.

Assim, por exemplo, mesmo que o ministro que pratica a ação fosse indigno, se fosse validamente ordenado e respeitasse o rito essencial dos sacramentos que celebra, estes seriam igualmente eficazes para quem os recebe . Seguindo as orientações do próprio Jesus através da linguagem de alguns sinais particulares, a redenção torna-se disponível para todos os que desejam participar sinceramente.

Os sacramentais, por outro lado, foram instituídos pela Igreja, como corpo que é Cristo, bebendo desta fonte de graça da qual se enche continuamente, especialmente na celebração eucarística.

No caso específico das bênçãos, visam sobretudo dar glória a Deus: abençoá-lo e, ao mesmo tempo, invocar a sua bênção em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, para que a obra possa ser realizada. venha a nós e ao mundo da santificação.

Cada bênção, portanto, desde a mais solene até a mais privada, é uma ação de graças que nos mergulha sempre profundamente no mistério pascal. E juntos nos lembra e nos mostra como penetra profundamente na nossa realidade pessoal, e na realidade do mundo material que nos rodeia, e que, como diz São Paulo, “ele também geme nas dores do parto esperando a libertação”.

Por isso o novo “Ritual das bênçãos”, nascido como resultado das disposições conciliares, oferece muitas fórmulas para as diversas circunstâncias da vida das pessoas. Apresenta também outras bênçãos que se estendem a abranger tudo o que acompanha a nossa existência humana, como a casa, o trabalho, a terra com os seus frutos e os objetos que sustentam a nossa piedade.

Pedir a Deus que abençoe uma coisa ou alguém significa pedir-lhe que entre cada vez mais dinamicamente nesta espiral de salvação, de tal modo que um mundo sagrado, por sua vez, ajude o homem a santificar-se. Tudo no seguimento de Cristo.

É bonito e útil, portanto, para um cristão, não só participar nas bênçãos mais solenes organizadas pela sua Igreja local, mas na perspectiva que descrevemos, tornar-se, tanto quanto possível, um promotor. Isso pode ser feito de várias maneiras.

De facto, o novo Ritual das Bênçãos prevê que algumas bênçãos solenes são da estrita responsabilidade do Bispo, outras do sacerdote ou diácono e outras de leigos qualificados, como acólitos ou leitores. Mas também simplesmente dos pais e das mães de família, dependendo da graça que desce do sacramento do matrimónio.

Assim, nós, leigos, devemos continuar a pedir aos sacerdotes que abençoem, por exemplo, as nossas casas, os nossos locais de trabalho, os nossos meios de transporte, a terra e os seus frutos e os nossos objectos de piedade como as imagens sagradas, as medalhas, os escapulários, os rosários.

Mas também podemos praticar aquelas bênçãos das quais podemos ser ministros no ambiente familiar: a bênção da mesa, dos nossos filhos, dos nossos namorados, dos nossos idosos e dos doentes.

Vivemos em um mundo de sinais e símbolos. Com eles, o Deus inatingível torna-se próximo de nós.