10 ideias para melhorar seu relacionamento com o Espírito Santo

vinde espirito santo

O Santificador, o Paráclito, o Dedo de Deus, o Mestre Interior, o Dom dos Dons, a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, o vínculo de Amor que une o Pai e o Filho, o Advogado, o Amigo Secreto, o Doce Convidado de a Alma – todos esses títulos são dados à Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo.

Quando São Paulo chegou a Éfeso em uma viagem missionária, ele perguntou a algumas pessoas de lá se elas haviam recebido o Espírito Santo . Sua resposta pode ser vista mesmo à luz de nossa situação atual como uma falta de conhecimento da fé em geral e uma falta de conhecimento do Espírito Santo em particular:

Nunca vivemos em um mundo com tantas informações. No entanto, ao mesmo tempo, nunca vivemos em um mundo com tanta confusão generalizada – os efeitos do pecado e da Torre de Babel!

Portanto, queremos oferecer um pequeno ensaio sobre como podemos fazer crescer o nosso conhecimento, amor e amizade com o Espírito Santo, como diz sobre Ele o Catecismo da Igreja Católica – “ O Dom dos Dons! 

Vamos receber livremente este Dom no fundo de nossos corações , mentes, almas e compreensões e deixá-lo nos imbuir com Sua Presença e tomar posse total de nossas vidas. Um presente ou presente pode ser recebido ou rejeitado gratuitamente.

Vamos abrir totalmente nosso ser para receber o maior dos presentes, para o próprio Deus!

Esperamos que essas pequenas sugestões sejam de grande ajuda para nos unir mais com o Espírito Santo. Estejamos prontos e dispostos a compartilhar o conhecimento que recebemos gratuitamente. Se recebemos de graça, vamos dar de graça!

Aqui estão 10 pontos ou idéias para melhorar seu conhecimento, amor e docilidade ao Espírito Santo .

1.- Cada dia uma oração ao Espírito Santo.

Aqui está um que pode ser facilmente memorizado: “Vem Espírito Santo, vem pelo Coração de Maria.”

Faça esta oração frequentemente com grande fé e amor. Conseqüentemente, o Espírito Santo se manifestará mais ativamente em suas vidas.

2.- Leia os Atos dos Apóstolos.

Leia o livro da Bíblia que segue o Evangelho de São João e é atribuído a São Lucas, os Atos dos Apóstolos.

Este livro foi chamado de ” O Evangelho do Espírito Santo “. Esteja especialmente atento para quantas vezes o Espírito Santo é mencionado nesta obra-prima espiritual. Veja também as diferentes maneiras como o Espírito Santo trabalha na Igreja primitiva.

Eles podem até sublinhar com um lápis cada vez que o Espírito Santo é mencionado nos Atos dos Apóstolos.

Permita que o Espírito Santo entre mais plenamente em suas vidas enquanto você medita na Palavra de Deus.

3.- Tenha o hábito de rezar Novenas.

Uma das novenas mais poderosas da história do mundo é precisamente a novena em preparação para a vinda do Espírito Santo, o primeiro Pentecostes.

Os Apóstolos oraram e jejuaram durante 9 dias e noites em união com a Bem-Aventurada Virgem Maria. Então aconteceu um fenômeno extraordinário: vento e fogo desceram sobre a cabeça dos Apóstolos, transformando-os em amantes fervorosos de Jesus, prontos para derramar seu sangue por causa de Seu nome! ( Leia o capítulo 2 do livro de Atos).

4.- Conheça os SÍMBOLOS do Espírito Santo.

Devemos conhecer todos os símbolos que a igreja nos deu para conhecer melhor o Espírito Santo.

O Catecismo da Igreja Católica nos dá vários deles: Fogo, Vento, Pomba. Vento, água e óleo. Também o selo, um dedo, uma lâmpada.

Os símbolos são realidades físicas que apontam para uma realidade espiritual mais profunda (CCC 694 – 701)

5.- Leia sobre o Espírito Santo.

Um dos livros que recomendo é “Na Escola do Espírito Santo”, de Jacques Philippe.

Uma curta mas magnífica obra de arte sobre o tema do Espírito Santo, Philippe nos convida a percorrer o caminho da santidade através do caminho simples da docilidade às inspirações do Espírito Santo.

O Espírito Santo, Santificador, quer nos tornar santos, se permitirmos que Ele opere livremente em nossas vidas.

6.- Os dons do Espírito Santo

No momento do Batismo recebemos os sete Dons do Espírito Santo; então o Sacramento da Confirmação fortalece esses dons maravilhosos.

Conheça-os; Ore por uma ação mais vigorosa em suas vidas . Sua santificação e salvação dependem dessa união profunda com o Espírito Santo e Seus dons.

7.- Os 7 Dons do Espírito Santo

Se você sentir que está vagando na “Terra de Ninguém” a respeito dos dons do Espírito Santo, isso será muito útil.

Tente memorizá-los: Sabedoria, Conhecimento, Compreensão, Conselho, Força, Piedade e Temor de Deus.

Segundo Santo Tomás de Aquino, o médico angélico, a sabedoria é o maior dos dons do Espírito Santo , que pode ser definido como deleitar-se nas coisas de Deus.

Se você quiser, o salmista resume o dom da Sabedoria com estas palavras concisas:

“Provai e vede quão bom é o Senhor” (Salmo 34,9)

8.- Os frutos do Espírito Santo

Tradicionalmente, os frutos do Espírito Santo são doze, embora Santo Tomás de Aquino diga que estes não incluem tudo.

A seguir estão os doze frutos tradicionalmente conhecidos: caridade (ou amor), alegria, paz, paciência, bondade (ou bondade), bondade, longanimidade (ou grande coragem), fidelidade, mansidão, modéstia, continência (ou autocontrole ) e castidade.

Santo Tomás diz que quando correspondemos aos dons do Espírito Santo e realizamos a vontade de Deus em nossas vidas, então experimentamos essa doçura interior em nossa alma, esses são os frutos do Espírito Santo.

9.- Recupere o Espírito Santo.

Uma tragédia moral pode ocorrer em nossas vidas: cair em pecado mortal! Se você cair na lama do pecado mortal em nossas vidas, nunca se desespere, mas confie em Deus completamente.

Ao cometer o pecado mortal, estamos expulsando conscientemente a pessoa do Espírito Santo de nossas almas.

No entanto, a boa notícia é esta: CONFISSÃO! Ao fazer uma boa confissão com um sacerdote, então não apenas a graça de Deus retorna à nossa alma, mas o Espírito Santo retorna como o Doce Convidado de nossa alma!

10.- A Virgem Maria e o Espírito Santo

Maria tem a relação mais profunda e próxima com o Espírito Santo depois do próprio Jesus.

A Imaculada Conceição , na qual Nossa Senhora foi preservada livre de toda a culpa original desde o momento de sua concepção no ventre de sua mãe, foi a obra do Espírito Santo.

A concepção virginal de Jesus no ventre de Maria foi por obra e graça do Espírito Santo.

O nascimento da Igreja no primeiro Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos em línguas de fogo, aconteceu na presença de Nossa Senhora.

Suas orações poderosas facilitaram a vinda do Espírito Santo e o advento da Missionary Church.

Nossa Senhora tem uma relação profunda e íntima com a Santíssima Trindade. Ela é a Filha de Deus Pai, a Mãe de Deus Filho e a Esposa Mística do Espírito Santo .

Por isso São Luís de Montfort expressou com grande entusiasmo estas palavras:

“Quem ama Maria, o Espírito Santo se lança nestas almas”,

Que Nossa Senhora obtenha para nós um Pentecostes renovado e uma poderosa infusão do Espírito Santo.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !