Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus

“(...) Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher” (cf. Gl 4,4b)

Santa Maria Mãe de Deus
Material para catequese
Material para catequese

Hoje, celebramos juntamente com o início do ano civil, o Dia Mundial da Paz, proposta pelo Papa Paulo VI, em 1967. E, um ano depois, a ONU reconheceu tal proposta e oficializou a mesma data como o Dia da Confraternização Mundial, para que todas as nações pudessem comemorar, independente da religião. Além disto, para nós cristão católicos, celebramos a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, aquela que nos deu o exemplo de confiança ao projeto salvífico de Deus e, claro, trouxe Jesus Cristo para o meio de nós.

A Primeira Leitura dada pelo Livro dos Números (Nm 6,22-27), é nos demonstrado a presença contínua de Deus no meio dos Filhos de Israel, através da invocação do Seu Santo Nome em diversos momentos da vida. Pois “o Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face, e se compadeça de ti! O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz!” (cf. Nm 6,24-26)

A Segunda Leitura extraída da Carta de São Paulo aos Gálatas (Gl 4,4-7), Paulo relata sobre a presença salvadora de Jesus Cristo no meio de nós, como Aquele que irá resgatar aqueles que perseveram na Lei a fim de se tornarem filhos adotivos de Deus. “E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá – ó Pai! Assim já não és mais escravo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro: tudo isso, por graça de Deus” (cf. Gl 4,6-7)

No Evangelho de Lucas (Lc 2,16-21), Jesus é apresentado ao povo na figura dos pastores como Aquele que foi designado a libertar a todos da escravidão do Pecado e da Morte. Assim, a alegria dos pastores torna-se a alegria de todos os Filhos de Israel que aguardaram ansiosamente pela Libertação de Deus. Maria é aquela que, através do seu sim, concretizou a Encarnação do Verbo de Deus para que o Plano de Salvação fosse instaurado no Mundo.

Que ao iniciar este Ano Novo Civil, com a intercessão de Santa Maria Mãe de Deus, deixemo-nos ser conduzidos pelos Planos de Deus neste mais um passo que damos para o encontro definitivo de Deus. Através da fiel intercessão de Maria, Mãe de Deus, entoemos júbilos pela Graça que recebemos pelo seu SIM:

“Ave, “tenda” do Verbo de Deus;

Ave, maior “Santo dos Santos”.

Ave, “arca” pelo Espírito dourada;

Ave, “tesouro” inesgotável de vida.

Ave, diadema precioso dos santos soberanos;

Ave, dos pios sacerdotes nobre ufania.

Ave, sois para a Igreja qual torre poderosa;

Ave, sois para o Império qual forte muralha.

Ave, por vós se erguem troféus;

Ave, por vós caem vencidos os inimigos.

Ave, remédio de meus membros;

Ave, salvação da minh’alma.

Ave, Virgem e Esposa!” (cf. Akathistos – 23ª Instância)

Feliz 2022! Ano da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo!

+ Eurico dos Santos Veloso

Arcebispo Emérito de Juiz de Fora, MG