Quantos tipos de oração existem?

Quantos tipos de oração existem?
Material para catequese
Material para catequese

Na tradição cristã, existem cinco tipos de oração: bênção, adoração, oração de petição e intercessão, oração de ação de graças e oração de louvor. Em primeiro lugar, cada um desses tipos de oração nos permite elevar nosso espírito a Deus. Além disso, eles nos dão a oportunidade de pedir, agradecer ou, ainda, reconhecer a Sua presença e bondade em nossa vida.

1. Oração de Bênção

A bênção é um tipo de oração em que pedimos que Deus derrame Suas graças sobre nós. Todas as bênçãos vêm de Deus, e Sua bondade, proximidade e misericórdia são expressões dessas bênçãos. A fórmula simples “O Senhor te abençoe” é um exemplo poderoso de oração de bênção.

Os cristãos são incentivados, assim, a pedir a bênção de Deus tanto para si mesmos quanto para os outros. Por exemplo, pais podem fazer o sinal da cruz na testa de seus filhos como uma bênção, e pessoas queridas também podem abençoar umas às outras em momentos significativos. Além disso, os sacerdotes, em especial, possuem o poder de abençoar em nome de Jesus, sendo essa bênção ainda mais reforçada pelo sacramento da Ordem e pelas orações de toda a Igreja.

2. Oração de Adoração

Reconhecer a grandeza de Deus, portanto, leva naturalmente à adoração. Esse tipo de oração, por sua vez, envolve reconhecer a soberania e o amor de Deus, especialmente revelados em Jesus Cristo. Assim, quem adora verdadeiramente se coloca em humildade diante de Deus, ajoelhando-se ou se prostrando e, dessa forma, demonstra o respeito e a devoção da criatura para com seu Criador.

A adoração é uma resposta ao amor e à majestade divinos. Mesmo aqueles que buscam Deus sem conhecê-Lo plenamente podem, através da oração, encontrar a presença de Deus em suas vidas.

3. Oração de Petição

Embora Deus conheça todas as nossas necessidades, Ele nos convida a pedir. Na oração de petição, elevamos nossos pedidos a Deus, buscando Sua ajuda para nossas necessidades. Esta forma de oração nos ensina a depender d’Ele, reconhecendo-O como a fonte de todo bem.

Ao pedir, nos abrimos à graça de Deus e reforçamos nosso relacionamento com Ele. A oração de petição também nos lembra de nossa liberdade em expressar nossos anseios e de nosso papel como filhos que confiam no Pai Celestial.

Petição de Intercessão

Além de pedir por nós mesmos, a intercessão nos ensina a orar pelos outros, inclusive por aqueles que não conhecemos ou que não são próximos de nós. Assim como Abraão intercedeu por Sodoma e Jesus orou pelos discípulos, nós também somos chamados a pedir a Deus pelos outros. Esse tipo de oração une a comunidade cristã em um espírito de solidariedade e apoio mútuo.

Quando oramos uns pelos outros, percebemos que fazemos parte de uma família espiritual, onde o poder da oração é multiplicado. Por meio da intercessão, recebemos e oferecemos apoio divino.

4. Oração de Ação de Graças

Tudo o que temos vem de Deus, e, por isso, a ação de graças é essencial na vida cristã. A oração de ação de graças reconhece Deus como o doador de tudo e expressa nossa gratidão por Suas bênçãos.

A Eucaristia, que significa “ação de graças”, é o maior exemplo desse tipo de oração. Durante a Eucaristia, oferecemos o pão e o vinho em agradecimento pela criação e pela redenção. Todos os cristãos unem suas orações de agradecimento à grande ação de graças de Jesus, pois também experimentamos transformação e redenção Nele.

5. Oração de Louvor

O louvor a Deus expressa nossa alegria e gratidão simplesmente por Ele existir e ser bom. Diferente da ação de graças, o louvor não se refere a um benefício específico, mas é um reconhecimento espontâneo da bondade divina. Ao louvarmos a Deus, nos unimos aos anjos e santos, que o louvam eternamente nos céus.

Louvar a Deus fortalece nossa fé e nos ajuda a nos alegrar Nele. Por meio da oração de louvor, renovamos nosso compromisso com a fé e nossa alegria em viver sob o Seu amor e cuidado.

Conclusão

Os tipos de oração – bênção, adoração, petição, ação de graças e louvor – são, antes de tudo, expressões de nossa fé e, além disso, meios pelos quais nos unimos com Deus. Assim, ao praticarmos esses tipos de oração, experimentamos uma união ainda maior com Ele, compreendendo e, por fim, celebrando o Seu amor por nós.