O trabalho de São Pedro ainda é realizado por seus sucessores

217
São Pedro sucessor do papa

A dispensação da Verdade, portanto, permanece, e o abençoado Pedro perseverante na força da Rocha, que ele recebeu, não abandonou o leme da Igreja, que ele empreendeu. Pois ele foi ordenado perante o resto de tal maneira que, por ser chamado de Rocha, por ser declarado a Fundação, por ser constituído o Porteiro do reino dos céus, por ser designado como Árbitro para prender e soltar cujos juízos reterão sua validade no céu, de todos esses títulos místicos, podemos conhecer a natureza de sua associação com Cristo.

E ainda hoje ele realiza de maneira mais completa e eficaz o que lhe é confiado, e realiza cada parte de seu dever e encargo nele e com ele, por meio de quem foi glorificado. E assim, se algo é feito corretamente e decretado por nós, se alguma coisa é ganha da misericórdia de Deus por nossas súplicas diárias, é de sua obra e méritos cujo poder vive e cuja autoridade prevalece em sua Sé.

Por isso, amado, foi conquistado por essa confissão, que, inspirada no coração do apóstolo por Deus Pai, transcendeu toda a incerteza das opiniões humanas e foi dotada da firmeza de uma rocha, que nenhum ataque poderia abalar. Pois em toda a Igreja, diariamente, Pedro diz:Você é o Cristo, o Filho do Deus vivo, e toda língua que confessa ao Senhor aceita as instruções que sua voz transmite. Essa fé conquista o diabo e rompe os laços de seus prisioneiros.

Ela nos arranca desta terra e nos planta no céu, e os portões do Hades ( reino dos mortos) não podem prevalecer contra ela. Pois com tanta solidez é entendida por Deus que a depravação dos hereges não a pode prejudicar, nem a incredulidade dos pagãos a superá-la.

Por São Leão, a Grande