O Rosário e a Bíblia

explicação do terço na Bíblia
Material para catequese
Material para catequese

Para compreender a devoção mariana e especialmente o Santo Rosário, é necessário estudar a Bíblia. Se há uma oração com profundas raízes bíblicas, é precisamente o Rosário.

No entanto, há alguns cristãos que ignoram o que a Bíblia diz sobre o Rosário e por isso consideram-no uma oração repetitiva, monótona e enfadonha.

A BÍBLIA NOS DÁ TRÊS MOTIVOS PARA REZAR O ROSÁRIO

1. Porque Deus Pai ordena ao Anjo Gabriel que cumprimente a Mãe de seu Filho assim: “Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor está contigo”. Leia: Lucas 1, 28. Se os servos de Deus no céu deveriam saudar Maria assim, não deveriam os servos de Deus na terra fazer o mesmo?

2Porque o Espírito Santo assim inspirou a louvar Maria e Jesus: “Isabel foi cheia do Espírito Santo e clamou em alta voz: ‘ Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.’ Leia: Lucas 1,48 . Sim para você O Espírito não te inspira a louvar Maria assim, que espírito será esse? Leia: 1 João 4,1.

3. Porque Jesus nos recomenda orar sem intervalo. Leia: Lucas 18,1.
É verdade que este mandamento se cumpre com qualquer oração, mas o Rosário facilita o seu cumprimento

… Portanto, quem reza o Rosário obedece ao mandamento do Pai, à recomendação do Filho e à inspiração do Espírito Santo …

SÍNTESE DOS SALMOS

Os salmos da Bíblia são 150, por isso o Rosário é composto por 150 Ave-Marias. O Rosário é o canto dos leigos, das pessoas ocupadas, dos pobres e ricos, dos sábios e dos ignorantes que desejam cumprir o mandato de louvar a Deus em todos os momentos com salmos e canções inspiradas. Leia: Colossenses 3, 16.

… Orar o Rosário não é apenas obedecer ao que a Bíblia ordena, mas orar como a Bíblia ensina …

PALAVRA DE VALE A PENA?

Jesus Cristo disse: “Quando você ora, você não fala muito como os gentios, que imaginam que por suas palavras serão ouvidos.” Leia: Mateus 6,7.

Mas o “Pai Nosso” que oramos antes de cada década é conversa fiada? É vã conversa dar “Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo”? É a Ave Maria que repete sem cessar: “Bendito o fruto do teu ventre, Jesus” conversa vã?

UMA MEDITAÇÃO SOBRE O EVANGELHO

O Evangelho é o relato da vida e das obras de Jesus Cristo. O Rosário é a contemplação desses mistérios. “É precisamente por isso que os mistérios do Rosário são comparados às janelas através das quais você pode dirigir e mergulhar o seu olhar para o ‘mundo de Deus’”. Mensagem de João Paulo II (25-IV-87.) O Rosário ajuda-nos a ver Jesus com os olhos de Maria e a guardar no coração os seus ensinamentos.

O QUE A IGREJA ENSINA

O Rosário tem um caráter claramente evangélico. É do Evangelho que o Rosário tira a enunciação dos mistérios e das suas fórmulas principais. É no Evangelho que ele se inspira a sugerir, motivado pela saudação alegre do Anjo e pelo consentimento religioso da Virgem, a atitude com que os fiéis o devem recitar; tomando o Evangelho, e enquanto as Ave-Marias se sucedem harmoniosamente, apresenta um mistério fundamental – a encarnação do Verbo – contemplado no momento decisivo do anúncio feito a Maria. O Rosário é, portanto, uma oração evangélica … O Rosário é uma meditação ordenada sobre os acontecimentos salvíficos realizados em Cristo. A sua divisão em três partes (nascimento, paixão e ressurreição) reflete o anúncio primitivo da fé e do mistério de Cristo: humilhação, morte e exaltação. Leia: Filipenses 2,6-11 e “

O Rosário não diz palavras sem sentido, mas antes uma meditação sobre os mistérios de Nosso Senhor. Por isso disse o poeta:

… Rezar o Santo Rosário não é só lembrar a alegria, a dor, a glória de Nazaré ao Calvário. É o itinerário fiel de uma realidade vivida e permanecer entrelaçado no seguimento do Cristo alegre, crucificado e glorioso na vida do Rosário …

É UMA ORAÇÃO REPETITIVA?

Na verdade, mas isso não é um defeito, mas é a característica da única frase letal. “Laetus” significa alegria, alegria, regozijo. Alegria como a de Isabel, que proclama em alta voz:
«Bendita és tu entre as mulheres». Alegria como a dos Anjos, que repetiam com insistência: “Glória a Deus nas alturas”. É por isso que os salmos de alegria são repetitivos. Leitura:

VOCÊ LOUVA MARIA DEZ VEZES E JESUS ​​SÓ UMA?

Isso é falso porque cada Ave-Maria é também um louvor ao “bendito fruto do teu ventre, Jesus”.

O ROSÁRIO É UM RAMALHETE DE ROSAS

Nenhuma mulher reclama que seu namorado lhe traz “25 rosas repetidas”, porque não são 25 rosas repetidas, mas um buquê de rosas. O Rosário é um ramo de flores espirituais para a Mãe de Jesus.

… Mulheres gostam de rosas e a Virgem gosta de Rosário ….

O ROSÁRIO É UMA ORAÇÃO ANTIGA?

Em absoluto. O Rosario é muito atual. Como a música moderna, é comovente, rítmica, repetitiva e fala de amor, por isso nunca sai de moda.

A verdadeira oração envolve todo o corpo. Música moderna é tocada, ouvida, cantada e dançada. O Rosário também: os lábios rezam o louvor, a mente percorre os mistérios, os dedos fazem a contagem, os joelhos fazem a adoração, os braços erguidos levantam a súplica.

É rítmico. Os psicólogos acabam de descobrir o que a Igreja já sabia há dois mil anos: o ritmo ajuda a memória. O ritmo do Rosário ajuda a recordar, isto é, a rever no coração como Maria, os mistérios da vida do Senhor. Leia: Lucas 2,51.

É repetitivo e fala de amor. Certamente você se lembra daquela música dos Beatles que diz: “Ela te ama Yeh, Yeh, Yeh”. Nesse famoso e inesquecível álbum a mesma frase se repete mais de cinquenta vezes. E assim é o Rosário, repetitivo, porque as palavras de amor sempre têm um sabor novo para o coração.

O QUE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA DIZ POR LUCÍA

• É uma oração celestial.

“O Rosário é, depois da Santa Missa, o que mais nos une a Deus pela riqueza das orações que o compõem. Todas vêm do céu, ditadas pelo Pai, pelo Filho e pelo Espírito Santo”. Carta para M. Martins.

• É uma oração trinitária.

“A Glória que rezamos entre as dezenas do Rosário foi ditada por Deus Pai aos Anjos de Belém,

A oração do Senhor foi ditada pelo Filho e é dirigida ao pai.

A Ave Maria é composta primeiro pela oração ditada pelo Pai ao Anjo, mais a oração ditada pelo Espírito Santo a Isabel, e a segunda parte: ‘Rogai por nós pecadores’ é a oração ditada pelo mesmo Espírito à Igreja .

• É uma oração eucarística.

“Maria foi o primeiro tabernáculo onde o Pai mostrou o Filho. Os pastores e os Magos adoraram Jesus nos braços de Maria. Não sei se palavras mais sublimes e adequadas podem ser encontradas para rezar diante do Santíssimo Sacramento”. Carta para M. Martins.

O QUE JOÃO PAULO II DIZ

«Vós sabeis que é necessário rezar e deve fazê-lo meditando e relembrando o que Jesus fez e sofreu por nós: os mistérios da sua infância, da sua paixão e morte e da sua ressurreição gloriosa. Recitando o vosso mistério ou década , sigas a inspiração do Espírito Santo que, instruindo-os interiormente, te leva a imitar mais a Jesus, fazendo-nos rezar com Maria e, sobretudo, como
Maria ”.

… O Rosário é, portanto, uma oração cristológica porque é uma meditação sobre os mistérios da vida de Jesus ….

O QUE MANDA MARIA

Nas suas aparições em Fátima, a Virgem deu-nos apenas uma recomendação: “Rezar o Rosário todos os dias”.

O ROSÁRIO É A ORAÇÃO DE TEMPOS DIFÍCEIS.

O Rosário surgiu como uma arma celestial contra a seita dos “cátaros”.

Os dominicanos “armados” com o Rosário, voltaram à verdadeira fé na Europa.

Com o Rosário nas mãos, a batalha de Lepanto foi vencida e o avanço dos turcos foi interrompido.

Com o Rosário, a Legião Azul derrotou o comunismo ateísta e vimos sua “cortina de ferro” desabar como as paredes de Jericó.

Com o Rosário nas mãos e o nome de Cristo Rei nos lábios, o Padre Pro morreu um mártir.

Portanto, o cristão que tem o Rosário numa das mãos, a Bíblia na outra e Cristo no coração é um cristão invencível.