O chamado para a perfeição

828
O chamado para a perfeição

Sábado da Primeira Semana da Quaresma

“Portanto, seja perfeito, assim como o seu Pai celestial é perfeito.” Mateus 5,48

Perfeição é o nosso chamado, nada menos. O perigo em tentar filmar algo menos é que você pode realmente alcançá-lo. Então o que? Em outras palavras, se você se contentar apenas em ser “muito bom”, você pode realmente se tornar “muito bom”. Mas muito bom não é bom o suficiente de acordo com Jesus. Ele quer perfeição! Este é um alto chamado.

O que é perfeição? Pode parecer esmagadora e quase além de expectativas razoáveis. Podemos até ficar desanimados com a ideia. Mas, se entendermos o que a perfeição realmente é, então talvez não nos sintamos intimidados pelo pensamento. De fato, podemos nos encontrar profundamente desejando e tornando nosso novo objetivo na vida.

A princípio, a perfeição pode parecer algo que apenas os grandes santos da antiguidade vivenciaram. Mas para cada santo sobre o qual podemos ler em um livro, há milhares mais que nunca foram registrados na história e muitos outros futuros santos que vivem hoje. Imagine isso. Quando chegarmos ao Céu, certamente ficaremos maravilhados com os grandes santos que conhecemos. Mas pense nos inúmeros outros que serão apresentados pela primeira vez no Céu. Esses homens e mulheres se esforçaram e encontraram o caminho da verdadeira felicidade. Eles descobriram que eles foram feitos para a perfeição.

Perfeição significa que estamos nos esforçando para viver cada momento na graça de Deus. Isso é tudo! Apenas vivendo aqui e agora imerso na graça de Deus. Nós ainda não temos amanhã, e ontem se foi para sempre. Tudo o que temos é este único momento presente. E é neste momento que somos chamados a viver perfeitamente.

Certamente cada um de nós pode buscar a perfeição por um momento. Podemos nos render a Deus aqui e agora e buscar apenas a Sua vontade neste momento. Podemos orar, oferecer caridade altruísta, fazer um ato de extraordinária gentileza e afins. E se podemos fazer isso no momento presente, então o que nos impede de fazer isso no próximo momento?

Com o tempo, quanto mais vivemos a cada momento na graça de Deus e nos esforçamos para entregar cada momento à Sua vontade, ficamos mais fortes e nos tornamos mais santos. Nós lentamente construímos hábitos que tornam cada momento mais fácil. Com o tempo, os hábitos que formamos nos tornam quem somos e nos atraem para a perfeição.

Reflita hoje sobre o momento presente. Tente não pensar no futuro, apenas no momento que você tem agora. Assuma o compromisso de viver este momento em santidade e você estará no caminho para se tornar um santo!

Senhor, eu quero ser santo. Eu quero ser santo como você é santo. Ajude-me a viver cada momento para você, com você e em você. Eu dou este momento presente para você, querido Senhor. Jesus eu confio em vós.