O pecado e suas consequências nos oprimem a todos, o jejum nos é oferecido como meio de recuperar a amizade com o Senhor
No início da Quaresma, tempo que constitui um caminho de preparação espiritual mais intensa, a Liturgia volta a propor três práticas penitenciais às quais a tradição bíblica cristã confere grande valor — a oração, o jejum e a esmola — para nos prepararmos para a celebração da Páscoa. melhor e, assim, experimentar o poder de Deus que, como ouviremos na Vigília Pascal, “afasta os pecados, lava a culpa, restitui a inocência aos caídos, a alegria aos tristes, expulsa o ódio, traz a harmonia, dobra os poderosos” (Proclamação da Páscoa).
Na minha habitual Mensagem quaresmal, este ano desejo fazer uma pausa para refletir especialmente sobre o valor e o significado do jejum. Com efeito, a Quaresma recorda-nos os quarenta dias de jejum que o Senhor viveu no deserto antes de empreender a sua missão pública. Lemos no Evangelho: “Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo. E depois de quarenta dias e quarenta noites de jejum, finalmente sentiu fome” (Mt 4,1-2).
Como Moisés antes de receber as Tábuas da Lei (cf. Ex 34,8), ou Elias antes de encontrar o Senhor no monte Horebe (cf. 1R 19,8), Jesus, orando e jejuando, preparou-se para a sua missão, cujo início foi um duro confronto com o tentador.
Podemos nos perguntar que valor e que sentido tem para nós cristãos nos privarmos de algo que em si seria bom e útil para nosso sustento. As Sagradas Escrituras e toda a tradição cristã ensinam que o jejum é uma grande ajuda para evitar o pecado e tudo o que leva a ele.
Por isso, na história da salvação encontramos em mais de uma ocasião o convite ao jejum. Já nas primeiras páginas da Sagrada Escritura, o Senhor impõe ao homem que se abstenha de consumir o fruto proibido: “Podes comer de qualquer árvore do jardim, mas não comerás da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dele comer, certamente morrerás” (Gn 2, 16-17).
Comentando a ordem divina, São Basílio observa que “o jejum já existia no paraíso”, e “a primeira ordem nesse sentido foi dada a Adão”. Portanto, conclui: “O ‘não deves comer’ é, portanto, a lei do jejum e da abstinência” (cf. Sermo de jejunio: PG 31, 163, 98).
Como o pecado e suas consequências nos oprimem a todos, o jejum nos é oferecido como meio de recuperar a amizade com o Senhor. Foi isso que Esdras fez antes de sua viagem de volta do exílio para a Terra Prometida, convidando o povo reunido a jejuar “para nos humilhar”, disse ele, “diante de nosso Deus” (8,21).
O Todo-Poderoso ouviu sua oração e garantiu seu favor e proteção. Os habitantes de Nínive fizeram o mesmo, que, sensíveis ao chamado de Jonas ao arrependimento, proclamaram, como testemunho de sua sinceridade, um rápido ditado: “Que Deus se arrependa e tenha misericórdia, o ardor de sua ira diminuirá e não pereceremos ” (3,9).
Também naquela ocasião Deus viu suas obras e os perdoou. “O ‘não deves comer’ é, portanto, a lei do jejum e da abstinência”
No Novo Testamento, Jesus indica o motivo profundo do jejum, estigmatizando a atitude dos fariseus, que observavam escrupulosamente as prescrições impostas pela lei, mas seus corações estavam distantes de Deus.
O verdadeiro jejum, repete o divino Mestre em outra ocasião, consiste antes em cumprir a vontade do Pai celeste, que “vê em secreto e vos recompensará” (Mt 6,18). Ele mesmo nos dá o exemplo respondendo a Satanás, no final dos 40 dias passados no deserto, que “não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” (Mt 4,4). ).
O verdadeiro jejum, portanto, tem a finalidade de comer o “verdadeiro alimento”, que é fazer a vontade do Pai (cf. Jo 4,34). Se, portanto, Adão desobedeceu à ordem do Senhor “de não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal”,
A prática do jejum está muito presente na primeira comunidade cristã (cf. At 13,3; 14,22; 27,21; 2Co 6,5). Os Padres da Igreja falam também do poder do jejum, capaz de refrear o pecado, reprimir os desejos do “velho Adão” e abrir o caminho para Deus no coração do crente.
O jejum também é uma prática recorrente e recomendada pelos santos de todos os tempos. São Pedro Crisólogo escreve: “O jejum é a alma da oração, e a misericórdia é a vida do jejum. Portanto, quem orar, jejue; quem jejuar, tenha piedade; ouça aquele que implora aquele que, quando implora, quer ser ouvido, porque Deus dá ouvidos a quem não fecha os ouvidos a quem implora” (Sermo 43: PL 52, 320, 332). ).
Em nossos dias, parece que a prática do jejum perdeu um pouco seu valor espiritual e adquiriu, em uma cultura marcada pela busca do bem-estar material, o valor de uma medida terapêutica para o cuidado do próprio corpo. É claro que o jejum é bom para o bem-estar físico, mas para os crentes é, antes de tudo, uma “terapia” para curar tudo o que os impede de se conformar à vontade de Deus. Na Constituição Apostólica Pænitemini de 1966, o Servo de Deus Paulo VI identificou a necessidade de colocar o jejum no contexto do chamado de cada cristão a não “viver para si mesmo, mas para aquele que o amou e já se entregou por ele”. viva também para os irmãos” (cf. Cap. I). A Quaresma poderia ser uma boa ocasião para voltar às normas contidas na mencionada Constituição Apostólica,
A prática fiel do jejum também contribui para dar unidade à pessoa, corpo e alma, ajudando-a a evitar o pecado e a aumentar a intimidade com o Senhor. Santo Agostinho, que conhecia bem suas próprias inclinações negativas e as definiu como uma “complicação de nós muito retorcida e emaranhada” (Confissões, II, 10.18), em seu tratado A utilidade do jejum, escreveu: “Eu sofro, é verdade, para que Ele me desculpe; Castigo-me para que Ele me ajude, para que eu seja agradável aos Seus olhos, para saborear a Sua doçura” (Sermo 400, 3, 3: PL 40, 708).
Privar-se do alimento material que nutre o corpo facilita uma disposição interior para escutar Cristo e ser nutrido por sua palavra de salvação. Com jejum e oração, permitimos que Ele venha para saciar a fome mais profunda que experimentamos no fundo de nossos corações: a fome e a sede de Deus.
Ao mesmo tempo, o jejum ajuda-nos a tomar consciência da situação em que vivem muitos dos nossos irmãos. Em sua Primeira Carta São João nos alerta: “Se alguém que possui bens mundanos vê seu irmão necessitado e fecha suas entranhas, como pode permanecer nele o amor de Deus?” (3.17). O jejum de livre e espontânea vontade ajuda-nos a cultivar o estilo do Bom Samaritano, que se inclina e ajuda o irmão que sofre (cf. Enc. Deus caritas est, 15).
Ao escolher livremente nos privar de algo para ajudar os outros, demonstramos concretamente que o próximo que está passando por dificuldades não é um estranho para nós. Precisamente para manter viva esta atitude de acolhimento e cuidado para com os irmãos, encorajo as paróquias e outras comunidades a intensificarem durante a Quaresma a prática do jejum pessoal e comunitário, tendo também o cuidado de ouvir a Palavra de Deus, a oração e a esmola.
Este foi, desde o início, o estilo da comunidade cristã, em que se faziam coletas especiais (cf. 2Co 8-9; Rm 15, 25-27), e os fiéis eram convidados a dar aos pobres o que eles, graças ao jejum, havia coletado (cf. Didascalia Ap., V, 20,18). Ainda hoje esta prática deve ser redescoberta e promovida, especialmente durante o tempo litúrgico quaresmal.
O que eu disse mostra muito claramente que o jejum representa uma importante prática ascética, uma arma espiritual para lutar contra qualquer possível apego desordenado a nós mesmos. Privar-se por vontade própria do prazer da comida e de outros bens materiais, ajuda o discípulo de Cristo a controlar os apetites da natureza enfraquecidos pelo pecado original, cujos efeitos negativos afetam toda a personalidade humana. Apropriadamente, um antigo hino litúrgico da Quaresma exorta: “Utamur ergo parcius, / verbis, cibis et potibus, / somno, iocis et arctius / perstemus em custódia – Usemos palavras, comida e bebida, sono e jogos com mais sobriedade, e vamos permaneçam vigilantes, com maior atenção”.
Caros irmãos e irmãs, considerando tudo, o jejum tem como finalidade última ajudar cada um de nós, como escreveu o Servo de Deus Papa João Paulo II, a dar-se totalmente a Deus (cf. Enc. Veritatis Splendor, 21 ). Portanto, que em cada família e comunidade cristã a Quaresma seja valorizada para remover tudo o que distrai o espírito e intensificar o que alimenta a alma e a abre ao amor de Deus e do próximo. Penso sobretudo num maior empenho na oração, na lectio divina, no Sacramento da Reconciliação e na participação ativa na Eucaristia, sobretudo na Santa Missa dominical. Com esta disposição interior, entremos no clima penitencial da Quaresma. Que a Virgem Maria nos acompanhe, Causa nostræ laetitiæ, e sustenta-nos no esforço de libertar o nosso coração da escravidão do pecado para que se torne cada vez mais um “tabernáculo vivo de Deus”. Com este desejo, assegurando a minha oração para que cada crente e cada comunidade eclesial sigam um fecundo itinerário quaresmal, concedo de coração a todos vós a Bênção Apostólica.
Papa Bento XVI














