Família, identidade e valores

A família, comunhão de pessoas
Material para catequese
Material para catequese

Na família construímos a identidade da pessoa, protege-se a sua autonomia e é a base a partir da qual se projecta no campo social, cumpre também uma função essencial no desenvolvimento da pessoa humana, porque é o lugar onde a personalidade é formada, em todos os seus aspectos, incluindo também o físico e o espiritual.

Somos os pais que, como primeiros responsáveis ​​pela educação de nossos filhos, protegemos sua privacidade e promovemos seu desenvolvimento com base em valores.

A educação escolar cumpre uma função importante e sustenta nossas famílias e deve ser desenvolvida em plena harmonia com nós, pais, respeitando a identidade cultural.

A família é a única instituição capaz de velar, cuidar, acolher, proteger e amparar os mais fracos da sociedade. A família é o lugar onde aprendemos e começamos a amar e ser amados. Ela é a única pedagoga do amor verdadeiro, pois é somente com os modelos de mamãe e papai que podemos conhecer o amor de um homem, entender o amor de uma mulher, aprender sobre o amor de um casal e o amor entre pais. e filhos, filhos, e entre irmãos; ali se compreendem e vivem valores tão fundamentais como a solidariedade e o reconhecimento do outro. Com o pai, a mãe e os irmãos viveram as circunstâncias do quotidiano, as boas, as más, as tristes e as felizes da existência.

Na família, torna-se realidade a capacidade de se doar como pessoa insubstituível e de ser acolhido como tal. O papel de ser pai é muito complicado e só se aprende com o tempo, já que não está escrito em nenhum livro e cada pessoa pode ter um conceito diferente. Deve-se levar em conta que é muito difícil cumprir todas as responsabilidades que implica ser pai. Os pais ensinam valores, pensamentos e ideologias; e tentamos educar nossos filhos da melhor maneira possível.

Nossa função como pais é então, orientar nossos filhos no caminho da vida, mas levando em consideração que cada indivíduo é único, por isso, educar não é fazer uma pessoa, mas ajudar nosso filho a se encontrar.

Cada família é um elo social que deve encontrar a sua própria identidade, e estabelecer pontos de referência que orientem, eduquem e orientem os seus membros.