Dicas para perseverar na oração diária

rezar o terço e perseverar na oração diária
Material para catequese
Material para catequese

A oração constitui, poderíamos dizer, o centro da vida cristã, pois tudo o que sabemos de Deus nasce sempre de uma iniciativa de amor que se quer comunicar e fazer-se compreender como um Pai ansioso por nos amar e estar conosco. (veja o Catecismo da Igreja Católica # 27).

Sim, é verdade, somos fruto de um transbordamento do seu amor e o que ele sente por nós é incalculável, insondável, inimaginável. Sem medo podemos afirmar que também queremos amá-lo, que precisamos muito dele; No entanto, como podemos nos aproximar dele? Como você tem uma ideia de como isso é bom? A resposta não é tão complexa. Existe uma chave em particular: a vida de oração.

Vamos nos lembrar por um momento de quantos santos experimentaram uma realização incrível apenas por terem hábitos espirituais e disciplinas baseadas em ouvir e passar tempo com Deus. Eles tinham as mesmas ferramentas que nós, os mesmos sacramentos, o mesmo Pai apaixonado e o mesmo chamado à felicidade sem fim. Partindo deste princípio, queremos encorajá-lo a perseverar na oração, dando-lhe estas 5 dicas simples.

1. Começa

Criar um hábito é o mais complexo de todos, principalmente o começo. Mas, como nos disse o Papa Francisco, o caminho se faz caminhando. Para criar um hábito, você deve começar removendo a palavra “ganhar” do seu dicionário. Às vezes, esperamos que um desejo ardente de oração surja de nós e, sim, isso pode acontecer, mas certamente nem sempre. Jesus já nos disse que “o espírito está decidido, mas a carne é fraca” (cf. Mt 2,41).

O nosso espírito só anseia pelo encontro com Deus, mas o obstáculo é a nossa carne: a preguiça (prefere fazer outras coisas do que orar) (cf. Gal 5 19,21), porém temos a certeza de que Deus nos dá força para superar. Não acreditamos que Ele vai nos perguntar o que é impossível para nós, mas precisamente, visto que existem várias tentações, devemos levar a vida espiritual com muita seriedade e maturidade. Colocar alarmes no seu celular pode ajudar. Não se esqueça de começar aos poucos e aumentar, você pode ir de 5 minutos a várias horas por dia!

Em todo caso, o mais importante é que você não pare de perseverar, mesmo que tenha momentos em que não sinta nada, mantenha a calma de que Deus está no comando. Peça ao Espírito Santo a graça de perseverar e fazer a sua parte da melhor maneira: coloque tempo e vontade. Se você perder o hábito, encontre-o novamente. Não desista, esse desejo de santidade o levará ao objetivo proposto.

2. Use recursos

Algo que pode nos ajudar muito, e ainda mais nesta era digital, são os recursos audiovisuais religiosos como vídeos, músicas, áudios, etc., materiais que ajudam a nossa compreensão e propõem disposições e sentimentos ao nosso coração e à nossa imaginação.Esses recursos abrem espaço em nossos sentidos, facilitam a concentração, ajudam a abrir as portas para o Espírito Santo e nos dão paz. Podemos ter uma lista de reprodução que nos ajude na oração diária (que pode conter, desde cantos gregorianos, a outras belas interpretações cheias de uma experiência pessoal com Deus), você também pode se inscrever em um serviço de oração diária ou ouvir áudios de reflexões espirituais do Papa, bispos, padres, etc. Você verá como a oração se estende minuto a minuto, sem que você perceba.

3. Defina um lugar

Veja seu relacionamento com Deus como um relacionamento de amor. Namorados e casamentos nascem como imagem e semelhança desse amor. Definir o seu local de oração será de grande ajuda, você pode usar velas, colocar uma imagem que você contempla ou simplesmente escolher um local isolado no meio da natureza . Preparar tudo faz com que os detalhes cultivem essa relação de amor. Depende de você, Deus colocou em seu coração o desejo, o gosto e as inclinações por certas coisas que são bonitas para você, e elas falam com você sobre Ele.

4. Evite a monotonia

Às vezes, na vida de oração, tudo se torna monótono, não porque Deus é, mas porque você está no processo de conhecê-Lo e encontrar sua maneira de se relacionar com Ele. Ouça Aquele que é o cabeça do relacionamento e é generoso em seus caminhos de chegar até você. Permita que ele inspire em você novos desejos que podem ir desde uma visita ao Santíssimo Sacramento até incluir outros tipos de orações que fazem parte da tradição da Igreja … ou outros tipos de recursos que não poderíamos listar porque brotam um Deus eterno.

5. Medite e contemple

Saber o que Deus fez com os outros pode ser incrível e inspirar o mais profundo de nossos desejos, que é que Deus falou à sua Igreja para sempre. Ler a Bíblia (especialmente) e outros livros espirituais permitirá que você perceba que o mesmo amor que Deus mostrou a alguns também pode ensiná-lo. Não te esqueças que não é aquele que mais ama a Deus, mas sim aquele que mais se deixa amar por Ele. Contempla as cenas e deixa que Deus fale contigo.