Dia dos cristão leigos

cristão leigos rezando na igreja, pessoas na missa

Neste quarto domingo do Mês Vocacional, dedica-se as orações para as Vocações Leigas, em que homens e mulheres exercem diversos serviços nas comunidades, colaborando através dos ministérios extraordinários, pastorais e movimentos que compõe o dinamismo da Igreja, “pois assim como num só corpo temos muitos membros, e os membros não têm todas a mesma função, de modo análogo, nós somos muitos e formamos um só corpo em Cristo, sendo membros uns dos outros” (cf. Rm 12,4-5)

Ao comemorar a Vocação do Laicato, é conscientizar o chamado de Deus em vivenciar ativamente o Batismo em prol da caminhada conjunta rumo a Pátria Celeste. “A firme certeza de ser amados por Deus está no centro da vossa vocação: ser para os outros um sinal tangível da presença do Reino de Deus, uma antecipação das alegrias eternas do céu. Somente se o nosso testemunho for alegre é que poderemos atrair homens e mulheres para Cristo; e esta alegria é um dom que se alimenta de uma vida de oração, da meditação da Palavra de Deus, da celebração dos Sacramentos e da vida comunitária” (Papa Francisco).

Ora, o Catecismo da Igreja Católica nos ensina: “É específico dos leigos, por sua própria vocação, procurar o Reino de Deus exercendo funções temporais e ordenando-as segundo Deus… A eles, portanto, cabe de maneira especial iluminar e ordenar de tal modo todas as coisas temporais, às quais estão intimamente unidos, que elas continuamente se façam e cresçam segundo Cristo e contribuam para o louvor do Criador e Redentor” (n. 898).

Assim, “reconhecemos a importância do laicato para a vida da Igreja: não existe Igreja sem leigos e leigas. Vocês, meus irmãos e minhas irmãs, podem anunciar Jesus Cristo em lugares e ambientes onde o bispo, o padre, o religioso e a religiosa não podem chegar” (Dom Manuel Parrado Carral – Bispo Diocesano de São Miguel Paulista).

Saudações em Cristo!

+ Eurico dos Santos Veloso

Arcebispo Emérito de Juiz de Fora, MG

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !