Deus tornou-se visível na Palavra de Salvação!

Natal do Senhor

Missa do Dia de Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo: Deus tornou-se visível na Palavra de Salvação!

Neste dia de Natal devemos rezar como a Antífona de entrada da Missa de hoje: “Hoje surgiu a luz para o mundo. O Senhor nasceu para nós. Ele será chamado admirável, Deus, Príncipe da paz, Pai do mundo novo, e o seu reino não terá fim”(Is 9,2-6; Lc 1,33).

O tema desta Eucaristia do Natal pode girar à volta da expressão “a Palavra fez-se carne e habitou entre nós”. As promessas de Deus se cumprem: um menino nasceu para nós. Jesus é o portador da paz, da salvação e da luz eterna que brilha no mundo. Exultantes contemplemos e vivamos o esplendor da glória do Pai.

A primeira leitura(Is 52,7-10) anuncia a chegada de Deus ao meio do seu Povo. Ele é o rei que traz a paz e a salvação, proporcionando ao Povo de Deus uma era de felicidade sem fim. O profeta convida, pois, a substituir a tristeza pela alegria e pelos gritos de vitória. Palavras maravilhosas permeiam toda a primeira leitura da profecia de Isaías. Ali podemos ler beleza, paz, bem, salvação, alegria, exultação e consolo. Todas elas mostram, para nós, a grande riqueza que Deus nos concede todos os dias, ainda mais hoje, neste dia Santo em que nos dá de presente a Encarnação de seu Verbo. São motivos mais que suficientes para celebrarmos a nossa fé, certos de que Deus confia em nós e vem para o nosso meio sendo luz e força de salvação. É por isso que temos a oportunidade de meditar, hoje, o grande hino à Encarnação que encontramos no Novo Testamento: o prólogo de São João. Ali, meditamos a teologia da vida, da luz, do testemunho, da graça e da presença de Deus entre nós. São pensamentos sublimes e realidades grandiosas que vêm ao nosso coração para serem meditadas dia após dia, enriquecendo nossas vidas com a graça de Deus que é derramada sem medida.

O Salmista, de modo belo e poético, entoa a alegria natalina: “Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus”(Sl 97, 1.2-3ab.3cd-4.5-6).

A segunda leitura(Hb 1,1-6) apresenta, em traços largos, o plano salvador de Deus. Insiste, sobretudo, que esse projeto alcança o seu ponto mais alto com o envio de Jesus, a “Palavra” de Deus que os homens devem escutar e acolher. Desde o início da humanidade, Deus toma a iniciativa de se comunicar com ela. Ele nos fala na criação, pelos profetas e, nos últimos tempos, pelo próprio Filho encarnado. A plenitude da manifestação de Deus ocorreu com a vinda do Filho amado, constituído herdeiro de todas as coisas.

O Evangelho (Jo 1,1-18) desenvolve o tema esboçado na segunda leitura e apresenta a “Palavra” viva de Deus, tornada pessoa em Jesus. Sugere que a missão do Filho/“Palavra” é completar a criação primeira, eliminando tudo aquilo que se opõe à vida e criando condições para que nasça o homem novo, o homem da vida em plenitude, o homem que vive uma relação filial com Deus. A Palavra de Deus se tornou existência humana na pessoa de Jesus. Agora a própria Palavra fala e proclama o que trouxe do Pai. Deus se faz gente como nós para revelar seu amor fiel para conosco. O Filho é a revelação plena de tudo aquilo que o Pai tem de belo para a humanidade usufruir. Com Jesus, luz que resplandeceu nas trevas, surge uma nova humanidade.

Deus revelou a sua graça e a sua verdade no seu Filho encarnado – assim como elas se manifestam em cada ser humano que se abre para acolhê-las. Graça é dom de Deus a quem desejar; a autêntica verdade está na mensagem proclamadas pelo Filho de Deus. Feliz e Santo Natal! Que Jesus, o Deus Menino, que tornou-se visível na Palavra, o Filho de Maria, ilumine nossos caminhos, os caminhos da humanidade e dissipe as trevas que sufocam a vida de tantos filhos e filhas de Deus e de tantas Marias. Que a Palavra Encarnada ilumine a nossa vida e nos dê paz e saúde, Amém!

+ Eurico dos Santos Veloso

Arcebispo Emérito de Juiz de Fora, MG

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !