Bem-aventurados os puros de coração

Festa de Todos os Santos

SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS

“Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.” (Mt 5,8)

Neste domingo, a Igreja no Brasil, celebra a Solenidade de Todos os Santos. Após comemorarmos a Igreja Padecente, aos quais esperam ansiosamente pela ressurreição, celebramos a Igreja Triunfante, daqueles que já se encontram na participação da vida em Deus, usufruindo da santidade que o próprio Deus deu como dom e, agora, tais homens e mulheres intercede por nós. “A Santidade não é o fruto do esforço humano, que procura alcançar a Deus com suas forças, e até com heroísmo; ela é dom do amor de Deus e resposta do homem à iniciativa divina” (cf. Missal Dominical – Missal da Assembleia Cristã)

A Primeira Leitura dada do Livro do Apocalipse de São João (Ap 7,2-4.9-14), o apóstolo descreve sua visão sobre àqueles que confiaram na Paixão, Morte e Ressurreição do Jesus Cristo, aos quais são conduzidos para diante do Trono do Cordeiro. Ora, após a grande tribulação, a imensa multidão de todos os povos, línguas e nações, vêm em adoração por Aquele que os libertaram de todo Mal. Afinal, “esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro” (cf. Ap 7,14).

O Evangelho de Marcos (Mt 5,1-12a), apresenta o sermão das Bem-aventuranças, onde através desta exortação Jesus promete a todos àqueles que buscam as ações voltadas para os pobres, mansos, humildes, que têm fome e sede de justiça, misericordiosos, puros de coração, que promovem a paz, os que são perseguidos devido a Palavra de Deus, estes possuirão o Reino dos Céus. Pois, nas palavras do próprio Cristo: “Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus.” (cf. Mt 5,11-12a)

A Segunda Leitura extraída da Primeira Carta de São João (1Jo 3,1-3), fala-nos que através da filiação adotiva que temos com Deus, somos capacitados à glória dos Céus. Afinal, através desta filiação de uma coparticipação da natureza divina, em que, “quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é. Todo o que espera nele, purifica-se a si mesmo, como também ele é puro” (cf. 1Jo 3,2b-3).

Confiantes na Palavra desta Solenidade de Todos os Santos, busquemos alcançar, sem medidas, a SANTIDADE. “Deixemo-nos estimular pelos sinais de santidade que o Senhor nos apresenta através dos membros mais humildes deste povo que «participam também da função profética de Cristo, difundindo o seu testemunho vivo, sobretudo pela vida de fé e de caridade»” (GAUDETE ET EXSULTATE – Papa Francisco).

Saudações em Cristo!

+ Eurico dos Santos Veloso

Arcebispo Emérito de Juiz de Fora, MG

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !