A voz suave do Deus que chama

Vocação: Chamado de Deus
Material para catequese
Material para catequese

Deus chama. Ontem, hoje e amanhã. Homens e mulheres se consagram. Sacerdotes, religiosos e religiosas, leigos que dão um sim para sempre, sem condições. O mundo é diferente a cada resposta, a cada entrega. Há homens e mulheres que querem amar mais, que refletem, com a vida, que Deus é fiel, que Deus nos ama loucamente.

Cada vocação é um mistério. Deus sorri e espera um sim gratuito e sincero. Ele quer que o amemos, que lhe demos o que somos, sem limites, sem condições. Ele quer que sejamos felizes nas suas mãos, que confiemos, que sigamos os seus passos, a caminho do Calvário, para uma tumba vazia que nos fala de Vida e Esperança.

Dar um sim a Deus não é fácil quando falta amor. Deus não subjuga com força ou ameaças. Sua voz é suave, discreta, respeitosa. Convide e cale a boca, sussurre e deixe o tempo. Há quem o siga logo, sem medo, e há quem adie sua resposta, meses, anos, para seguir planos vazios, projetos vazios, fora do sonho de um Deus bom.

Quando o vento da noite sopra, Deus espera. Talvez hoje um jovem pense, ore e olhe para o céu. Ele busca o Deus que o buscava, sonha na voz que um dia ressoou em sua alma. Pode ser um momento decisivo. Pode ser o início de uma nova vida.

Outros esperam, perto ou longe, o sim de cada nova vocação. O silêncio da noite revela vozes que rezam a Deus, como um dia Cristo, para pedir-lhe que mande mais trabalhadores, porque a colheita é grande, a colheita está pronta, o céu está de portas abertas com o triunfo da Páscoa.

Não há anúncio sem anunciantes. Não há salvação sem fé na mensagem. Uma mensagem que é levada a todo o mundo através de mensageiros frágeis e determinados, que ouvem a voz de Deus, numa tarde de silêncio: “Vinde e segue-me” ..

Fernando Pascual