Na Quarta-feira de Cinzas, os bons cristãos vão à igreja para receber as cinzas enquanto ouvem as palavras: “Arrependei-vos e crede no Evangelho”. Essa mensagem resume o significado deste rito solene, que marca o início da Quaresma. Somos chamados ao arrependimento e à conversão!
O Tempo de Pecado e o Tempo de Conversão na Quaresma
Na vida, há um tempo para pecar e um tempo para se converter. Infelizmente, o tempo do pecado costuma ser longo. Todos passamos por momentos difíceis, nos quais nos afastamos de Deus, da Igreja e dos bons costumes. Ao olharmos para trás, podemos perceber períodos sombrios em que nos distanciamos daquilo que é bom e justo.
Por outro lado, também há momentos de graça, como na quaresma, é um tempo quando buscamos melhorar a nossa vida, fazer ainda mais o bem e nos sentimos em paz com Deus, com os outros e com nós mesmos. Se pudéssemos assistir a um filme sobre o nosso melhor e pior dia, ficaríamos surpresos. Primeiro, por percebermos como caímos em certas situações. Talvez disséssemos: “Nunca imaginei que pudesse agir dessa forma”. Em contrapartida, também nos surpreenderíamos com nossas boas ações. Se todos os dias fóssemos como em nosso melhor momento, estaríamos entre os homens verdadeiramente bons e justos.
A Escolha Entre o Bem e o Mal
Diante dessa reflexão, podemos concluir que o ser humano tem a capacidade de se elevar espiritualmente ou se corromper. Ele pode se tornar um anjo ou um demônio, dependendo das escolhas que faz ao longo da vida. Por isso na quaresma somos convidados a conversão buscando sempre o bem.
Conta-se que, ao selecionar um ator para representar Cristo em um filme, escolheram um jovem cujo rosto refletia pureza e bondade. Anos depois, ao procurarem alguém para interpretar Judas, encontraram um homem cuja expressão revelava dor e dureza. Para surpresa da equipe, tratava-se do mesmo ator. Isso nos faz questionar: o que aconteceu em sua vida para mudar tanto sua aparência e expressão?
Quaresma: Tempo de Mudança e Misericórdia
A Quaresma é um convite divino à transformação. Deus nos oferece a oportunidade de arrependimento e nos concede Seu perdão com generosidade. No entanto, mesmo sabendo que precisamos mudar, muitas vezes adiamos essa decisão.
Há um relato sobre um homem que sempre postergava sua conversão. Quando seus amigos disseram: “Vamos mudar de vida, mas depois”, ele respondeu: “Se vocês realmente querem mudar, por que não agora? E se não for agora, o que garante que farão isso depois? Vocês conseguirão? Terão tempo?”. Sua frase mais marcante foi: “Temei a Deus que passa e não volta”.
Conversão: Não Deixe Para Depois
Deus nos chama continuamente ao arrependimento, mas não sabemos quantas oportunidades ainda teremos. A Quaresma é esse tempo propício para refletir, nos reconciliarmos e nos aproximarmos Dele. Que possamos aproveitar esse período de graça para nos convertermos de verdade!