A família no plano de Deus

A família é aquele lugar amado por Deus para cada pessoa, onde ela pode se desenvolver em um ambiente de amor, aceitação, afeto e confiança

a familia no plano de Deus
Material para catequese
Material para catequese

“Ser grato pela família é reconhecer a bênção de ter pessoas que nos amam incondicionalmente.”

Deus criou o homem à sua imagem e semelhança: chamando-o à existência por amor, chamou-o ao mesmo tempo ao amor.

E, ao amar com responsabilidade, o homem estabelece um compromisso de amor ao se casar. Os novos esposos comprometem-se a ajudar-se mutuamente, além disso, a procurar o bem de ambos e a procriar e educar os filhos.

Esta é a origem da família. Essa comunidade de amor, livremente formada pelo consentimento dos esposos, onde todos os seus membros crescerão como pessoas e se ajudarão mutuamente a alcançar o seu fim último, a salvação eterna.

Os valores que aprendemos na família

Lembremos também que Deus criou o homem para que dia a dia ele cresça como pessoa, seja melhor, se desenvolva. E qual será o melhor lugar para o homem crescer desde o nascimento? Qual será aquela academia onde você se exercita naturalmente como pessoa? Não é família? Sim. Sem dúvida, a família é aquele lugar amado por Deus para cada pessoa, onde se pode desenvolver num clima de amor, acolhimento, afeto e confiança. Será aquele lugar onde você aprenderá a amar os outros, a compartilhar, a conhecer a Deus.

Já na natureza vemos como os animais cuidam de seus filhotes, os protegem, os alimentam: os leões, durante os dois primeiros anos de vida, exigem que seus pais sobrevivam. Aos poucos, a leoa os ensina a caçar, a cuidar de seus inimigos. Assim, quando chegar o dia, o filhote, transformado em leão, poderá viver sozinho.

Se Deus dotou os animais de uma família onde aprendem a viver segundo a sua espécie, por outro lado, não terá dotado o homem, que por amor criou à sua imagem e semelhança, de um lugar onde aprenda a viver como pessoa? , para viver de acordo com o seu fim último? Esse lugar é a família, uma comunidade de amor onde o homem cresce e aprende a viver como filho de Deus.

A família nos molda como pessoa

Assim, a família se origina quando um homem e uma mulher se unem em casamento e se complementa e cresce, quando os filhos chegam. Quando estes nascem, a grande responsabilidade dos pais começa a educá-los como pessoas que devem crescer, tanto física como humanamente. Sim, as crianças nascem precisando de tudo.

 Os pais, pouco a pouco, farão um esforço para que seus filhos tenham tudo o que precisam: comida, casa, roupas, estudos, lazer. Mas, acima de tudo, eles lhes darão amor e carinho para que cresçam dia a dia e se tornem pessoas melhores. Esforçar-se-ão para que aprendam a ser responsáveis, colaboradores, generosos, honestos, laboriosos, honrados, fiéis, amigáveis, ordeiros, a tomar boas decisões, a fazer bom uso de sua liberdade,… que se aproximem de Deus.

A união familiar é a base para a felicidade

Deus nos deu a família como a melhor escola para o crescimento como pessoas. Em sua Divina Providência ele nos deu. Ele quis a família como aquele lugar onde todos os seus membros se exercitam e se fortalecem como pessoas. Pois Ele ama cada pessoa e busca o melhor para cada uma. Que grande responsabilidade os pais têm com seus filhos! Que grande responsabilidade os maridos têm consigo mesmos!

Quais serão os membros da família no futuro? Serão o que cresceram com carinho e amor.
Podemos tomar como exemplo, a Sagrada Família: São José, a Santíssima Virgem Maria e Jesus. Como homem, esta foi a família onde Jesus cresceu. Lá ele aprendeu e foi formado.

Francisco de Paula Cardona Lira