Segunda-feira da semana santa
Maria tomou um litro de óleo perfumado e caro feito de um genuíno nardo aromático, ungiu os pés de Jesus e secou-os com os cabelos; a casa estava cheia da fragrância do óleo. João 12, 3
Que humilde e belo ato de amor para com Jesus. Este perfume valeu 300 dias de salário. Isto é muito dinheiro! É interessante notar que Judas se opôs a esse ato afirmando que ele achava que deveria ter sido vendido e o dinheiro dado aos pobres. Mas o Evangelho afirma claramente que Judas estava realmente interessado apenas no dinheiro, já que ele costumava roubar o saco de dinheiro. De nota ainda maior é a resposta de Jesus a Judas. Jesus repreende Judas e afirma: “Deixe-a em paz. Deixe-a guardar isso para o dia do meu enterro. Você sempre tem os pobres com você, mas nem sempre você me tem.
Se alguém dissesse isso, teria soado egocêntrico. Mas foi Jesus quem disse isso e Ele foi totalmente altruísta em Seu amor. Então, o que foi isso tudo? Era sobre o fato de que Jesus sabia o que Maria precisava. E ao dizer o que Ele fez, Ele revelou o que cada um de nós precisa. Precisamos adorá-lo, honrá-lo e torná-lo o centro de nossas vidas. Precisamos nos humilhar diante dele e servi-lo. Não porque Ele precisa de nós para tratá-lo assim, mas porque precisamos tratá-lo dessa maneira. Honrá-lo em nossa humildade e amor é o que precisamos fazer para nossa própria santidade e felicidade. Jesus sabia disso, então Ele honrou Maria por esse ato de amor.
Essa história nos convida a fazer o mesmo. Convida-nos a olhar para Jesus e torná-lo o centro da nossa adoração e amor. Nos convida a derramar todo o nosso trabalho para Ele (simbolizado pelo perfume que vale 300 dias de salário). Nada é muito caro para Jesus. Nada vale mais que um ato de nossa adoração.
Adoração de Deus é certo de fazer. Mais importante ainda, é um ato que irá transformá-lo na pessoa que você foi feito para ser. Você foi feito para adoração e adoração a Deus e isso é realizado quando você humildemente honra nosso Senhor com todo o seu eu.
Reflita, hoje, sobre a profundidade da sua própria adoração ao nosso Senhor. Você está disposto a “derramar” todo o seu sustento sobre ele? Ele vale mais para você que o salário de 300 dias? Ele é a parte mais central de sua vida? Você diariamente se humilha diante Dele e derrama seu coração para Ele em oração? Reflita sobre esse humilde ato de adoração que Maria oferece a Jesus e procura imitar seu belo exemplo.
Senhor, posso seguir o exemplo desta santa mulher, Maria. Ajude-me a me humilhar diante de você e honrá-lo com toda a minha vida. Querido Senhor, nada na vida é mais importante do que você e minha adoração total de você. Deseje-me, querido Senhor, humilhe-me diante da Sua glória e ajude-me a amá-lo e adorá-lo com todo o meu ser. Jesus eu confio em vós.