A primeira coisa a dizer é que as flores do altar têm uma função ornamental (assim como as velas, a toalha de mesa, o incenso, etc.), é uma forma de honrar a Cristo, já que o altar é Cristo.
Secundariamente, também para homenagear seus membros mais gloriosos, que são os mártires, cujas relíquias são depositadas no altar, ou seja, a Igreja triunfante, Esposa de Cristo. Relacione isso com a coroa de flores de laranjeira que a noiva usava no casamento e, por que não, com o próprio Cristo, já que, por exemplo, no rito bizantino, o marido também é coroado.
Segundo uma antiga tradição, já atestada na Traditio Apostolica (ano 215), atribuída a São Hipólito de Roma, os cristãos traziam rosas e lírios como oferenda ao altar: “às vezes ofereciam flores; portanto, a rosa e o lírio foram oferecidos, e não outros” (Traduzimos o texto da edição de BOTTE, 1963, 78). Como observa o famoso liturgista italiano Dom Mario Righetti, “o pavimento em mosaico da Basílica de Aquilea, construído nos primeiros anos do s. IV, tem também um painel que representa as mulheres que oferecem à Igreja flores soltas e festões”. (M. RIGHETTI, Storia Liturgica, I, 544). Do S. IV, e provavelmente antes, os túmulos dos mártires, de acordo com o uso universal, que assim honravam todos os túmulos, eram adornados com o perfume das flores, que também chegava à mesa do altar que guardava as relíquias. Daí Prudêncio († 410 ca.) cantou: “Violis et fronde frequenti/Nos tecta fovebimus ossa” (Cathemerinon, X, v. 169). O que poderíamos traduzir: “Com violetas e frondes assíduos/ honraremos os ossos cobertos”. São Jerônimo elogiou Nepotiano que cuidou diligentemente da decoração floral das basílicas e lugares dos mártires, com várias flores, galhos de árvores e brotos de videira (Cf. Epist. LX ad Heliodorum).
Na ausência de ramos de oliveira e palmeiras, as flores eram abençoadas (e ainda são) nos países do norte no Domingo de Ramos (daí, “Páscoa”). Esta circunstância deu nome à península da “Flórida” nos Estados Unidos, justamente por causa desse uso litúrgico, já que os espanhóis ali chegaram nessa data no ano de 1513 (Cf. M. RIGHETTI, Idem, II, 184). Um costume característico dos tempos medievais no dia de Pentecostes era fazer chover rosas, durante o canto da Tertia ou a Sequência da Missa, que recriava simbolicamente as línguas de fogo e os dons do Espírito Santo, por isso é Conhecida esta solenidade também com o nome de “Páscoa Rosa” (Cf. Ibidem, II, 316).
Por fim, sirva esses dados históricos para testemunhar o uso litúrgico das flores.
Passemos agora às normas da Instrução Geral do Missal Romano: o princípio é que “na ornamentação do altar se guardará a moderação” (OGMR, 305). Há templos onde você não sabe se está em uma floricultura, em um berçário ou em uma selva. No desejo de decorar, o que é acessório passa a ser o principal, e o mais importante, que é o altar, perde visibilidade, ou até mesmo a mobilidade do sacerdote no desenvolvimento do rito fica prejudicada. Agora, há tempos litúrgicos em que a moderação deve ser ainda maior, como no Advento, ou mesmo flores não devem ser colocadas, como durante a Quaresma (exceto o Quarto Domingo, conhecido como Domingo “Laetare” – “Alegra-te”, como antegozo da Alegria da Páscoa, que já está próxima). As solenidades e as festas, é claro, exigem maior abundância floral (Cf. OGMR, 305).
No entanto, a Ordenação insiste novamente: “o uso de flores como decoração do altar deve ser sempre moderado, e elas serão colocadas, mais do que na mesa do altar, ao redor dela” (OGMR, 305). Esta última tem uma razão prática ou funcional, que é justamente para que a visibilidade dos fiéis sobre os diversos ritos realizados pelo sacerdote não seja prejudicada, mas há uma razão mais profunda, que é que o altar não é apenas a mesa de um banquete, mas sobretudo o altar do sacrifício, como se pode deduzir do que diz o próprio OGMR: “O altar, no qual se faz presente o sacrifício da cruz sob os sinais sacramentais, é, além do Senhor, para cuja participação o povo de Deus é convocado na Missa…” (OGMR, 296).














