Meus irmãos e irmãs, neste dia 24 de novembro, comemoramos o Dia Nacional de Ação de Graças em vários países do mundo. Assim como nos Estados Unidos e Canadá, essa data é marcada no Brasil como um dia de gratidão, de agradecimento a Deus e aos nossos familiares, amigos e colegas de trabalho pela colheita proveitosa do último ano, pelas conquistas individuais e coletivas, pela dom da vida e pela nossa saúde.
O Dia de Ação de Graças acontece, no Brasil e nos Estados Unidos, sempre na quarta quinta-feira do mês de novembro e, embora não tenha sido criado pela Igreja Católica, é uma data abraçada pelas cristãos católicos que aproveitam para praticar o gesto generoso ensinado por Jesus Cristo Nosso Senhor, que é ser sempre grato, principalmente, diante das adversidades da vida.
Vamos aproveitar essa data para dissipar mágoas e desentendimentos, para que possamos reunir na noite desta quinta-feira, ao redor da mesa de jantar, todos aqueles que amamos e respeitamos. É no amor e na entrega de quem serve humildemente aos seus irmãos, especialmente os mais necessitados, que Deus oferece aos seus filhos a prometida vida eterna. Aproveite a data para ser generoso com quem mais precisa, com aqueles que necessitam de um pão, de uma roupa, um agasalho ou uma palavra amiga.
Também vivemos um tempo especial para a Igreja, com a chegada do Advento. É tempos de nos preparar. É tempo de vigilância e de revisão de vida para que no Natal o centro seja o Deus Menino, Jesus nascido em Belém para nos salvar! É tempo de decisão. Escolher e viver por e para Jesus, assumindo as consequências em nossa vida.
Nesse Dia Nacional de Ação de Graças sigamos o exemplo dos santos e mártires, devotos e devotas, religiosos e leigos, que deram e dão a vida pelo Evangelho e seguem firmes no propósito de levar a cada vez mais pessoas os valores evangélicos. Sempre será tempo de agradecer. Sejamos gratos a Deus, ao padre de nossa paróquia, nossos catequistas, nosso bispo, e Papa. Amém.
+ Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)