A juventude precisa ser forte para se tornar madura
Como você definiria o jovem de hoje? Perguntei nas redes sociais e as respostas vieram de várias formas, e algumas demonstraram conflitos. Na verdade, a juventude em si é a fase de inconstâncias e transbordantes emoções.
Gostaria de fazer uma pergunta para vocês refletirem: como vocês são conhecidos na sua realidade? Quais são as recomendações que você daria de si mesmo?
Hoje, os jovens são considerados a Geração Y, ou seja, a geração conectada, que nasceu no meio digital, que não tolera muitas frustrações. Existem estudiosos que dizem que é a geração “Floco de Neve”, ou seja, que se derrete por qualquer coisa! No ambiente digital, são fortes, mas quando confrontados pessoalmente, os argumentos são fracos.
Deus o faz forte
Muitos jovens procuram Deus para ficar de boa e ter um bem-estar psicológico. O cristianismo, no entanto, é a cruz, ou seja, é amar sem esperar nada em troca, porque a eternidade nos espera.
Papa Francisco nos diz que a juventude é uma fase que precisa acabar, ou seja, precisamos passar por ela e viver um processo de amadurecimento.
A infância é o período dos alicerces e valores, já a juventude é a fase das construções e projetos que estarão no futuro para a consolidação da fase adulta.
Lidando com os sentimentos
Os sentimentos não são tudo isso que achamos que ele é, porque, depois que a euforia e a serotonina baixam, pode até vir uma sensação de depressão ao ver que nada mudou, mas é preciso se lembrar desses sentimentos bons e ter coragem para mudar.
Devemos aprender a ordenar os nossos sentimentos e não deixar que eles controlem as nossas ações.
Comprometimento
Quais são as batalhas que vamos travar e quais são os seus pontos fracos? O que é mais desafiador na sua vida? Os meios e as ações que fazemos justificam nossas ações para alcançarmos o céu, por isso precisamos potencializar o bem na nossa vida.
A juventude precisa se comprometer, ou seja, precisa ser melhor naquilo que está fazendo.
Geração forte em Cristo
Os jovens precisam ser virtuosos, e a Palavra de Deus diz para a juventude por meio do autor sagrado João: “Jovens, eu vos escrevo, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevi, porque sois fortes, e a Palavra de Deus permanece em vós e vencestes o maligno”.
Se você se abre para a graça de Deus e faz o seu esforço, vencerá qualquer coisa! E a maior batalha que você tem de vencer é contra si mesmo.
Tenha a disposição de assumir a Palavra de Deus em sua vida. Seja forte! Não seja geração “floco de neve”. Seja forte!
Adriano Gonçalves