Eu Vos saúdo, ó Sagrado Coração de Jesus

158
Alegremos o coração de Jesus

PRECISO MUITO TE AJUDA !
Divida desse mês é de R$ 514,00 (referente a mensalidade do servidor do site) Data para acertar o pagamento: 17/06
Valor arrecadado: R$ 104,89
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus nos insere na essência do Cristianismo: a pessoa de Jesus Cristo, Filho de Deus e Salvador do Mundo. Celebrar tal Solenidade nos reflete que “o mistério do coração abre-se através das feridas do corpo; abre-se o grande mistério da piedade, abem-se as entranhas de misericórdia do nosso Deus” (São Bernardo).

“O mistério do Coração de Jesus é o mistério do homem traspassado. Desde o princípio, Deus se fez conhecer como aquele que ama, que escolhe livremente e se une fielmente aos homens” (cf. Missal Dominical – Missal da Assembleia Cristã), pois “quando Israel era criança, eu já o amava, e desde o Egito chamei meu filho. Eu os atraía com laços de humanidade, com laços de amor; era para eles como quem leva uma criança ao colo, e rebaixava-me a dar-lhes de comer. Meu coração comove-se no íntimo e arde de compaixão” (cf. Os 11,1.4.8c).

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus com São João Evangelista ao pé da cruz, quando um soldado romano com uma lança atravessou o lado de Jesus. “E de seu coração aberto jorrou sangue e água”. Dessa maneira Jesus revelou seu amor e sua doação por nós. O Coração de Jesus conhece a fundo a cada um de nós e se revela como um coração bondoso e misericordioso. Jesus nos diz “vinde a mim vós todos que estais aflitos e cansados que vos aliviarei”. (http://aomej.org.br/sagrado-coracao-de-jesus – acesso em 06 de junho de 2021).

Ora, conhecer e reconhecer o Amor de Cristo ultrapassa todo o conhecimento e entendimento, por isto para aqueles que os buscam, é dado a graça do Espírito, pois através deste mesmo Espírito, que faz habitar Cristo em nossos corações e enraizar e fundar-se no amor. Assim, nas palavras de São Paulo: “Tereis assim a capacidade de compreender, com todos os santos, qual a largura, o comprimento, a altura, a profundidade, e de conhecer o amor de Cristo, que ultrapassa todo conhecimento, a fim de que sejais cumulados até receber toda a plenitude de Deus” (cf. Ef 3,18-19).

Santa Margaria Maria Alacoque teve a revelação do Sagrado Coração de Jesus, a qual ela foi uma fiel difusora desta devoção. A ela, Jesus revela o Tríplice Plano de Salvação: “Primeiro, atrair os corações endurecidos dos pecadores e retirá-los assim do abismo da perdição. Deverão, depois, expor e venerar a sua imagem, em particular nas primeiras sextas-feiras de cada mês e consagrar-se a ele com confiança. Em troca, afastará deles os castigos merecidos por seus pecados, derramará sobre eles os tesouros incomparáveis de suas graças e tornar-se-á para eles ‘um lugar de refúgio, uma fortaleza e um asilo seguro para a vida toda e principalmente na hora da morte’. Reconduzir, depois, as comunidades ao fervor e à caridade. Para isso, além do culto da imagem, procurarão estes grupos unir-se ao divino Coração e lhe imitar as virtudes. O exercício específico de sua devoção, porém, consistirá na prática da caridade fraterna. Enfim, santificar no mais alto grau as almas eleitas que vão viver a fundo todas as exigências de sua consagração ao Sagrado Coração: cabal renúncia a si mesmo, humildade e pureza de intenção, conformidade à vontade divina, confiança e abandono, aceitação amorosa da cruz. Por conseguinte, o Coração de Jesus será para essas almas “a fonte inesgotável de todos os bens e de toda sorte de delícias” (http://aomej.org.br/sagrado-coracao-de-jesus – acesso em 06 de junho de 2021).

Portanto, busquemos vivenciar as Graças desta Solenidade do Sagrado Coração e que “todas as Bênçãos que, do Céu, a Devoção ao Sagrado Coração de Jesus derrama sobre as almas dos Fiéis, purificando-os, trazendo-lhes uma grata consolação celeste e exortando-os a alcançar todas as virtudes, são verdadeiramente inumeráveis” (Papa Pio XII).

Sagrado Coração de Jesus, nós temos confiança em vós!

Saudações em Cristo!

Dom Eurico dos Santos Veloso

Arcebispo Emérito de Juiz de Fora, MG