Como se preparar para celebrar o Pentecostes

Como se preparar para celebrar o Pentecostes

Como você e sua família podem comemorar o fato de que o Espírito Santo está conosco.

Preparamos o Natal comemorando as quatro semanas de espera conhecidas como Advento, e nos preparamos para a Páscoa passando por nossa própria jornada de 40 dias no deserto da Quaresma. O feliz período de festa da Páscoa deve ser sua própria forma de Quaresma (penitência / preparação) e Advento (espera alegre), quando nos aproximamos da festa do dia em que nossa Igreja começou sua missão, Pentecostes.

Provavelmente não é realista se abaixar num Cenáculo como Maria e os Apóstolos e aguardar o Espírito Santo. Mas este tempo de preparação deve nos lembrar da primeira festa de Pentecostes e também nos levar a celebrar o fato de que o Espírito Santo  já está conosco, todos nós, sempre.

A celebração anual deste dia sagrado deve ser uma oportunidade para começar ou renovar o nosso compromisso com a missão que nos foi dada como filhos de Deus.

Como? Aqui estão sete maneiras de preparar seu próprio coração para a festa de Pentecostes e estar mais conscientes do trabalho do Espírito em sua vida e no mundo.

1. Descubra sua data de confirmação. O Papa Francisco nos encoraja a descobrir nossa data de Batismo e a celebrar esse momento no momento em que nos tornamos parte da igreja de Cristo e nos libertamos do pecado original. Da mesma forma, não devemos celebrar o dia em que escolhemos abraçar nossa fé de nossa própria vontade, e ser comissionado e enviado para contar a todos as boas notícias? O sacramento da Confirmação é um evento único, com efeitos da vida. Leia sobre o santo que você escolheu como seu patrono. Alcance e ore com o seu patrocinador de confirmação se ele estiver disponível ou, se não, reze por eles e tente chegar em massa ou adoração na data. Diga ao Espírito Santo “obrigado” por ter vindo para você como Presente e Advogado.

2. Refamiliarize-se com os dons do Espírito Santo: sabedoria, compreensão, piedade (reverência), conhecimento, conselho (julgamento correto), fortaleza e coragem e medo do Senhor (admiração e admiração). Peça ao Espírito Santo para ajudá-lo a examinar seus próprios carismas e presentes e orientar o que a vontade de Deus é para você na construção do corpo de Cristo.

3. Peça ao Espírito Santo para guiá-lo através de um exame de consciência e se preparar para receber o sacramento da Penitência. Quanto mais somos do pecado, mais nos aproximamos de cada pessoa da Trindade.

4. Perceba que você está participando da novena mais antiga da Igreja , a Novena para o Espírito Santo. Para promover e encorajar a devoção à terceira pessoa da Trindade, a Igreja oferece indulgências ligadas a essa devoção.

5. Ajude a renovar o rosto da Terra.  Nós somos o corpo de Cristo, e cada um de nós é um vaso do Espírito Santo. Quando os apóstolos receberam o dom do Espírito no Pentecostes, eles saíram e falaram sobre sua fé, sobre o homem que amaram e sabiam ser o Cristo. Eles já não temiam proclamar suas crenças. Eles compartilhavam o que tinham, o que sabiam, com todos os que encontraram. Sair e compartilhar sua fé com alguém. Convide alguém de volta. Não tenha medo de falar.

6. Alegre o Espírito Santo.  Passe algum tempo servindo a Deus ao servir os outros. Execute trabalhos de misericórdia corporais ou espirituais em sua casa e / ou comunidade. Reze uma oração ao Espírito Santo.

7. Passe algum tempo agradecendo a Trindade.  Uma das maneiras mais fáceis de fazer isso é levando seu rosário e simplesmente dizendo: “Obrigado, Deus o Pai” em todas as contas. Então, “Obrigado, Jesus Cristo, o Filho” todo o caminho do Rosário e, finalmente, “Obrigado, Espírito Santo” através de todas as contas. Faça isso como parte da Adoração, se possível. É difícil não se sentir agradecido quando terminar o exercício.

Tenha uma grande festa de Pentecostes!

Sherry Antonetti

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !