Aridez na oração – o que está acontecendo? Primeira parte

Deus espera nos aproximar dEle através da oração
Material para catequese
Material para catequese

O que é a aridez na oração?

O Catecismo da Igreja Católica (#2731) menciona a aridez na oração como um dos obstáculos mais comuns na oração. Porém, este termo pode ser interpretado de diversas formas.

Aridez espiritual: o que significa?

Quando falamos sobre “aridez” na oração, referimo-nos geralmente à ausência de sensações perceptíveis da presença de Deus. Ou seja, sentimos que Ele não está tão próximo quanto gostaríamos ou quanto acreditamos que deveria estar.

Normalmente, esperamos um certo conforto ao entrar em contato com Deus. Por isso frequentemente se traduz em emoções positivas, como:

  • Descanso da alma: quando meditamos sobre a misericórdia de Cristo, sentimos alívio ao lembrar que não precisamos conquistar o amor de Deus e que não podemos perdê-lo.
  • Alegria profunda: ao refletirmos sobre a grandeza divina, somos preenchidos por uma sensação de beleza, semelhante a contemplar um pôr do sol sobre o oceano.
  • Confiança e paz: pensar na onipotência de Deus nos traz uma sensação de segurança e maravilha.
  • Vitalidade espiritual: meditar no zelo de Cristo pelos necessitados nos inspira a agir em prol da Igreja e guiar outros à amizade com Cristo.

Essas experiências emocionais são marcantes, profundas e únicas. Deus utiliza esses momentos para nos aproximar d’Ele e fortalecer nosso compromisso com Seu Reino e Sua vontade.

Outras formas de conforto na oração

O conforto não está restrito às emoções. Ele também pode ser encontrado em outras dimensões:

  1. Imaginação:
    Durante a meditação de uma cena do Evangelho ou ao contemplar um crucifixo, pode surgir uma harmonia perfeita entre nossa atenção e a verdade de Deus. É como se tudo estivesse em sintonia. Esse estado nos permite focar na oração de maneira intensa, semelhante ao que os atletas chamam de “estar na zona”.
  2. Intelecto e vontade:
    Além das emoções e da imaginação, o intelecto e a vontade também nos conectam a Deus. De acordo com o plano divino, o intelecto nos ajuda a compreender verdades abstratas, enquanto a vontade nos dá a liberdade de escolher o bem. Logo que essas faculdades entram em contato com Deus, experimentamos um nível mais profundo de satisfação e realização.

Por que sentimos aridez na oração?

Essas experiências reconfortantes – sejam emocionais, imaginativas ou espirituais – são como vislumbres do céu. Elas nos elevam a Deus e nos ajudam a trilhar o caminho de Cristo. Contudo, quando desaparecem ou diminuem, surge a chamada aridez na oração.

Esse texto está dividido em 3 partes, leia os outros artigos sobre Aridez na oração:

O que está acontecendo?

Nossa parte na luta

Parte de Deus na Luta