10 lições que aprendemos com nossos filhos

10 lições que aprendemos com nossos filhos
Material para catequese
Material para catequese

Qual dessas lições é mais importante na sua vida?

Os filhos nos abre para um mundo novo, e com eles percebemos que não apenas ensinamos, senão que temos muito a aprender com eles também.

Quando os filhos nascem, os pais se consideram professores: ensinarão o filho a andar de bicicleta, a ler o que eles liam na infância, a ser generosos e honestos…

O que não imaginam é o quanto os filhos ensinarão aos seus pais, ao enfrentarem centenas de situações novas com as quais aprenderão sobre seu ser mais profundo, sua relação com os outros e com o mundo em geral.

Os pais aprendem inúmeras coisas com seus filhos, entre elas:

1. O amor é infinito

“Quando tive minha primeira filha, eu estava tão feliz, que sentia que não poderia amá-la mais do que já amava. Mas, com cada nova coisa que ia fazendo e que a tornava mais pessoa, eu a amava mais. Com o segundo filho, eu tinha medo de não amá-lo tanto quanto a primeira filha. Mas como eu estava errada! Hoje tenho quatro filhos e todos são minha adoração”, conta Patrícia, de 34 anos.

2. Não controlamos tudo

“A única coisa que eu queria era ter minha filha por parto normal. Mas, como ela estava com o cordão umbilical enrolado no pescoço, precisei de uma cesárea de emergência. Desde esse dia, eu percebi que, com um filho, muitas coisas já não dependem de nós”, diz Cláudia, de 32 anos.

3. Todos nós temos nosso lado oculto

Os filhos nos expõem a situações novas, que nos fazem reagir de maneira jamais antes imaginada: raiva, impaciência, frustração. Felizmente, aprendemos também que podemos experimentar um sentimento sem agir de acordo com ele. O autocontrole é uma importante lição que precisa ser assimilada desde o nascimento da criança.

4. Nossos interesses pessoais já não são prioridade

Com os filhos, os pais aprendem a adiar seus planos pessoais. Eles exigem todo nosso tempo e dedicação. Assumimos responsabilidades e exigências. Nossa prioridade muda: Agora são eles o que temos de mais precioso na vida.

5. Os filhos não são clones, mas indivíduos diferentes de nós

É preciso aprender a respeitar as diferenças, a personalidade e o caráter de cada filho. Não podemos querer que nossos filhos sejam iguais a nós. É preciso conhecê-los como eles são e amá-los desse jeito, ajudando-os a melhorar seus pontos fracos e ressaltar suas virtudes.

6. Ninguém espera que sejamos perfeitos

O amor incondicional dos filhos é uma recompensa que nos conforta no dia a dia. Precisamos recordar que não somos perfeitos e que ninguém está exigindo que o sejamos. Amanhã nos controlaremos mais e seremos melhores.

7. Não podemos julgar os outros

Os filhos nos ensinam a não julgar os outros e sua forma de agir como pais. Eles nos fazem entender muitas atitudes dos nossos próprios pais que antes criticávamos. Assim, deixamos de exigir dos outros coisas que não podemos cumprir com nossos filhos. Esta é uma importante lição que pode ser aplicada em todos os âmbitos da vida.

8. Viver o momento presente

Os filhos, especialmente na infância, são especialistas em nos mostrar a importância de encarar as coisas com calma. Se vamos passar a tarde com eles, não adianta ficar estressados ou ansiosos com as próximas atividades; é preciso seguir o ritmo dos filhos.

9. Nunca deixamos de aprender

Cada etapa da vida dos filhos é diferente, e cada filho tem seu jeito de ser; por isso temos que nos adaptar a cada um deles. Este é um desafio enorme para os pais, mas também oferece uma imensa recompensa: o carinho dos filhos.

10. Os filhos despertam em nós virtudes esquecidas

Os filhos nos ajudam a conhecer-los melhor, revelam facetas na nossa personalidade que nunca imaginaríamos ter e nos motivam a ser melhores como pessoas.