Sendo Livre para o Amor

Material para catequese
Material para catequese

Seja misericordioso, ó Senhor, porque pecamos. Salmo 51

Misericórdia. É disso que se trata. Quando começamos a Quaresma, um ótimo momento para começar é com uma melhor compreensão da misericórdia.

Muitas vezes, quando pensamos na Quaresma, pensamos nisso com uma espécie de pavor. “Eu tenho que desistir de algo”, muitas vezes pensamos. Mas se esse é o nosso pensamento, então estamos perdendo o ponto. Eu tenho que desistir de algo? Bem, sim e não. É verdade que Deus quer isso e falou essa prática de abnegação e autodisciplina para nós através de Sua Igreja. Isso é verdade. Mas é muito mais um convite à graça do que a imposição de um fardo.  

Dar algo é realmente tudo sobre entrar na misericórdia abundante de Deus em um nível mais profundo. É sobre libertar-se de tudo o que nos une e nos ajuda a experimentar a nova vida que tanto buscamos. Dar algo pode se referir a algo tão simples como jejuar de uma comida ou bebida. Ou pode ser qualquer ato intencional que exija uma certa abnegação. Mas isso é bom! Por quê? Porque nos fortalece em nosso espírito e nossa vontade. Fortalece-nos a ser mais decidido a dizer sim a Deus nesse nível completo.  

Então, muitas vezes na vida somos controlados por nossas emoções e desejos. Nós temos um impulso para isto ou aquilo ou para fazer isto ou aquilo e nós freqüentemente deixamos que esses impulsos ou desejos nos controlem. Entrar em uma prática de autonegação ajuda a fortalecer-nos para controlar nossas tendências desordenadas, em vez de sermos controlados por elas. E isso se aplica a muito mais do que apenas comida e bebida. Aplica-se a muitas coisas na vida, incluindo a nossa vida de virtude, especialmente a nossa caridade.

Misericórdia é toda sobre caridade. É sobre o amor da maneira que Deus quer que amemos. É sobre ser livre para deixar o amor nos consumir e nos levar de forma que, no final, tudo o que queremos fazer é amar. Isso pode ser uma prática difícil de estabelecer em nossas vidas, mas é a fonte de nossa alegria e realização.  

A misericórdia, em particular, é um ato de amor que, em certo sentido, não é merecido por outro. É um presente gratuito que é dado puramente a partir da motivação do amor. E este é exatamente o amor que Deus nos dá. O amor de Deus é todo misericordioso. E se queremos receber essa misericórdia, também temos que dar. E se quisermos dar, precisamos nos apropriar adequadamente de dar misericórdia. Isso é feito, em parte, por nossos pequenos atos de abnegação.  

Então faça disso uma grande Quaresma, mas não fique preso pensando que os sacrifícios da Quaresma são onerosos. Eles são uma parte essencial do caminho para a vida que Deus quer nos conceder.

Senhor, que esta Quaresma seja verdadeiramente frutífera na minha vida. Que seja uma graça e uma alegria abraçar tudo o que Você deseja conceder a mim. Jesus, eu confio em você.