Novena de Aparecida 2018 – Apresentação

961

Há momentos na vida tão especiais que esperamos por eles, como o vigia noturno espera pela aurora. Assim é o dia do nosso aniversário, da formatura, do casamento, da ordenação etc. Podemos afirmar que neles temos a sensação de recebermos uma graça especial, uma força extraordi­nária, que nos faz muito felizes e nos impele a continuar acreditando que “a vida é bonita, é bonita e é bonita”. A espera por esses momentos nos envolve de tal maneira que cuidamos de cada detalhe com determinação e muito carinho. Até dizemos que “preparar a festa é a melhor parte”.

A Festa de Nossa Senhora Aparecida é um desses momentos na vida do povo brasileiro. A cada ano ela vai se tornando mais e mais significa­tiva para os devotos. Por isso, o Santuário Nacional realiza uma novena solene, que envolve milhões de fiéis que visitam a “Casa da Mãe” ou que acompanham as transmissões pelos meios de comunicação. De 3 a 12 de outubro, o Brasil se encontra em Aparecida, física ou intencionalmente.

Para facilitar a participação dos devotos, há anos o Santuário publica um livro que contém os textos da novena e a missa da Solenidade de Nos­sa Senhora Aparecida. Como a oração é um momento de intimidade com Deus, durante o qual os fiéis expressam seus agradecimentos, louvores e suas súplicas, a partir das realidades vividas, em 2018 a novena prepara­tória da Festa da Padroeira quer rezar pelo povo brasileiro, pedindo à Mãe de Jesus que o ajude a restaurar as vidas dilaceradas por tanto sofrimento.

Em Jesus, com Maria, restauramos a vida! Esse é o tema geral da no­vena e festa. Ele se desdobra em subtemas, que convocam os devotos para atitudes transformadoras: obedecer à vontade do Pai; restaurar o Jardim; buscar a libertação; ser servidor do Reino; dialogar com o mundo; ser Igreja viva e participativa; fazer-se comunidade-sacramento; restaurar a dignidade da vida; restaurar o rosto fiel e samaritano da Igreja.

Confiantes na força da fé e esperançosos na intercessão da Mãe dos humildes e pequeninos, desejamos que durante esta novena e festa acon­teçam muitas restaurações de vidas e recuperações de dignidades de fi­lhos e filhas de Deus.