Se Deus nos deu a vida, o maior dom que podemos receber, será que Ele não providência o alimento necessário para sustentá-la? Não cuidará de nos vestir adequadamente? Claro que sim!
Se o Senhor cuida dos pássaros, oferecendo-lhes alimento, abrigo e a oportunidade de gerar filhotes, quanto mais não cuidará de nós, que somos muito mais valiosos do que aves? Os pássaros têm tudo o que precisam porque seguem o sistema de Deus.
Confiar na Providência Divina pode parecer desafiador, especialmente em um mundo que nos ensina a depender de dinheiro, trabalho, poupança e seguros. No entanto, devemos lembrar que os lírios do campo florescem e prosperam porque seguem o sistema de Deus. Se Ele cuida das flores, que têm um ciclo de vida tão curto, quanto mais cuidará de nós, Seus filhos amados?
O que precisamos fazer é nos afastar do sistema do mundo e mergulhar no sistema de Deus, que é a Providência Divina. Por isso é essencial fazer essa experiência de confiança em Deus. Ele é o verdadeiro provedor! É o Senhor quem constrói nossa vida e nos protege. Sendo assim nossa parte é colaborar, realizando o que nos é pedido.
Assim como os pássaros procuram alimento diariamente e as plantas extraem nutrientes da terra, nós também devemos trabalhar, pois Deus nos deu uma lei: “Comerás o teu pão com o suor do teu rosto” (Gn 3,19). O trabalho é nossa responsabilidade, mas o segredo está em compreender que o resultado final não depende de nós, mas de Deus. Ele é o verdadeiro construtor, guardião e condutor de nossas vidas.
Confie na Providência Divina e faça a sua parte, sabendo que é Deus quem sustenta tudo.