Viver como Jesus nos ensinou

Jesus quer misericórdia e não sacrifício! jovem rezando na igreja
Material para catequese
Material para catequese

Frequentemente, Jesus Cristo nos motiva em nossa vida e nos desafia a agir de acordo com o que pensamos; a ter coerência entre o que sentimos e o que demonstramos.  Ele nos faz refletir sempre, levando-nos a pensar se realmente estamos seguindo seus ensinamentos de forma consistente.   

Jesus Cristo sabe que as maiores insatisfações da nossa vida vêm das nossas incoerências.  Ele disse às pessoas para seguirem o que os fariseus diziam, mas não imitassem suas ações. Ou seja, é importante unificar a fé, os pensamentos e as ações. Trabalhar para integrar o que está no coração com o que é feito na prática.       

“Isso é algo que muitas pessoas pensam, porque acredito que ninguém gostaria de conviver com conflitos internos, com desunião interior.  No entanto, quando confrontamos nossa vida com nossos verdadeiros sentimentos, podemos acabar ficando decepcionados conosco mesmos. Assim, o período da Quaresma se torna um momento de cura das feridas internas, de integração de nossa personalidade, para que nossas ações estejam alinhadas com os ensinamentos de Jesus Cristo, mesmo que pareçam contrários aos nossos interesses pessoais.”     

Jesus ensina a sermos humildes

Jesus nos ensina que aqueles que se acham melhores que os outros serão humilhados, enquanto aqueles que se humilham serão exaltados.  Isso pode parecer estranho, já que normalmente vemos as pessoas que se mostram sendo reconhecidas.

Aqueles que buscam se destacam costumam se promover muito para serem elogiados. Por outro lado, os que procuram ser humildes , muitas vezes são ignorados ou subestimados pelos outros. Mas Jesus nos ensina isso porque ele valoriza o que realmente importa e não se preocupa com o que é menos importante. Ele nos ensina a priorizar colocar Deus em primeiro lugar em nossas vidas.

Quando Jesus nos diz para não chamar ninguém de mestre, pai ou guia, ele quer dizer que devemos dar primazia a Cristo em nossa vida. Somente ele deve definir as prioridades de nossa existência.               

“Cristo sabe que não conseguimos fazer isso e priorizamos outras coisas, como situações, objetos ou pessoas, acabamos nos contradizendo e sentindo amargura dentro de nós. ”  

Jesus pede para não julgar o próximo

Este é um padrão que todos devemos aprender a aperfeiçoar, é um princípio que precisamos sempre exigido de nós mesmos, porque geralmente, ao avaliarmos as situações, ao observarmos o que nos rodeia, ao julgarmos as pessoas, podemos reservar a eles lugares que não cabem em nossos corações. 

O lugar principal pertence apenas a Deus nosso Senhor. Às vezes esquecemos que o primeiro passo de toda a vida pertence unicamente a Deus. Isso é o que Deus, nosso Senhor, exige e solicita constantemente.   

Quando o profeta Isaías, em nome de Deus, pede aos líderes terrenos que parem de fazer o mal, pode parecer que ele está apenas pedindo que faça justiça social real: “Parem de fazer o mal, afastem-se da minha vista”.  Suas mais ações, buscar justiça, ajudar os oprimidos, defender os direitos do órfão e a causa da viúva”.

Colocar Deus em primeiro lugar

Entendemos que o que Deus realmente quer é que todos os seres humanos sejam capazes de colocar Deus em primeiro lugar e depois tudo mais, na ordem certa de acordo com a vocação e estado de cada um. Se não dermos a Deus o primeiro lugar em nossas vidas, estaremos prejudicando todos os outros aspectos. Estaremos cometendo uma injustiça com tudo que vem depois de nós. Estaremos prejudicando a família, a sociedade, todos ao nosso redor e até mesmo a nós mesmos.           

Muitas vezes nossas relações humanas se deterioram porque cometemos a injustiça de ignorar Deus em nossas ações . 

Devemos estabelecer as coisas com Deus antes de tentar consertá-las com os outros. É possível que não fiquemos dando a Deus o devido lugar em nossas vidas.     

Como podemos tratar as criaturas com igualdade, mesmo aquelas com falhas, problemas e dificuldades, se não somos capazes de tratar o Criador com justiça?  Aquele que não tem falhas é o único capaz de satisfazer plenamente o coração humano.   

Claro que é necessário que nossa mente e inteligência sejam sempre purificadas para podermos identificar quem realmente é prioridade em nossa vida.  Assim, podemos ter coragem de consideração e nomear aquilo que não deveria estar ocupando um lugar de destaque e colocá-lo no devido lugar .   

Quaresma, caminho de purificação

Se conseguíssemos limpar a nossa inteligência e a nossa mente, as nossas relações com as pessoas seriam muito diferentes.  Daríamos a elas o seu devido valor e a nós mesmos também.    Vamos transformar a Quaresma em um caminho de constante arquivamento e purificação, onde penitenciamos nossas mentes e nossas vidas: nossos pensamentos, pensamentos e objetivos. 

Segundo o profeta Isaías, se formos dóceis e obedientes, nossas vidas podem ser purificadas e transformadas, assim como o sangue pode se tornar neve e a púrpura se tornar lã branca. Ao seguir esse caminho, colheremos os frutos da terra.       

Se conseguirmos entender nossos sentimentos, limpar nossa mente e agir com justiça em todas as áreas da nossa vida, teremos sucesso.   Se continuarmos sendo rebeldes, seremos destruídos.   Isso significa que a inimizade, o ódio e o ressentimento, juntamente com a falta de justiça, nos afetarão negativamente.   

“Jesus Cristo continua a nos lembrar da importância de sermos autênticos e coerentes com nossa identidade, com a imagem de Deus em nós e com o respeito aos outros.   Ao vivermos de acordo com esses princípios, encontramos a verdadeira realização e descobrimos o caminho genuíno para nossa felicidade.”  

Vamos pedir a Deus, como uma verdadeira graça da Quaresma, que possamos viver de acordo com a justiça: em relação a Deus, aos outros e a nós mesmos.