Tudo tem seu tempo

Brisa de um novo tempo
Material para catequese
Material para catequese

Compre, consuma, dê. Não precisamos sair de casa, pesquisamos na internet e eles trazem para nós na hora. Uma nota na conta bancária e pronto. Natal, casamentos, comunhões, aniversários… temos uma vasta oferta para cada ocasião.

Trabalhando mais horas do que as pagas no trabalho, temos consciência de que um projeto deve ter sucesso e não economizar no esforço necessário.

Tudo isso é muito bom, é louvável, porém é preciso doar o nosso tempo, esse tempo que é tão escasso, tão valioso. “Tempo é dinheiro” diz o ditado, eu poderia continuar “não vale nada se você usá-lo mal” Quando você quer perceber que já passou e não pode mais recuperá-lo.

Dedique um tempo aos seus pais, eles passaram muitas horas conosco, nos confortando, nos ajudando, nos educando. Agora é a nossa vez, depois eles vão embora, não podemos voltar atrás mas temos a satisfação de ter tornado a vida deles agradável. Agora eles precisam de nós.

Passar tempo ouvindo, falando menos, cuidando e entendendo seus filhos, conversando com eles, é investir seu tempo com sabedoria.

Tire um tempo para descansar, ganhe forças para continuar.
Dedique seu tempo ensinando o que você sabe e aprenderá muito.
Passe algum tempo compartilhando experiências e elas se multiplicarão.

Parece que o tempo nos pertence, é para nós. Isso é egoísta e não traz satisfação. É verdade que todos necessitamos de momentos de tranquilidade, de silêncio. Momentos em que as crianças são pequenas, os adolescentes e tudo está agitado e você precisa ficar sozinho. Depois temos dias de sobra, não há mais obrigações diárias. As responsabilidades são tomar os comprimidos e ir à farmácia e a função é subir as escadas sem tropeçar.

Cada fase da vida tem seu momento. Aproveitar, cuidar do que é realmente importante é inteligente. Viva intensamente. O tempo é usado se você ligar para aquela pessoa que precisa conversar com alguém porque está sozinha. É uma alegria quando você dedica isso à sua família e o cansaço lhes dá descanso. É cativante quando a casa se enche de risadas infantis. Quando você usa seu tempo para fazer algo que, embora não tenha vontade, alguém gosta. Temos muito tempo. Se sobrar, não vamos desperdiçá-lo. Vamos doar.

Há tempo para lamentar o que perdemos e nos alegrar com o que temos. Romper com saudades, com velhos costumes e nos adaptar à fase que estamos vivendo. Para esquecer o nascer do sol e aproveitar o pôr do sol.

Tudo tem seu tempo, como diz Eclesiastes.

Há um tempo para tudo Eclesiastes 3:1-15

1   Há um tempo para tudo e um tempo para todo propósito debaixo do céu.
2 Hora de nascer e hora de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que está plantado;
3hora de matar e hora de curar; hora de destruir e hora de construir;
4 hora de chorar e hora de rir; hora de endec e hora de dançar;
5 tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de abster-se de abraçar;
6 tempo para procurar e tempo para perder; tempo de guardar e tempo de jogar fora;
7 tempo de quebrar e tempo de costurar; hora de ficar em silêncio e hora de falar;
8 tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz.
9 Que proveito tira aquele que trabalha daquilo que trabalha?
10 Tenho visto a obra que Deus deu aos filhos dos homens para fazerem.
11 Ele fez tudo belo em seu tempo; e colocou a eternidade em seus corações, sem que o homem pudesse compreender a obra que Deus realizou do princípio ao fim.
12 Sei que não há nada melhor para eles do que alegrar-se e fazer o bem em suas vidas;
13 e também que é dom de Deus que todo homem coma e beba e desfrute do bem de todo o seu trabalho.
14 Compreendi que tudo o que Deus faz será perpétuo; Não se acrescentará nada a isso, nem se diminuirá; e Deus faz isso, para que os homens temam diante dele.
15 O que era, agora é; e o que será, já foi; e Deus restaura o que aconteceu.

Maria Luisa Martínez Robles