Início Comportamento Tudo tem seu tempo

Tudo tem seu tempo

Brisa de um novo tempo
Material para catequese
Material para catequese

Em nossa caminhada de fé, aprendemos que tudo tem o seu tempo, e compreender essa verdade nos ajuda a viver com mais sabedoria, paciência e amor.

Vivemos em uma sociedade acelerada, onde consumir, comprar e dar se tornaram atos quase automáticos. Não precisamos mais sair de casa: pesquisamos na internet e, logo depois, recebemos o que queremos. Apenas uma nota na conta bancária e pronto. Natal, casamentos, comunhões, aniversários… Temos uma vasta oferta para cada ocasião.

Sobretudo, trabalhando mais horas do que as pagas, sabemos que o sucesso depende de esforço. Principalmente, é louvável esse empenho. Contudo, é essencial refletirmos que tudo tem o seu tempo, conforme nos ensina a sabedoria do tempo descrita nas Escrituras.

Dedicação com sabedoria é fundamental

Em primeiro lugar, é preciso doar o nosso tempo, esse bem tão escasso e valioso. “Tempo é dinheiro”, diz o ditado. Entretanto, podemos complementar: “não vale nada se for usado mal”. Desde já, é preciso entender que o momento perdido não pode ser recuperado.

Logo, dedicar um momento aos nossos pais é um gesto de amor. Eles passaram tantas horas nos confortando, ajudando e educando. Agora é a nossa vez. Depois de sua partida, não há como voltar atrás. No entanto, resta a satisfação de ter tornado sua vida mais agradável.

Assim também, passar um período maior com os filhos, ouvindo e compreendendo, é um verdadeiro investimento. Cuidar, conversar e estar presente fortalece os laços e nos ensina que tudo tem o seu tempo certo para acontecer.

Além disso, descansar também é necessário

Além de todas as responsabilidades, precisamos ter uma hora certa para descansar. Imediatamente, ganhar forças torna-se essencial para seguir em frente.

Ainda mais, devemos dedicar algum momento do nosso dia para ensinar o que sabemos, pois, surpreendentemente, aprenderemos muito mais. Assim como, compartilhar experiências faz com que elas se multipliquem, trazendo crescimento para todos.

Tempo: uma dádiva que não podemos desperdiçar

À primeira vista, parece que o tempo nos pertence. De outra forma, viver apenas para si mesmo não traz verdadeira satisfação.

Enquanto as crianças são pequenas e os adolescentes agitados, é compreensível buscar momentos de solidão. Porém, depois, os dias se tornam vazios. Não há mais obrigações diárias. Apenas pequenos compromissos como ir à farmácia ou tomar medicamentos. Logo, percebemos que tudo tem o seu tempo e cada fase exige uma atitude diferente.

Aproveitar e cuidar do que realmente importa é sabedoria. Assim, viver intensamente, dedicando momentos a quem amamos e a boas ações, é usar o tempo segundo a vontade de Deus.

A sabedoria do tempo em cada fase da vida

Eventualmente, ligar para quem precisa conversar ou simplesmente ouvir é uma grande obra de amor. Também é uma alegria dedicar-se à família e proporcionar descanso a quem está cansado.

Contudo, é cativante encher a casa de risos infantis e usar esse instante para fazer algo que alegra o outro, mesmo que, às vezes, não seja nossa vontade inicial.

Portanto, temos muito tempo. Se o tempo sobrar, vamos doar. Assim, multiplicamos alegrias e diminuímos tristezas.

Hora para lamentar e para agradecer

Posteriormente, perceberemos que há momentos para lamentar perdas, mas também para agradecer pelas bênçãos recebidas. Em suma, romper com a saudade de velhos tempos e adaptar-se às novas fases é sinal de maturidade.

De acordo com a sabedoria do tempo, tudo tem o sua hora certa: horade rir, de chorar, de plantar, de colher, de abraçar e de afastar-se.

O ensinamento de Eclesiastes

Para terminar, vejamos o belíssimo trecho de Eclesiastes 3:,1-15, que resume essa sabedoria eterna:

“Há um tempo para tudo e um tempo para todo propósito debaixo do céu…”

A princípio, cada linha nos ensina que há tempo de nascer, de morrer, de plantar, de colher, de chorar, de rir, de abraçar e de afastar-se. Enfim, tudo tem o seu tempo, e reconhecer isso é aceitar o plano de Deus para nossas vidas.

Assim, reconhecer que Deus fez tudo belo em seu tempo é uma forma de fé e gratidão.