Ser otimista é dar um passo para a felicidade

Ser otimista é dar um passo para a felicidade menina colhendo flor
Material para catequese
Material para catequese

A vida não é fácil: você falhou, eles te cortaram, o amor da sua vida te ignora. Sem uma atitude positiva o trem te leva. O otimismo ajuda a enfrentar todas as dificuldades da vida e podemos dizer “uma boa cara ao mau tempo”. Existe um segredo para a felicidade? Bem, talvez você nunca consiga ser totalmente feliz, mas se for otimista, terá dado um grande passo.

Com certeza você também tem o clássico amigo pessimista que vê a mosca na pomada de tudo e, claro, acaba te infectando. Mas com certeza você também conhece alguém que não se deixa abater e que vê oportunidades em tudo.

O otimismo não apaga os problemas, às vezes as coisas simplesmente não funcionam para você. Aliás, se tudo corresse sempre bem, não haveria necessidade de otimistas.

Quando você pisa no freio, a frustração pode paralisá-lo. Você já pensou que muitos contratempos são causados ​​por fazer as coisas muito rápido ou sem pensar? A experiência serve para aprender e retificar. O otimista sabe que pode errar, mas está disposto a corrigir.

Uma atitude simples e otimista não diminui o esforço ou a iniciativa. Você não é o Super-Homem! Você não pode fazer tudo, mas o otimista sempre sai na frente.

Mas atenção: o otimista não é ingênuo nem se deixa levar por ideias promissoras, ele procura pensar e ponderar bem todas as possibilidades antes de tomar decisões. Se uma pessoa deseja iniciar seu próprio negócio sem capital suficiente, sem conhecer a fundo o ramo ou com uma vaga idéia da administração necessária, por mais otimista que seja, certamente fracassará em sua empreitada, pois carece de as ferramentas e fundamentos essenciais para alcançá-lo.

Às vezes também inventamos uma falsa realidade para tornar nossa vida mais fácil e confortável. Você mesmo já experimentou na própria carne quando não estuda para as provas, esperando obter a qualificação mínima necessária para passar (mais de 6 é vaidade); é um falso otimismo que não funciona. (Aí você vai distribuindo décimos para chegar no tão esperado 6).

Pode-se pensar que o otimismo nada tem a ver com o resto das pessoas, porém, esse valor faz com que tenhamos uma disposição melhor para com os outros: quando conhecemos alguém esperamos uma atitude positiva e aberta. Se nossas expectativas não forem atendidas, é melhor pensar que as pessoas podem mudar, aprender e se adaptar com a nossa ajuda. O otimista reconhece o momento certo para encorajar, motivar, servir.

O passo para o verdadeiro otimismo requer uma disposição mais entusiasmada e positiva, é como jogar uma moeda e ver tudo com uma aparência diferente:

• Analisar as coisas pelos pontos bons e positivos, com certeza com isso muitos serão resolvidos dos inconvenientes. Curiosamente, nem sempre funciona da mesma maneira ao contrário.

• Esforce-se para oferecer sugestões e soluções, em vez de criticar ou reclamar.

• Procure descobrir as qualidades e habilidades dos outros, reconhecendo o esforço, o interesse e a dedicação. Este é o mais justo e honesto.

• Aprenda a ser simples e peça ajuda, geralmente outras pessoas encontram a solução mais rápido.

• Não ostente sua autoconfiança tomando decisões levianamente, pondere tudo antes de agir porque as coisas não se resolvem sozinhas. Caso contrário, é imprudência, não otimismo.

Lembre-se sempre que aquele que menos falhou não é o mais otimista, mas aquele que conseguiu encontrar um estímulo para superar os adversos. Tudo exige esforço e o otimismo é sua manifestação mais clara, dessa forma, as dificuldades e contratempos deixam de ser um fardo.