Ser humilde é reconhecer nossas limitações e fraquezas diante de Deus, entregando a Ele nossos erros com o coração aberto para o perdão e o crescimento.
Aqui estou, Senhor, para te oferecer um pouco do meu tempo, que é tão escasso em comparação com o que dedico ao trabalho, ao descanso e ao lazer. É pouco, mas quero que seja para Ti, o melhor do meu tempo, porque é Teu.
Concede-me paz e tranquilidade. Afasta-me das preocupações e esvazia minha alma dos problemas e dores que carrego, muitas vezes causados pelo meu próprio comportamento. Ajuda-me a entregar tudo em Tuas mãos.
Desconecta-me, Senhor, das coisas que tanto valorizo na vida. Quero encontrar a “pérola escondida”, o segredo de ser humilde e viver com simplicidade.
Quando me aproximo de Ti, percebo o quão pequeno sou. É nesses momentos que sinto minha fragilidade, minha insignificância. Mas, ao voltar para o mundo, me iludo, acreditando que estou no controle, que realizo grandes feitos e mereço reconhecimento. Portanto sem perceber, busco aplausos e elogios, esquecendo de ser humilde e de aceitar minhas limitações, meus erros e falhas.
Esforço-me para esconder minhas fraquezas, temendo que os outros vejam minha pequenez. E assim, quando chega o momento de pedir perdão, o orgulho me impede. Reconhecer que errei, que julguei mal e que magoei é uma tarefa dolorosa. Implorar por perdão exige uma humildade que ainda estou aprendendo a cultivar.
Senhor, ajuda-me a ser humilde, a aceitar minhas imperfeições e a crescer na Tua presença, sem medo de mostrar minha verdadeira essência.
Diante de ti, Senhor, buscando alcançar aquela HUMILDADE, de que tanto necessito, atrevo-me a te rezar a bela:
ORAÇÃO PELA HUMILDADE
Senhor Jesus, manso e humilde.
Do pó essa sede sobe e me domina para que todos me amem, para que todos me amem.
Meu coração está orgulhoso. Dai-me a graça da humildade, meu Senhor manso e humilde de coração.
Não consigo perdoar, o ressentimento me queima, as críticas me machucam, os fracassos me afundam, as rivalidades me assustam.
Não sei de onde vem esses desejos malucos de impor minha vontade, de não ceder, de sentir mais que os outros… Faço o que não quero. Tem piedade, Senhor, e dá-me a graça da humildade.
Dá-me a graça de perdoar de coração, a graça de aceitar as críticas e aceitar quando sou corrigido. Dá-me a graça de poder, com tranquilidade, criticar-me.
A graça de permanecer sereno no desprezo, no esquecimento e na indiferença dos outros. Dá-me a graça de me sentir verdadeiramente feliz, quando não apareço, não me destaco diante dos outros, com o que digo, com o que faço.
Ajuda-me, Senhor, a pensar menos em mim e a abrir espaços em meu coração para que Tu e meus irmãos possam ocupá-los.
Por fim, meu Senhor Jesus Cristo, dá-me a graça de adquirir gradativamente um coração manso, humilde, paciente e bom.
Cristo Jesus, manso e humilde de coração, fazei com que o meu coração seja semelhante ao vosso. Assim seja.
(Oração escrita por P. Ignacio Larrañaga)
Ma. Esther de Ariño