Semana Santa dia a dia

Semana Santa
aqui

A Semana Santa é a verdade atualizada através das celebrações litúrgicas da Igreja Católica da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo , e por ser a semana mais importante do cristianismo é chamada de Semana Santa.

Esta celebração começou há quase mais de 2 mil anos com a morte e ressurreição de Jesus, e é realizada de acordo com o ciclo lunar, a primeira lua cheia da primavera, ou seja, quando aparece a lua cheia.

A maioria das pessoas sabe pouco sobre o significado dos símbolos e aspectos destes dias santos como: velas, buquês, água, pão abençoado, o significado de cada dia da Semana Santa, etc., e as poucas pessoas que sabem disso é porque sua os pais lhes disseram, na escola, na paróquia, são poucos os que realmente sabem o significado dos dias que compõem a Semana Santa, por isso apresento abaixo um guia muito simples do que você deve saber sobre estes dias santos: SEGUNDA-FEIRA

SEGUNDA-FEIRA SANTA

É é chamada de “Segunda-feira de Autoridade” porque Jesus manifesta seu poder às pessoas e à natureza. Primeiro, ele purifica o templo expulsando os mercadores e deixando bem claro: “Minha casa será chamada casa de oração”. Ele também mostra seu poder sobre a natureza ao amaldiçoar a figueira que não dá frutos.

TERÇA-FEIRA SANTA

É chamada de “Terça-feira da Controvérsia”, porque Jesus confronta os líderes religiosos do seu tempo. Primeiro com os sacerdotes e presbíteros que questionam a sua autoridade para pregar e realizar milagres. E depois com os fariseus, que Lhe perguntam sobre o tributo e Ele responde mostrando uma moeda: “Dai então a César o que é de César; e a Deus o que é de Deus.

QUARTA-FEIRA SANTA

A Igreja Católica reserva para este dia um momento de penitência, véspera da Paixão de Jesus, é o dia que nos preparamos com maior interesse para viver melhor os dias do Tríduo Pascal.

QUINTA-FEIRA SANTA

É o momento de demonstrar humildade e simplicidade ao próximo como Jesus fez ao lavar os pés dos seus discípulos, de ter uma atitude de serviço, uma consciência tranquila de viver o mandamento do amor e uma ação de graças pela Eucaristia. e o Sacerdócio Ministerial; Neste dia os sacerdotes renovam os seus votos de vida para com a Igreja. Também é realizada a bênção das pinturas a óleo que serão utilizadas nas cerimônias de batismos, unção de enfermos e ordenações sacerdotais.
Recordamos também a traição de Judas, quando o entregou com um beijo, e a oração no Jardim do Getsêmani, onde ocorreu sua prisão. Este dia é um dia de vigília.

SEXTA-FEIRA SANTA

Os cristãos estão de luto, é um dos dias culminantes da Semana Santa, relembrando a paixão e morte de Jesus Cristo. Os fiéis vêm ao templo para rezar a Via Sacra, rezar as Sete Palavras, o Terço das Condolências e sobretudo para refletir sobre o significado da MORTE DE CRISTO, neste dia não há missa, é o único dia que o Sacrifício não é celebrado Eucarístico.

SÁBADO SANTO

É o segundo dia do Tríduo Pascal e a Igreja espera, junto ao túmulo, NÃO É SÁBADO DE GLÓRIA, mas sim um sábado santo de luto, também durante a manhã não há missa, o altar permanece nu, até depois da Solene Vigília Pascal, em que a PÁSCOA é inaugurada com o mistério do TRIUNFO DE JESUS ​​SOBRE A MORTE, É O SÍMBOLO DA LUZ, NESTA VIGÍLIA PASCAL, EM DIGA, CELEBRAMOS A MISSA SOLE, A MISSA DAS MISSAS.

DOMINGO DA RESSURREIÇÃO

O feriado para os cristãos de todo o mundo chegou, porque as profecias de que Jesus ressuscitaria no terceiro dia foram cumpridas, os sacramentos do batismo e da confirmação são renovados neste dia. É também por isso que todos os DOMINGO DO DIA DO SENHOR TODOS OS CRISTÃOS SE REUNEM PARA AGRADECER A DEUS PELA SUA RESSURREIÇÃO.