Salvo somente pela fé?

fé crer em Deus
aqui

Nos últimos dias vimos surgir na opinião pública debates muito interessantes sobre os confrontos entre católicos e protestantes. Por um lado por causa da violência usada contra nós e até mesmo contra veneradas imagens da Exaltada Mãe de Deus ou de Nosso Senhor Jesus Cristo. De outro, a falsa noção sobre a abordagem que a Igreja está tentando fazer com os protestantes: não se trata de mudar nossa fé, mas de lançar as bases sobre o que temos em comum ao diálogo.

O que é “Sola Fide”?

É a crença de que somos salvos SOMENTE por nossa fé em Jesus Cristo, e que, como a salvação vem somente pela fé, não somos obrigados a boas obras, ou, pelo menos, elas não representam nada para nos salvar. Em outras palavras, podemos perfeitamente quebrar a caridade – por exemplo, abandonando nosso próximo em seu sofrimento – e ainda nos salvar. Aqueles que acreditam apenas na fé não lutam contra o mal, mas lutam arduamente contra aqueles que tentam se opor a ele. Teimosos, eles só insistem em se defender.

A primeira consequência desse tremendo erro é que, por bom senso, ele permite que as pessoas sejam más, pequem como quiserem, pois enquanto tiverem fé que Cristo os salvou, alcançarão a vida eterna. E a coerência no bem, a unidade entre o que digo, sinto, penso e ajo? Não existe, ou melhor ainda, não importa. A Verdade, a verdade plena e autêntica, só permite e exige fortemente o triunfo da Justiça e da pureza.

Suplantando o Espírito Santo

Se essa ideia é tão absurda e perversa, em que se baseia para ser defendida com tanto fanatismo?
Podemos relembrar brevemente as perseguições, massacres e guerras que mobilizaram protestantes contra católicos em nome dessa ideia. Então, pode ser que a Bíblia o ensine e a Igreja fundada por Cristo tenha se afastado dele?

Não. Isso nunca poderia acontecer, porque ele é a sua cabeça e porque a sucessão apostólica foi ininterrupta, porque o Espírito Santo o conforta e assiste, porque o Santo Padre é infalível em matéria de fé e moral e, acima de tudo, porque o erro, a mentira, tem que imitar a verdade.

O que este último tem a ver com o que trabalhamos? Em que os protestantes apóiam e argumentam com um versículo do Santo Evangelho. Se o leitor nos fizer um favor e pegar um exemplar das Sagradas Escrituras, poderá ler na epístola de São Paulo aos Gálatas, 3,11:

“O justo viverá da fé”.

Mas o que dizemos? Diz:
“O justo viverá somente pela fé .”

Eles estão certos, então, que é somente pela fé que somos salvos?

Absolutamente NÃO . Porque Lutero, como o autodenominado ‘corretor’ do Espírito Santo, ADICIONOU a palavra ‘sozinho’ a essa epístola. Dessa forma, o que ele queria que eu dissesse para sustentar suas ideias poderia coincidir com o que, a partir de então, pudesse ser lido nas Sagradas Escrituras. O novo texto, ‘corrigido’ ao seu gosto, o apoiava irrefutavelmente. De fato, se forem revistas outras traduções não protestantes ou anteriores às de Lutero, pode-se sempre ler a mesma frase original de São Paulo, porque foi considerada o texto original ou foi definitivamente removida. Lemos, então, o verdadeiro Apóstolo sem a adição adulterada de Lutero.

No entanto, alguns ficam confusos e outros fecham cegamente acreditando que somente a fé é o único caminho para a salvação.

Verificando a origem

Os dias extraordinários que contemplaram o Verbo Encarnado na terra também testemunharam o alvorecer do cristianismo. Os primeiros homens eram homens de fé, muito fiéis à sua religião original, que acreditavam no esperado messias. E entregaram-se de corpo e alma à Boa Nova.

E os gentios e pagãos conheceram com lágrimas de alegria a notícia e foram instruídos na fé. Porque eles aceitaram e creram, eles foram batizados e entraram na Igreja de Cristo. Ou seja, primeiro eles creram e depois foram batizados. Eles queriam aderir a tudo e pertencer ao Povo Santo. As boas novas (evangelho) se espalharam pela terra e aqueles que souberam se converteram de coração.

Não precisamos crer para ser batizados. Somos batizados, acessamos a salvação imediatamente e então somos pregados, formados na fé e instruídos nela.

Nesse sentido, podemos dizer que os primeiros cristãos (cujos pais e antepassados ​​não possuíam a fé cristã) tinham que crer antes de serem batizados e somente nesse sentido podemos dizer que sua fé os salvou, pois através dela aceitaram o batismo e através dele a Salvação. Nós, por outro lado, fomos salvos pela fé de nossos pais, que tiveram a prudência e a caridade de nos batizar desde cedo.

Bom senso e as Sagradas Escrituras

Como mencionamos acima, é a própria Bíblia que eles interpretam caprichosamente que os contradiz abundantemente. Como se a palavra de Deus não lhes bastasse, o mais elementar bom senso pode respondê-las.
Vamos dar uma olhada mais de perto na carta de São Paulo aos Gálatas:

3:9 “Portanto, os que seguem o caminho da fé recebem a bênção junto com Abraão, que crê.” 3,10 “Pelo contrário, uma maldição pesa sobre aqueles que querem praticar a Lei, pois está escrito: Maldito aquele que nem sempre guarda tudo o que está escrito na Lei.”

3:11 “Pelo caminho da lei, ninguém se torna justo aos olhos de Deus, pois já está escrito: O justo viverá pela fé.”

A profundidade de seu conteúdo exige mais atenção. O versículo 3,11 é uma citação tirada do livro de Habacuque (2:4). Observemos bem: não é uma simples ideia ou um simples ditado. É obviamente uma citação bíblica, ou eu não diria “já estava escrito”.

Trata-se, na realidade, de belas e contundentes palavras de apoio aos justos que têm fé em Deus Nosso Senhor, e de confirmação da condenação eterna dos injustos. Em seu contexto real, o versículo 3,11 é uma mensagem do apóstolo dos gentios à Igreja primitiva contra aqueles que ainda acreditavam que era necessário obedecer à lei de Moisés para ser salvo.
Nossos amigos protestantes provavelmente insistirão neste ponto, alegando que consequentemente aqueles que crêem em Jesus serão salvos assim, apenas por causa disso e não importa o quê.

Mas as próprias Escrituras Sagradas são uma faca de dois gumes contra aqueles que tentam manipulá-las mesmo ao custo de acrescentar ou excluir palavras. Que golpe dão aos manifestantes? Um argumento simples, retumbante e final: o versículo 3,11 não diz
“o homem viverá pela fé”,

mas diz exatamente e mesmo em suas imitações da Bíblia eles o reconhecem:

“o JUSTO viverá pela fé”

É algo cansativo e limitante viver a fé a partir da interpretação literal ou caprichosa das Escrituras, mas para quem atualmente a vive dessa forma, é importante expô-la dessa forma.

O versículo em questão nos diz que acreditamos, é verdade, mas se nossas ações mostram que não temos amor, então nossa fé não nos serve. É como a figueira amaldiçoada porque não deu fruto.

O ardente apóstolo Tiago nos diz em 2,26:
“Assim como o corpo sem o espírito está morto, assim a fé sem obras está morta.”

As Escrituras poderiam ser mais claras e conclusivas?

Aparentemente sim, porque o próprio São Paulo (porque pode ser que alguma escola protestante ou evangélica negue Santiago porque ele o contradiz) se encarrega de enfatizar a matéria que ele ensina em toda a sua obra. Vamos ler a carta aos Coríntios:

1Cor 13,1 “Se eu falasse todas as línguas dos homens e dos anjos, e me faltasse amor, eu não seria nada mais do que bronze retumbante e sinos tocando.” 13:2 “Se eu tivesse o dom da profecia, conhecendo as coisas secretas com todo tipo de conhecimento, e tivesse fé suficiente para mover montanhas, mas faltasse amor,

13,13 “Agora temos fé, esperança e amor, todos os três. Mas o maior dos três é o amor.”

A pergunta é vergonhosa: se segundo São Paulo (como querem os protestantes) ele diz que somos salvos somente pela fé, por que o mesmo Apóstolo continua afirmando que o amor é o maior, em vez da fé? E por que ele continua nos incentivando a fazer o bem? (2-Tess 3,13) E o próprio Paulo ressalta o ponto ao insistir que existem pessoas piores do que aquelas que não crêem e aquelas que, depois de crerem, voltam ao pecado.

Pode ser que, se não houver boa vontade e desejo sincero de compreender a Verdade, as dúvidas ainda persistam. Passemos então à primeira carta a Timóteo, onde ele nos diz:
1,18 “…você tem que combater o bom combate com a força da fé e uma boa consciência. Alguns rejeitaram essa boa consciência até que sua fé naufragou.”
5,8 “…Quem não cuida dos seus, principalmente dos que vivem com ele, negou a fé e é pior do que aquele que não crê.”

E até o próprio São Pedro, em sua segunda carta, nos adverte contra os falsos mestres:
2,15 “Eles abandonaram o caminho reto e seguiram Balaão, filho de Bosor, que estava perdido para ganhar dinheiro fazendo o mal. , foi repreendido por sua falta de jeito …” 2,17 “São fontes sem água, nuvens empurradas pelo furacão, que correm em direção à densa escuridão…”

2,20 “De fato, depois de terem se libertado dos vícios do mundo pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, eles voltam a esses vícios e se deixam dominar por eles; e acontece que seu estado atual é pior que o primeiro.”

O que isso significa então? Simplesmente, que mesmo que acreditemos, nossa fé pode morrer devido à nossa falta de amor para com nossos semelhantes. Nas suas epístolas, Santiago Apóstol fala-nos mais da fé e das obras de uma forma inequívoca e radicalmente oposta à tese protestante.

2:,14 “Irmãos, que proveito há quando você diz que tem fé, mas não demonstra isso pela maneira como age? Sua fé pode salvá-lo?”

2,15 “Se um irmão ou uma irmã carecem de roupas e pão de cada dia”, 2,16 “e um de vocês lhe disser: ‘Boa sorte para você; não sinta frio nem fome”, sem lhes dar o que precisam, de que adianta?” 2,17 “Assim é com a fé se não for demonstrado pela maneira como você age: está completamente morto.”

O leitor a esta altura certamente estará se perguntando como é possível que justamente as pessoas que mais se orgulham de conhecer as Escrituras não conheçam essas outras afirmações tão contrárias àquele único versículo adulterado em que baseiam sua fé?

Leiamos em San Mateo sobre aqueles que estão em piores condições e seu justo castigo:

Mateus 25,42-45 “Porque tive fome e não me destes de comer, porque tive sede e não me destes de beber; era peregrino e não me acolhestes em vossa casa; não tinha roupa e não me vestiste; eu estava doente e na prisão, e eles não me

visitaram.´ Estes também perguntarão: ‘Senhor, quando te vimos com fome, com sede, nu ou estrangeiro, doente ou preso, e não ajuda?´

E o Rei [Deus] lhes responderá: ´Em verdade vos digo que nós sempre que eles não fizeram com um desses pequeninos, que são meus irmãos, eles não fizeram comigo.
‘ E estes [os que estão à esquerda de Deus] irão para o tormento eterno e os bons para a vida eterna”.

Continuemos agora, com a epístola de Tiago:
2,18-19 “E será fácil refutar qualquer um: ‘Você tem fé e eu faço o bem, onde está a sua fé que não produz nada? Eu, de minha parte, mostrar-lhe-ei minha fé pelo bem que faço. ‘ Você acredita que existe um só Deus? Muito bem. Não se esqueça que até os demônios acreditam e ainda assim eles tremem.”

2:21 “Lembra-te de Abraão, nosso pai. Não foi ele reconhecido justo por suas obras, sacrificando seu filho Isaque no altar? E você vê: a fé inspirou as suas obras, e pelas obras a sua fé se tornou perfeita.”

É impressionante que existam pessoas que memorizam as Escrituras e não meditam ou relatam seu conteúdo, certo? Porque até os demônios acreditam, o Apóstolo nos diz. Para os leitores mais fervorosos recomendamos a leitura completa das passagens: Mateus 25, 31-46 e Tiago 2:,14-26.

O problema está então resolvido, mas mais perguntas estão abertas: se ainda pensamos que cremos em Jesus Cristo Nosso Senhor, devemos provar isso, não para os outros, mas para NÓS MESMOS. O mesmo Divino Redentor disse a seus apóstolos que aquele que nele crê faria coisas maiores do que Ele, enquanto lhes pedia que cressem nEle por suas próprias obras (João 14,10)

“… Creiam-me:” 14,11 “Eu Eu estou no Pai, e o Pai está em mim. Ao menos, creia em mim pelas minhas obras”. 14,12 “De fato, quem crê em mim fará as mesmas coisas que eu faço, e fará coisas maiores do que estas.”
Aproximemo-nos dos nossos amigos protestantes e com plena confiança de que Deus quer converter esses corações orgulhosos ou convertidos, perguntemo-lhes:

“E você, você acredita em Cristo? Você acredita no amor? Talvez, caro amigo, você gostaria de me refutar, dizendo que o livro de Tiago é apenas palha, algo insignificante, e que o que o apóstolo Tiago diz não importa muito e que São Mateus Evangelista também não importa muito. “Devemos seguir Paulo em vez de Tiago”, você me diz com a Bíblia na mão. Mas ouça, querido irmão, São Paulo também é a favor das obras para FICAR Eu ouço você falar me interrompendo e dizendo: “Eles cortaram os galhos para me enxertar. Muito bom colega. Eles foram cortados porque não acreditaram, e você é sustentado apenas pela fé. Mas não acredite tanto, mas sim cuidado, porque se Deus não poupou os ramos naturais, também não o poupará”

“Veja a bondade e a severidade de Deus: ele foi severo com os que caíram, e bom com você, mas enquanto você continuar sendo bom. Caso contrário, você também será cortado. Leia em sua Bíblia queridos Romanos 11,19-22

“Assim, a fé sozinha não é necessária para ser salvo. Você tem que dar FRUTOS para FICAR salvo. Lembre-se do que Jesus disse para aqueles que NÃO praticam a palavra de Deus (ou seja, eles não fazem nada pelo próximo):

“Por que eles me chamam de Senhor, Senhor, e não fazem o que eu digo? Eu vou te dizer quem é aquele que vem ouvir minhas palavras e as pratica. Ele parece um homem que, construindo sua casa, cavou Ele foi fundo e lançou os alicerces sobre a rocha; veio um dilúvio e o dilúvio invadiu a sua casa, mas ele não pôde removê-la, porque era bem construída. Por outro lado, quem ouve a minha palavra, mas não a pratica, é como um homem. homem que constrói sua casa no chão, sem alicerces. A corrente correu sobre ela e imediatamente ela desabou, sendo grande o desastre daquela casa.” Lc 6:46-49

Se você ainda pensa que em nenhum lugar da Bíblia é mencionado que você tem que ser bom para ser salvo, leia esta passagem:

Eu sou a Videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Se algum dos meus ramos não der fruto, ele o corta; e limpe todo ramo que produz fruto, para que dê mais. Quem não permanecer em mim será lançado fora e secará como galhos mortos: eles devem ser apanhados e lançados no fogo, onde ardem. Se você guardar meus mandamentos, permanecerá no meu amor, assim como eu permaneço no amor de meu Pai, guardando seus mandamentos. Eu lhes disse todas essas coisas para que vocês participem da minha alegria e sejam plenamente felizes. Agora vos dou o meu comando: Amai-vos uns aos outros, como eu vos amo.

É a isso que São Paulo estava se referindo quando falou em Romanos 11. Permaneça em Cristo. E como sabemos se permanecemos Nele? Ser bom, E TAMBÉM amar nosso próximo. Se não amarmos nosso próximo, então NÃO estamos em Cristo, e seremos lançados no fogo, onde queimaremos.

Então isso é suficiente para acreditar que você precisa obedecer aos mandamentos de Cristo (amar uns aos outros como Ele nos amou), fazer boas obras (dar frutos) para permanecer nEle (a vinha) e não ser queimado (no inferno?)?

Desculpe se isso te assusta, querido amigo, mas estou apenas repetindo o que Jesus disse. E isso é necessário para que você seja completamente feliz, na companhia de Jesus.”

Últimas objeções

Então, ouço você perguntar, sufocado pelos argumentos e tentando não tanto me refutar com a Bíblia sem ridicularizar minhas palavras: “O que São Paulo diz em sua epístola aos romanos, sobre ser salvo pela fé? Tiago nos diz que temos que ter boas obras? A Bíblia não se contradiz?”

Não, em absoluto. Claro que a fé É necessária para ser salvo. Quando o mais doce Redentor aparece em nossas vidas, nós o aceitamos como nosso Senhor e Salvador, e é isso que nos salva (por enquanto). Mas se você deixar de ser bom e se esquecer do próximo, você não estará mais Nele. E a fé não ajudará.

Vamos dizer isso mais claramente: primeiro é a fé. E ENTÃO, são necessárias obras. Não somos salvos apenas pelas obras. Somos salvos porque cremos, e enquanto estivermos na graça de Jesus Cristo continuaremos a dar frutos. Os frutos da fé E nossas obras.

Mas vamos pecar porque passamos da Lei [judaica] para o reino da graça? Claro que não. A partir do momento em que se entregam a alguém para ser seus servos e cumprir suas ordens, devem atender e obedecer a ele. Se esse dono for o pecado, eles irão para a morte, mas se obedecerem à fé, levarão uma vida santa.

De que adianta dizer a Ele que Ele é o Senhor, se ao invés de fazer o que Ele quer, fazemos o que queremos? É como dizer a alguém: Olha, aqui. Este é o meu tesouro. Mas em vez de nos dar, nós o escondemos em um cofre para nós mesmos. Ele não era o Senhor de nossas vidas? Então, por que não o deixamos USAR esse direito que demos a ele?
Em outras palavras, se cremos em Cristo, essa fé não nos salvará se não nos permitirmos ser salvos por Ele. Se nos permitirmos ser levados pelo pecado, então obviamente ainda somos escravos do pecado. Nossa conduta provará de quem somos servos.

A questão se resume a este ponto: a quem eu sirvo? A Jesus Cristo, nosso Salvador? Ou a Satanás, que nos imergiu no pecado?

Conclusão

Do ponto anterior nos é apresentado algo que é absurdo negar ou omitir: a importância da Graça. Se não nos preocuparmos em orar, não seremos capazes de sair do pecado. Só Deus pode nos tirar, mas cabe a nós chamá-lo para que ele nos liberte.

Para falar de acordos entre protestantes e católicos devemos pensar o mesmo sobre a mesma coisa, mas se estamos de acordo neste ou naquele ponto e no essencial ou nas suas consequências divergimos a ponto de arriscar a salvação, não podemos dizer que concordamos nesse ponto. doutrinário. Acreditamos que sim, a salvação é de fato um dom. Mas um dom que implica responsabilidades.
Recordemos a parábola dos Talentos: vemos claramente como os Talentos são um dom, que é a salvação.

Um homem de grande família foi para um país distante para ser nomeado rei e retornar imediatamente. Ele ligou para dez de seus funcionários, entregou a cada um uma moeda de ouro e disse: Trabalhem esse dinheiro até eu voltar. Mas seus compatriotas o odiavam e mandaram atrás dele uma comissão encarregada de dizer: Não o queremos como rei.

Quando ele voltou, ele havia sido feito rei. Em seguida, ligou para os funcionários a quem havia dado dinheiro, para saber quanto cada um havia ganhado. O primeiro apareceu e disse: “Senhor, sua moeda produziu mais dez”. Ele respondeu: “Tudo bem, bom servo, já que você foi fiel no pouco, receba o governo de dez cidades.”

O segundo veio e disse: “Senhor, sua moeda produziu mais cinco”. O rei também lhe respondeu: “
O terceiro veio e disse: “Senhor, aqui está sua moeda. Eu a guardei embrulhada em um lenço, porque eu tinha medo de você. Você é um homem exigente, você reivindica o que não depositou e colhe o que não semeou .”

O rei respondeu: “Servo malvado, julgo-te pelas tuas próprias palavras. Sabias que sou um homem exigente, que reivindico o que não depositei e que colho o que não semeei, então porque não puseste o meu dinheiro no banco? Na minha volta eu o teria recolhido com juros.” E o rei disse aos presentes: “Tomem a moeda dele e dêem a quem tem dez”.

“Mas senhor”, eles responderam, “você já tem dez moedas.”

Declaro-vos que a todo homem que tem, mais será dado, mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado.

Quanto aos meus inimigos, que não me quiseram como rei, traga-os aqui e mate-os na minha presença.” (Lc 19,12-27)

Esta passagem nos ensina muitas coisas: Primeiro, temos que usar nossas ‘moedas’,

isto é, nossa Graça, santificar-nos e santificar o próximo, buscar sua salvação. Deus, isto é, os servos do diabo, eles estarão tentando arrastar todos os que andam na dúvida

.trabalhar para Deus, não apenas para a NOSSA salvação, mas para a salvação dos OUTROS. É por isso que a Sola Fide falha nisso. Não funciona, favorece em sua restrição à atuação de Satanás. Se não trabalharmos e aproximarmos as pessoas da Verdade, da Verdadeira e Santa Igreja fundada por Cristo para nossa salvação, mas tivermos uma chance, seremos culpados de deixar essas pessoas se perderem. E no dia do Juízo quando comparecermos diante de Deus, nosso justo Juiz, cada uma dessas almas comparecerá diante de nós para testemunhar contra nós. Eles apontarão o dedo para nós e seremos responsabilizados por nossa inação, por nossa omissão ou por nossos pecados que os escandalizaram.

O juiz que cometeu o crime mais monstruoso da história, Pôncio Pilatos, o fez sem fazer nada, retirando-se do assunto. Da mesma forma, somos culpados por outras pessoas se perderem por não fazer nada a respeito.

Se Pilatos ainda podia desculpar-se por não crer no Divino Redentor (coisa duvidosa, em vista do testemunho do Evangelho), nós não cremos, porque cremos em Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Então, temos mais responsabilidades do que os não-crentes. Não temos Fé? Não amamos nossos irmãos? Bem, vamos usar nossa fé, então, e dar frutos! Devemos salvar nossos vizinhos e dar-lhes amor.

Os criminosos mais vis, os traficantes de crianças, mulheres, armas ou drogas, abortistas ou inimigos de Deus ou da civilização cristã também acreditam, como os demônios também acreditam. Seu destino é horrível, segundo o mesmo Evangelho. E as mesmas coisas acontecerão com aqueles que crêem em Jesus em palavras, mas não o aceitam em seus corações: eles serão cortados e lançados no fogo.

Como bons cristãos, evangelistas e protestantes sabem que não é por medo que fundamentamos nossa fé, mas por amor. Mas a realidade do mais recente deve, obriga-nos a fazer-nos pensar. Julgamento, Purgatório, Céu e Inferno são realidades que não podem ser negadas mesmo que queiramos. Quem não deve não teme. Esse é um provérbio muito sábio. Se você ama seu próximo, daremos fruto. Essa é a promessa que o Divino Redentor fez a todos nós.

Por amor, daremos frutos assim como pelos frutos conheceremos a árvore, segundo o Evangelho. “Obras são amor e não são boas razões” diz o ditado popular. Por amor trabalhamos e a fé sem obras é como um violão sem cordas.

Se talvez nossos irmãos em Cristo ainda se oponham em seus corações a aceitar a multidão de citações evangélicas e simples razões, também podemos recomendar que meditem nas seguintes passagens que provam que as obras são essenciais para a salvação:

1. A figueira que fez não dá fruto (Lucas 13,1-9)
2. A lâmpada que deve acender (Lucas 8,16-18)
3. O bom samaritano (Lucas 10,25-37)
4. Renuncie às riquezas para entrar no Céu (Mateus 19,16 ss.; Marcos 10,17 ss.)
5. Permaneça fiel (a parábola das dez moças (Mateus 25,1-13)
6. Não tire sua fé os pequeninos, e se afastarem da tentação (Marcos 9,42-48)