Quarta da Primeira Semana da Quaresma
“No julgamento os homens de Nínive se levantarão com esta geração e a condenarão, porque na pregação de Jonas eles se arrependeram, e há algo maior do que Jonas aqui.” Lucas 11:32
Que maneira interessante de Jesus chamar as pessoas ao arrependimento. Simplificando, o povo de Nínive se arrependeu quando Jonas pregou para eles. No entanto, as pessoas no tempo de Jesus não o fizeram. O resultado é que, no final dos tempos, o povo de Nínive terá a responsabilidade de condenar aqueles que falharam em ouvir Jesus.
A primeira coisa que devemos tirar disso é que a condenação por se recusar a se arrepender dos pecados é real e séria. Jesus está falando sobre a condenação eterna para as pessoas que não ouvem a Sua pregação. Como resultado deste ensinamento muito forte de Jesus, devemos olhar sinceramente para nossa própria disposição de nos arrependermos ou não.
Em segundo lugar, é importante salientar que as pessoas que Jesus repreendeu foram muito mais abençoadas com a mensagem profética do que as pessoas do tempo de Jonas. Lembre-se que Jonas foi um homem que, a princípio, fugiu de Deus e de sua missão. Ele não queria ir a Nínive e só o fez depois de ser trazido para lá no ventre de uma baleia contra sua vontade. É difícil imaginar que Jonas teria posteriormente pregado com um zelo sincero. Mas, no entanto, sua pregação foi eficaz.
As pessoas do tempo de Jesus foram abençoadas ao ouvir as palavras reais do Salvador do Mundo. Mas nós também somos! Temos o Evangelho, os ensinamentos da Igreja, o testemunho dos grandes santos, o pastorear do Santo Padre, os sacramentos e muito mais. Temos inúmeros métodos de obter a mensagem do Evangelho em nossa era tecnológica e, no entanto, podemos facilmente deixar de atender à mensagem de Cristo.
Reflita, hoje, sobre sua própria resposta voluntária às palavras de Jesus. Ele nos fala de maneiras poderosas e, no entanto, muitas vezes deixamos de ouvir. Nossa falha em ouvir leva a um fracasso de completo arrependimento de nossos pecados. Se isto é você, reflita também sobre as palavras de condenação severa que esperam aqueles que são obstinados. Essa percepção deve nos encher de um temor santo e nos motivar a ouvir a pregação de nosso Senhor.
Senhor, eu sei que você fala comigo de inúmeras maneiras. Você prega através de Suas Escrituras, Sua Igreja e em minha vida de oração. Ajude-me a atender sua voz e aceitar tudo o que você diz com perfeita obediência e submissão. Eu te amo, meu querido Senhor, e eu me arrependo do meu pecado. Jesus eu confio em vós.