Primeiro domingo do Advento Ano b

advento Deus vem morar conosco

“Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem. (Mc 13,35)

Iniciamos neste domingo um novo Ano Litúrgico, nos equacionando a imergir nos mistérios do Amor através da Palavra de Deus e do Seu Filho, Jesus Cristo. Iniciar mais um Ano Litúrgico é termos a ciência que, a aproximação do nosso Encontro definitivo com o Amado, está a um passo da nossa conversão e nosso “sim” a verdadeira felicidade.

E para este Encontro com o Amado, o que somos incentivados é a busca pela conversão através da vigilância constante e das súplicas em oração para que Senhor venha, mais uma vez, ao encontro daqueles que O esperam. A Primeira Leitura, extraída do Livro do Profeta Isaías (Is 63,16b-17.19b;64,2b-7), o profeta suplica ao Senhor para que mais uma vez olhe para os seus servos, afinal “nunca se ouviu dizer nem chegou aos ouvidos de ninguém, jamais olhos viram que um Deus, exceto tu, tenha feito tanto pelos que nele esperam”(cf. Is 64,3).

Ora, o reconhecimento do profeta a este amor infinito de Deus é uma súplica para que não sejamos entregues à mercê da maldade e dos pecados que, outrora, nos levaram a condenação. E o profeta, finaliza: “Assim mesmo, Senhor, tu és nosso pai, nós somos barro; tu, nosso oleiro, e nós todos, obra de tuas mãos” (cf. Is 64,7).

 O eminente retorno do Salvador é relatado em toda a Sagrada Escritura e a exortação para nós, que esperamos “o Dia que o Senhor fez para nós”, é nos dada para que sejamos vigilantes em aguardar o retorno de Cristo. E o próprio Cristo nos alerta em vigiarmos deste retorno inesperado em que, no Evangelho de Marcos (Mc 13,33-37) ele relata o seu retorno como o dono da casa que designa as responsabilidades aos seus empregados, vá ao estrangeiro, porém não menciona quando retornará.

Ora, manter-se vigilante é ser fiel aquilo que Deus o confiou e manter a serenidade a espera do Amado. “Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer. Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: Vigiai!” (cf. Mc 13,35-37).

Enfim, imersos na Palavra deste início de Ano Litúrgico, possamos nos comprometer na vigília sob as luzes do Evangelho, a qual suplicamos a Altíssimo “Iluminai a vossa face sobre nós, convertei-nos, para que sejamos salvos!” (cf Is 79,4).

Vivamos intensamente este tempo de vigilância do Advento! E que Deus prepare nossos corações para que Jesus de fato renasça em nossas vidas! Saudações em Cristo!

+ Eurico dos Santos Veloso

Arcebispo Emérito de Juiz de Fora, MG

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !