Por que o Filho de Deus quis se tornar homem?

Jesus Cristo o Filho de Deus
aqui

O Credo diz: “Creio em Jesus Cristo , Filho único de Deus, concebido por obra e graça do Espírito Santo, nascido da Virgem Maria ”.

Com o pecado dos nossos primeiros pais , perdemos a amizade com Deus e o caminho para o Céu foi fechado. Mas «Deus amou-nos e enviou-nos o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados» (1Jo 4,10).

Jesus Cristo encarnou – tornou-se homem – para nos salvar, reconciliando-nos com Deus. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16): “Nisto se manifestou o amor que Deus tem por nós: “que Deus enviou o seu Filho unigênito ao mundo para que por ele vivamos” (1Jo 4,9). Catecismo da Igreja Católica, 456-459

Textos de São Josemaria para meditar

É preciso olhar para o Menino, nosso Amor, no berço. Temos que olhar para isso sabendo que estamos diante de um mistério. Precisamos acolher o mistério pela fé e, também pela fé, aprofundar-nos no seu conteúdo. Para isso precisamos das disposições humildes da alma cristã: não querer reduzir a grandeza de Deus aos nossos pobres conceitos, às nossas explicações humanas, mas compreender que este mistério, nas suas trevas, é uma luz que guia a vida dos homens.

O amor divino faz com que a segunda Pessoa da Santíssima Trindade, o Verbo, o Filho de Deus Pai, assuma a nossa carne, isto é, a nossa condição humana, menos o pecado. E o Verbo, o Verbo de Deus é Verbum spirans amorem, o Verbo do qual procede o Amor. O Amor nos é revelado na Encarnação, naquele caminhar redentor de Jesus Cristo pela nossa terra, até ao sacrifício supremo da Cruz.

Iesus Christus, Deus Homo, Jesus Cristo Deus-Homem. Uma das magnalia Dei, das maravilhas de Deus, que devemos meditar e que devemos agradecer a este Senhor que veio trazer a paz na Terra aos homens de boa vontade. A todos os homens que querem unir a sua vontade à boa vontade de Deus: Não só os ricos, não só os pobres!, a todos os homens, a todos os irmãos! Que irmãos todos somos em Jesus, filhos de Deus, irmãos de Cristo: a sua Mãe é a nossa Mãe